A Apple surpreendeu os investidores nesta semana com um aumento nas vendas de iPhones, apesar da queda no mercado global de smartphones, o CEO da empresa, Tim Cook, atribuiu esse sucesso aos mercados emergentes, como a Índia, onde a empresa está atraindo usuários do Android.
A empresa registrou um aumento de 1,5% nas vendas de iPhones, chegando a US$ 51,3 bilhões, para o segundo trimestre fiscal, enquanto as remessas globais de smartphones caíram 13% entre janeiro e março, segundo a empresa de pesquisa Canalys. Os dados mostraram que a Apple ganhou participação de mercado dos telefones Android.
A Índia é o maior foco da Apple nesses mercados emergentes. A empresa abriu recentemente suas duas primeiras lojas de varejo em Mumbai e Deli, e, embora a Apple não divulgue a receita do país, Cook disse aos investidores que foi estabelecido um recorde trimestral e que o crescimento percentual foi de dois dígitos fortes ano após ano.
“A Índia está em um ponto de virada, e é ótimo estar lá”, disse Cook na conferência.
Para a Apple, vender um iPhone em um mercado emergente representa mais do que apenas a venda de um dispositivo – representa a chance de fidelizar consumidores com dispositivos e serviços da Apple ao longo do tempo. Os clientes que começam com um iPhone podem mais tarde adicionar um Apple Watch ou AirPods ou assinar serviços de assinatura.
Cook disse que viu oportunidades para a Apple na Índia em serviços, mas afirmou que a receita média por usuário (ARPU) – uma métrica conhecida no negócio de assinaturas – levaria tempo para alcançar os mercados da Apple.
Parte da razão pela qual a Apple tem conseguido ganhar participação de mercado em mercados emergentes e desenvolvidos é a existência de um mercado em expansão para iPhones usados. As vendas de iPhones recondicionados cresceram 16% em volume globalmente durante 2022. A Índia liderou o crescimento com um salto de 19%, segundo a Counterpoint, com os iPhones representando 11% das vendas de smartphones secundários na Índia.
Cook disse que pouco da receita direta da Apple vem de dispositivos recondicionados. No entanto, a empresa tem tentado impulsionar o mercado de iPhones usados, oferecendo ofertas de troca em seus iPhones e construindo dispositivos resistentes o suficiente para durar vários proprietários.
“Estamos incentivando o mercado e isso nos proporciona a oportunidade de atingir alguns pontos de preço em que não jogaríamos de outra forma”, disse Cook na entrevista.