Notícias

Chuvas inundam Bangladesh e Índia, milhões de pessoas estão desabrigadas

Desde a semana passada, Bangladesh e Índia estão sofrendo com fortes chuvas e inundações. As enchentes inundaram ainda mais os países nesta terça-feira (21), disseram as autoridades.

O governo luta para alcançar mais de 9,5 milhões de pessoas presas com pouca comida e água potável após dias de chuva intensa. Estas são as piores inundações em mais de um século em algumas partes de Bangladesh e mataram pelo menos 69 pessoas nas últimas duas semanas no país e em Assam, no nordeste da Índia.

Segundo a Reuters, as pessoas estão sem comida e não estão recebendo água potável desde que a água da enchente submergiu todos os poços tubulares. O primeiro-ministro Sheikh Hasina sobrevoou algumas das áreas atingidas pelas inundações na terça-feira. De acordo com imagens de TV, ele observou enormes extensões cobertas por água, interrompidas por afloramentos ocasionais de terra.

A monção traz chuvas fortes para o sul da Ásia entre junho e outubro, muitas vezes provocando inundações. Os alagamentos ocorrem especialmente em áreas baixas como Bangladesh, onde os rios cheios de águas que saem do Himalaia muitas vezes transbordam.

O clima extremo no sul da Ásia tornou-se mais frequente e os ambientalistas alertam que as mudanças climáticas podem levar a desastres mais graves. Atiqul Haque, diretor-geral do Departamento de Gerenciamento de Desastres de Bangladesh, disse à Reuters que mais três distritos nas partes norte e central do país foram inundados.

“A administração local, juntamente com o exército, marinha, polícia, bombeiros e funcionários dos serviços de emergência e voluntários, estão envolvidos em operações de resgate e socorro.”, disse Haque.

As inundações na região de Sylhet, que inclui Sunamganj, são as mais graves em mais de um século. O fundo da ONU para a infância disse que 90% de suas instalações de saúde foram inundadas e os casos de doenças transmitidas pela água estão aumentando.


A UNICEF disse que está buscando urgentemente US$ 2,5 milhões para responder à emergência em Bangladesh. Simultaneamente, também estão trabalhando com o governo para fornecer comprimidos de purificação de água, suprimentos médicos de emergência e recipientes de água.

“Quatro milhões de pessoas, incluindo 1,6 milhão de crianças, presas por enchentes no nordeste de Bangladesh precisam urgentemente de ajuda”, disse a UNICEF em comunicado.

Em algumas áreas, os militares de Bangladesh lançaram sacos de suprimentos de socorro de helicópteros para pessoas que esperavam nos telhados. Syed Rafiqul Haque, ex-parlamentar e político do partido no poder no distrito de Sunamganj, disse que os abrigos contra enchentes estão lotados de pessoas.

“Muitas pessoas ainda estão sem comida e água”, disse ele. “Os gritos de socorro estão ficando mais altos.”

No estado de Assam, na vizinha Índia, as inundações cortaram três distritos no vale de Barak e a água em partes da principal cidade da região, Silchar, está na altura da cintura, disseram autoridades e moradores.

“A situação é extremamente séria”, disse o ministro-chefe de Assam, Himanta Biswa Sarma, à Reuters. “Vamos tentar transportar combustível para Silchar e os outros dois distritos imediatamente.”

O exército indiano e tropas paramilitares foram chamados para ajudar nas operações de resgate. As autoridades conseguiram evacuar cerca de 1.000 pessoas nas últimas 72 horas.

Assam e o estado vizinho de Meghalaya receberam 134% mais chuvas do que a média nesta época do ano, segundo dados do Departamento Meteorológico da Índia. Cerca de 4,7 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas em Assam, com cerca de 330.000 em abrigos, disse o governo.

 

Fonte: (1) | Fotos: Anuwar Hazarika |REUTERS
Daniele Almeida

View Comments

Recent Posts

Perfumes árabes ganham espaço no Brasil com a chegada da marca tradicional Al Haramain

Com mais de 50 anos de história, marca traz ao país perfumes orientais intensos, embalagens…

13 horas ago

Netflix anuncia live-action de Solo Leveling com Byeon Woo-seok no papel principal

Adaptação da famosa web novel e anime coreano será transformada em série de ação com…

13 horas ago

Universo K-Food Brasil transforma o Centro Cultural Coreano em São Paulo em uma viagem pelos sabores da Coreia

Evento gratuito fica em cartaz até 1º de agosto e reúne gastronomia, jogos, degustações e…

13 horas ago

Soneda promove imersão em beleza asiática com evento exclusivo em São Paulo

JK Beauty Day apresenta novidades de marcas asiáticas como Anua, TirTir e &Honey em evento…

13 horas ago

Anime se torna aposta global da Netflix

Com mais de 1 bilhão de visualizações em 2024, plataforma aposta em acessibilidade, curadoria diversa…

14 horas ago

Conheça Margot Park, a coreana que transformou o skincare no Brasil com massagem facial e taping

Com mais de 630 mil seguidores no TikTok, fundadora da 4everYoung ensina técnicas naturais inspiradas…

1 dia ago