Cingapura enviou suprimentos e equipamentos médicos para a Indonésia na sexta-feira (9), em meio a um aumento nos casos de COVID-19, disse o Ministério das Relações Exteriores (MFA) de Cingapura.
Na quinta-feira, a Indonésia relatou um novo recorde diário de 38.391 infecções por COVID-19 e mais 852 mortes pela doença. Segundo os dados oficiais, este é o segundo maior número de mortes diárias.
Mais de 2,4 milhões de casos de COVID-19 foram registrados no país desde o início da pandemia, com 63.760 mortes.
“Em resposta ao pedido da Indonésia, o governo de Cingapura forneceu uma parcela inicial de suprimentos e equipamentos médicos, incluindo cilindros de oxigênio, concentradores de oxigênio, ventiladores e equipamentos de proteção individual, como máscaras cirúrgicas e N95, luvas e jalecos para apoiar os esforços da Indonésia para combater o Pandemia COVID-19 “, disse o ministério.
Duas aeronaves C-130 da Força Aérea da República de Cingapura partiram da Base Aérea Paya Lebar com destino a Jacarta na manhã de sexta-feira.
Várias agências governamentais em Cingapura e na Indonésia trabalharam em estreita cooperação para organizar o envio de suprimentos médicos em curto prazo, acrescentou o MFA.
A Ministra das Relações Exteriores, Vivian Balakrishnan, entregou o material médico e o equipamento ao Embaixador da Indonésia em Cingapura, Suryo Pratomo, na Base Aérea de Paya Lebar.
“Nos últimos um ano e meio, todos nós temos lidado com o desafio sem precedentes que o COVID-19 nos causou”, disse o Dr. Balakrishnan em seus comentários na cerimônia de entrega.
Com a disseminação da variante Delta pelo mundo nos últimos meses, o desafio se “intensificou”, disse o ministro.
“A situação na Indonésia agora também se deve à disseminação da variante Delta e, como vizinhos e parceiros próximos, somos solidários com todo o povo da Indonésia”, acrescentou.
No ano passado, Cingapura enviou kits de teste COVID-19 junto com outros equipamentos para a Indonésia.
“Em troca – acho que muitas pessoas podem não estar cientes – quando tivemos que estabelecer instalações de cuidados comunitários muito rapidamente, a República da Indonésia foi muito útil para nós no fornecimento de equipamentos e móveis essenciais que precisávamos para equipar isso”, disse o Dr. Balakrishnan .
“Portanto, agora, quando eles precisam, estamos solidários com eles em apoio. É esse tipo de apoio mútuo que representa a força de nosso relacionamento – não apenas no nível de governo para governo, mas também no povo. para o nível de pessoas. ”
“Esta é uma manifestação física da força do nosso relacionamento e da nossa solidariedade para com o povo da Indonésia”, acrescentou o ministro.
As Forças Armadas de Cingapura e as Forças de Defesa Nacional da Indonésia (TNI) estão trabalhando juntas, disse o Dr. Balakrishnan. Em seguida, acrescentou que a operação não seria possível sem a participação direta de ambas as forças.
Uma “parcela adicional de assistência” será entregue por meio da Marinha de Cingapura.