O Chuseok (추석), também conhecido como Hangawi (한가위) é um feriado muito importante e tradicional da Coreia. Ele ocorre no décimo quinto dia do oitavo mês do ano, segundo o calendário lunar. Em 2021, o feriado tem seu início em 20 de setembro e vai até 22 de setembro.
O feriado celebra a colheita e os antepassados do país, onde as famílias se reúnem e visitam a cidade natal dos seus ancestrais para compartilhar alimentos e cultivar boas memórias.
O festival Chuseok teve sua origem durante o reinado de Silla (um antigo reino sul-coreano), há mais de dois mil anos atrás. Naquela época, as pessoas celebravam cerimônias religiosas para a lua, principalmente na lua cheia, que era considerada um evento especial porque acontecia apenas uma vez por mês. Portanto, o Festival da Colheita ou Chuseok é celebrado no dia de lua cheia.
Além disso, durante as festividades, também ocorriam as competições esportivas promovida pelo rei. Entre as atividades, existia uma competição de tecelagem e a equipe que mais tecesse seria recompensada com um grande banquete, que era chamado de gabae (가배).
A festividade ocorre durante três dias e, como falado anteriormente, os coreanos respeitam a tradição da família reunida e celebram dividindo a refeição como forma de agradecimento aos seus ancestrais e comemoram a fartura de uma boa safra. Além da reunião em família, também ocorre, durante a manhã, a visita aos jazigos de familiares e entes queridos, chamada Seongmyo. Nesta visita, os familiares fazem a limpeza e manutenção das sepulturas.
Os jogos competitivos são bem comuns durante esses três dias de festividade. Conhecida como Ssireum, luta tradicional, é uma forma popular de entretenimento amplamente apreciada em toda a República da Coreia. Ssireum é um tipo de luta livre em que dois jogadores usam cintos de tecido compridos na cintura e na coxa, agarram o cinto do oponente e aplicam várias técnicas para jogá-los ao chão.
Um dos principais alimentos preparados e consumidos durante esse feriado é o songpyeon, bolo de arroz tradicional coreano que contém recheio feito com ingredientes como sementes de gergelim, feijão preto, feijão mungo, canela, pinhão, noz, castanha, jujuba e mel. Outra comida bastante tradicional na coreia nesse epoca é o hangwa, alimento artístico decorado com cores naturais e texturizado com padrões. Hangwa é feito com farinha de arroz, mel, frutas e raízes. As pessoas usam ingredientes naturais comestíveis para expressar várias cores e sabores.
Um elemento importante do Chuseok são as bebidas alcoólicas. O licor consumido no Chuseok é chamado de baekju, o “vinho branco” e apelidado de sindoju “licor de arroz novo”.
Também é muito comum, durante o festival do Chuseok, que as pessoas utilizem a vestimenta tradicional coreana, o hanbok.
Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro…
A Netflix revelou durante o International Showcase nesta semana em Los Angeles, que 80% de…
A autora sul-coreana Lee Sun-Youngl, estreia no Brasil com o livro Farmácia do amor da…
A Japan House traz para o Brasil a exposição "A vida que se revela", em…
A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…
Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…
View Comments