Brasil e Banco Asiático de Infraestrutura assinam acordo de R$ 16,7 bilhões para projetos de desenvolvimento

No dia 18 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) assinaram um memorando de entendimento que prevê a destinação de R$ 16,7 bilhões para o financiamento de projetos no Brasil.

O acordo tem como objetivo complementar os recursos para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Fundo Clima, priorizando iniciativas que promovam integração econômica entre Brasil e Ásia. Entre as áreas de atuação estão infraestrutura de transporte, conectividade energética e digital, além de saneamento e água.

A assinatura do memorando ocorreu na Marina da Glória e contou com a presença de representantes das duas instituições, como Aloízio Mercadante, presidente do BNDES, Jin Liqun, presidente do AIIB, e Konstantin Limitovskiy, vice-presidente do AIIB. Durante o evento, também foi destacado que os recursos apoiarão projetos voltados para a reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e a infraestrutura necessária para a realização da COP30, em Belém.

O presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, reforçou o impacto da parceria: “O memorando assinado com o AIIB comprova que o BNDES retomou a sua missão de promover o desenvolvimento econômico e social do país e que tem ampla capacidade de diversificar o funding e buscar importantes parceiros internacionais para o financiamento de projetos sustentáveis e de infraestrutura que beneficiem tanto o Brasil quanto a Ásia”.

Já Konstantin Limitovskiy, vice-presidente do AIIB, destacou a relevância do Brasil para o banco asiático: “O BNDES é um parceiro institucional prioritário do AIIB no Brasil. Esse investimento permitirá o apoio a projetos de infraestrutura no nosso país, via Novo PAC, o que contribuirá para o desenvolvimento na nossa economia de forma sustentável”.

O AIIB, fundado em 2015 e com sede em Pequim, é uma instituição multilateral dedicada ao desenvolvimento da Ásia e conta com membros de várias partes do mundo, incluindo o Brasil. O Novo PAC, por sua vez, é uma iniciativa do governo brasileiro para impulsionar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em todo o país.

Fonte: Agência Gov | Via Casa Civil / Foto: Gabriel Souza/BNDES

Veja também!