O Japão precisava apenas vencer ou empatar com uma Seleção que tem jogadores remanescentes de 2014.Com a bola rolando o time da Costa Rica que sofreu sete gols na estreia, jogou com praticamente todos seus jogadores na defesa, tirando espaços de um Japão pouco inspirado.
O técnico japonês optou por entrar em campo sem destaques da equipe como Takefusa Kubo, Takumi Minamino e Takuma Asano, este último autor do gol da vitória contra a Alemanha.
Com diversos erros de passe e sem nenhuma efetividade, o jogo que deveria ter sido fácil para os “samurais azuis” teve aos 34 minutos o primeiro chute a gol e foi da seleção costarriquenha, com o veterano Joel Campbell, que chutou por cima do gol. Antes do fim da primeira etapa, Yamane conseguiu tomar amarelo em lance sem perigo onde fez falta dura em Campbell.
O segundo tempo começou com esperanças de melhora, aos 46 segundos, Morita finalizou para defesa do goleiro Keylor Navas.
A esperança acabou rapidamente, o jogo voltou ao marasmo até os 11 minutos quando Soma conseguiu chegar ao ataque mas chutou para fora.
Com uma equipe mais forte e talentosa, o Japão tentou e aos 17 minutos com Soma e aos 26 com Kamada, tentaram abrir o placar em cobranças de falta,nenhuma porém com real perigo ao gol de Navas.
Com uma das partidas mais decepcionantes do mundial os japoneses começaram a apresentar cansaço e frustração e aos 35 minutos o improvável aconteceu, Keysher Fuller, chutou colocado, Gonda demorou a reagir e mesmo tocando na bola não evitou o gol. 1×0.
Desesperados, os nipônicos se lançaram ao ataque e aos 44 minutos Mitoma chegou após boa troca de passes, mas o goleiro da Costa Rica fez boa defesa para garantir a inesperada vitória.
A derrota do Japão deu chances para a Seleção Alemã que empatou com a Espanha.
Já os japoneses precisam vencer os espanhóis para não correr riscos de ficar pelo caminho.
O Japão volta a campo pela última rodada da fase de grupos contra a Espanha, em 1 de dezembro.
_______________________________________________________________________
Transmissão: TV Globo, SporTV, e FIFA+
Escalações
Japão:
Gonda; Yamane (Mitoma), Itakura, Yoshida e Nagatomo (Hiroki Ito); Endo e Morita; Doan (Junya Ito), Kamada e Soma (Minamino); Ueda (Asano).
Técnico: Hajime Moriyasu
Costa Rica:
Navas; Waston, Duarte, Calvo e Oviedo; Fuller, Celso Borges (Salas) e Tejeda e Torres (Aguilera); Campbell (Chacon) e Contreras (Bennette).
Técnico: Luis Suárez