Chuseok: O tradicional ‘Festival da Colheita’ coreana

O Chuseok (추석), também conhecido como Hangawi (한가위) é um feriado muito importante e tradicional da Coreia. Ele ocorre no décimo quinto dia do oitavo mês do ano, segundo o calendário lunar. Em 2021, o feriado tem seu início em 20 de setembro e vai até 22 de setembro.

O feriado celebra a colheita e os antepassados do país, onde as famílias se reúnem e visitam a cidade natal dos seus ancestrais para compartilhar alimentos e cultivar boas memórias.

Origem do Chuseok

O festival Chuseok teve sua origem durante o reinado de Silla (um antigo reino sul-coreano), há mais de dois mil anos atrás. Naquela época, as pessoas celebravam cerimônias religiosas para a lua, principalmente na lua cheia, que era considerada um evento especial porque acontecia apenas uma vez por mês. Portanto, o Festival da Colheita ou Chuseok é celebrado no dia de lua cheia.

Além disso, durante as festividades, também ocorriam as competições esportivas promovida pelo rei. Entre as atividades, existia uma competição de tecelagem e a equipe que mais tecesse seria recompensada com um grande banquete, que era chamado de gabae (가배).

O que acontece durante o Chuseok?

CHUSEOK
Foto: Reprodução | HallyuBrasil



A festividade ocorre durante três dias e, como falado anteriormente, os coreanos respeitam a tradição da família reunida e celebram dividindo a refeição como forma de agradecimento aos seus ancestrais e comemoram a fartura de uma boa safra. Além da reunião em família, também ocorre, durante a manhã, a visita aos jazigos de familiares e entes queridos, chamada Seongmyo. Nesta visita, os familiares fazem a limpeza e manutenção das sepulturas.

CHUSEOK
Foto: ich.Unesco

 

Os jogos competitivos são bem comuns durante esses três dias de festividade. Conhecida como Ssireum, luta tradicional, é uma forma popular de entretenimento amplamente apreciada em toda a República da Coreia. Ssireum é um tipo de luta livre em que dois jogadores usam cintos de tecido compridos na cintura e na coxa, agarram o cinto do oponente e aplicam várias técnicas para jogá-los ao chão.

 

Comidas e bebidas tradicionais no Chuseok

CHUSEOK
Foto do songpyeon: Reprodução | Korean Bapsang

 

Um dos principais alimentos preparados e consumidos durante esse feriado é o songpyeon, bolo de arroz tradicional coreano que contém recheio feito com ingredientes como sementes de gergelim, feijão preto, feijão mungo, canela, pinhão, noz, castanha, jujuba e mel. Outra comida bastante tradicional na coreia nesse epoca é o hangwa, alimento artístico decorado com cores naturais e texturizado com padrões. Hangwa é feito com farinha de arroz, mel, frutas e raízes. As pessoas usam ingredientes naturais comestíveis para expressar várias cores e sabores. 

Um elemento importante do Chuseok são as bebidas alcoólicas. O licor consumido no Chuseok é chamado de baekju, o “vinho branco” e apelidado de sindoju “licor de arroz novo”.



Vestimentas

Foto: Divulgação

 

Também é muito comum, durante o festival do Chuseok, que as pessoas utilizem a vestimenta tradicional coreana, o hanbok.

 

 

 

Fonte: (1) (2) (3)
Website | + posts

Olá, me chamo Marcela, tenho 22 anos, moro em Recife e atualmente faço faculdade de Enfermagem. Sou extremamente extrovertida e gosto muito de interagir, sou fã de carteirinha dos doramas. 🙂

- Sorriam, sejam bem vindos (as) ao Asia ON! 🙂

Comentários