Ano Novo Lunar

Foto: Divulgação/ Notibras

6 países que comemoram o ano novo em outras épocas

 

A maioria dos povos que seguem o calendário gregoriano, comemoram a passagem do Ano Novo do dia 31 de Dezembro para o dia 1 de Janeiro. Mas, segundo algumas culturas, certos povos comemoram em datas diferentes, cada uma segue sua tradição, costume e crença. Saiba quais são e como comemoram o Ano novo Lunar, estes países que não usam o nosso calendário.

 

Ano Novo Chinês

Se você preferir comemorar o ano novo em fevereiro, a China é o lugar certo.  O tradicional calendário chinês é lunissolar, ou seja, baseados no movimento da lua e do sol. O ano novo chinês cai numa data diferente a cada ano. Este ano a celebração será no dia 12 de fevereiro de 2021, também chamado de Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera. A data é feriado na China e outros países com grande número de imigrantes chineses. Mas na China, ela costuma marcar o início de mais de 10 dias de celebrações oficiais e banquetes com comidas tradicionais. Este ano será o Ano do Boi.  É comum que parentes e amigos se presenteiem com envelopes vermelhos contendo dinheiro, em geral valores que tenham o número 8, já que a palavra 8 em chinês tem o mesmo som que a palavra “riqueza”.

Foto: STR/ Reuters

 

Coreia do Sul

O Ano Novo Lunar é comemorado em muitos países asiáticos, como a Coreia do Sul. Os sul-coreanos comemoram o ano novo duas vezes. O primeiro dia do calendário tradicional lunar coreano é chamado Seollal. É um dos maiores feriados do ano e é comemorado no dia 25 de janeiro, assim como na China. Mas os sul-coreanos também celebram 1º de janeiro como o “ano novo”, de acordo com o calendário gregoriano, introduzido na Coreia no fim do século 19. Todavia, sua instituição é mais uma questão simbólica e administrativa.

 

Camboja

Ano Novo Lunar
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

 

O Ano Novo cambojano é conhecido como Chaul Chamam Thmey. É comemorado no dia 13 ou 14 de abril, coincidindo com o movimento do sol do signo de Peixes e Áries, de acordo com as tradições budistas.

Nesse período, que também é chamado de festival da água, existem três dias de festividades: o primeiro é chamado de “Moha Songkran”, o segundo “Virak Wanabat” e por último o “Virak Lounge Sak”. Durante esses dias, os cambojanos frequentam templos, fazem desfiles na rua ou participam de jogos tradicionais, sendo comemorações mais tranquilas sem muito barulho ou fogos de artifício.

 

Tailândia

Ano Novo Lunar
Foto: Reprodução/Tejas For You

 

O Ano Novo da Tailândia é comemorado no mesmo período do Camboja, seguindo o mesmo calendário, assim como em Laos e Myanmar. Chamado de Songkran,  que significa Passagem Astrológica, o período é marcado por comemorações em que os tailandeses saem às ruas com pistolas de água para molhar uns aos outros.

Esse costume originou-se como uma forma de benção. Para isso, a água a ser utilizada é derramada sobre estátuas de Buda. A ação acontece para uma purificação e, em seguida, a água é recolhida como “abençoada” para dar boa sorte às pessoas. Tudo vira uma grande brincadeira que até os turistas participam.

Se você gostou e está a fim de um banho, com roupa e tudo, no meio da rua, o lugar certo é a Tailândia, com certeza será uma experiência inesquecível.

 

Vietnã

No Vietnã, a passagem de ano é mais conhecida pelo nome de Tết ou “Ano Novo Lunar Vietnamita”, seguindo o mesmo período do Ano Novo Chinês. O feriado cai sempre entre os dias 20 de janeiro e 20 de fevereiro, marcando a chegada da primavera com base no calendário chinês lunissolar.

 

Sri Lanka

Assim como no Camboja e na Tailândia, o Ano Novo no Sri Lanka também acontece no dia 13 ou 14 de abril, seguindo as tradições e rituais budistas. Da mesma forma, neste país, os festejos também acontecem com fogos de artifício e trocas de presentes, além de cerimônias de luzes e purificação.

 

Fonte: (1), (2)

Website | + posts

Comentários