CEO de grande banco indiano critica dólar americano como “maior terrorista financeiro do mundo”

Uday Kotak, CEO do Kotak Mahindra Bank, pede por uma moeda de reserva alternativa em discurso em Nova Delhi

Uday Kotak, o bilionário banqueiro indiano e CEO do Kotak Mahindra Bank, chamou o dólar americano de “o maior terrorista financeiro do mundo”, durante um painel de discussão no ET Awards for Corporate Excellence 2023 em Nova Delhi. Ele explicou que “todo o nosso dinheiro está em contas nostros e alguém nos EUA pode dizer – você não pode sacá-lo a partir de amanhã de manhã – e você está preso. Esse é o poder da moeda de reserva”, afirmou Kotak.

Após as críticas, Kotak suavizou sua posição no Twitter, afirmando que usou inadvertidamente as palavras “terrorista financeiro”, e que seu comentário significava que uma moeda de reserva tem um poder desproporcional, seja em relação às contas nostros, às altas taxas de juros ou aos países emergentes que mantêm dólares americanos como reserva para fins de liquidez.

Kotak destacou que o mundo está agora “procurando desesperadamente por uma moeda de reserva alternativa” e sugeriu que a rupia indiana poderia ser uma candidata adequada para assumir essa posição. Ele acredita que a Índia deveria começar construindo “um quadro sólido que não dependa dos caprichos de ninguém” e estar preparada para que possa levar até 10 anos para alcançar esse objetivo.

Uma conta nostro é uma conta em moeda estrangeira que um banco mantém em outro banco. Ela é usada para facilitar transações internacionais, permitindo que as instituições financeiras mantenham um estoque de moeda estrangeira em outro país. Isso evita a necessidade de converter a moeda local em outra moeda para cada transação, o que pode ser demorado e caro

No caso do Kotak Mahindra Bank, que é um banco indiano, a maioria das suas contas nostros são em dólares americanos, dada a posição do dólar como a principal moeda de reserva global. Como resultado, a crítica de Uday Kotak ao dólar americano se deve em parte à dependência do seu banco em relação ao dólar. Se alguém nos Estados Unidos decidisse congelar ou confiscar essas contas, o banco teria problemas para operar no cenário internacional.

Além disso, o experiente banqueiro também expressou dúvidas sobre as perspectivas da Europa, Reino Unido, Japão ou China substituírem o dólar americano como moeda de reserva.

Em novembro de 2022, o governo indiano permitiu acordos comerciais internacionais em rupias, a fim de promover as exportações do país. O Ministério do Comércio e Indústria do país explicou que as alterações foram feitas para facilitar e simplificar as transações comerciais internacionais, considerando o crescente interesse na internacionalização da moeda nacional indiana.

 

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!


Fonte: (1)

Veja também!