Começou a 22ª da Copa do Mundo FIFA. A anfitriã Catar sentiu o peso de ser estreante e foi facilmente dominada pela ótima seleção equatoriana. Enner Valencia foi o grande destaque da partida fazendo os dois gols.Aos 5 minutos de jogo o time visitante que entrou mais “ligado” abriu o placar em uma saída equivocada do goleiro Al Sheeb. O gol, que foi anulado pelo árbitro de vídeo por impedimento, mostrou que o dia não seria fácil.
Nervoso, os locais não conseguiam passar da defesa para o ataque. Após bom lançamento de Michael Estrada, o goleiro catari derrubou o camisa 13 do Equador e o árbitro italiano Daniele Orsato assinalou o primeiro pênalti dessa edição aos 15 minutos do primeiro tempo.
A cobrança perfeita de Valencia abriu o placar e jogou um balde de água fria nas expectativas da equipe que já vinha jogando mal. Na sequência mostrando ter sentido o gol e cometendo faltas “bobas” só se seguraram até os 30 minutos, quando tomaram o segundo.
O primeiro chute a gol dos donos da casa foi aos 49 minutos da primeira etapa, em cruzamento de um apagado Pedro Miguel, que encontrou Ali dentro da área que cabeceou para fora e perdeu um “gol feito”.
O segundo tempo começou com o Equador controlando o jogo e promovendo mudanças para descansar seu elenco, o que não foi suficiente para reação dos “marrons” que seguiram sem conseguir levar perigo aos visitantes. Em outros dois chutes a gol não obrigaram nenhuma defesa do goleiro estreante Galíndez.
Chegando sem muitas dificuldades ao ataque e exagerando nos erros após a saída de seu capitão, a seleção sul-americana poderia ter feito um placar maior, mas mostrou ao mundo sua boa educação e respeitou seus anfitriães.
Sem conseguir aplicar seu estilo de jogo ou mostrar o futebol que a levou a seu primeiro título continental os Cataris, treinados pelo Espanhol Félix Sánchez devem corrigir muitos detalhes para melhorar seu desempenho contra equipes mais fortes.
Passado o susto da estreia, os Catarianos precisam jogar tudo o que sabem e talvez o que não sabem para tentar conseguir pontos contra Senegal, que chega abalada com a perda de seu melhor jogador, uma vez que contra Países Baixos/Holanda a missão tende a ser quase impossível.
A Seleção do Catar volta a campo no dia 25 de novembro às 10:00 no horário de Brasília com transmissão da FIFA+, TV GLOBO e SporTV.
FICHA TÉCNICA
Escalações:
Catar: Al-Sheeb; Pedro Miguel, Al-Rawi, Khoukhi, Abdelkarim Hassan e Homam Ahmed; Hatim, Karim Boudiaf e Al-Haydos (Waad); Almoez Ali (Muntari) e Akram Afif.
Técnico: Félix Sánchez.
Equador: Galíndez; Ángelo Preciado, Félix Torres, Hincapié e Estupiñán; Méndez, Moisés Caicedo (Alan Franco), Plata e Ibarra (Sarmiento); Enner Valencia (Cifuentes) e Estrada (Kevin Rodríguez).
Técnico: Gustavo Alfaro.
Gols: Enner Valencia aos 15 e aos 30 minutos.
O jogo completo está no canal oficial da FIFA no YouTube.
Fontes: (1) | Foto de capa: Logo da Copa na cerimônia de abertura / Divulgação/Instagram fifaworldcup_