A partida começou com os japoneses no ataque, para tentar o domínio e abrir o placar cedo.
Aos 2 minutos de jogo, Taniguchi cabeceou para fora após cobrança de escanteio.
No lance seguinte, depois de tentativa de saída de bola equivocada dos croatas, Maeda, desta vez como titular, se lançou na frente do goleiro e desviou a bola que foi para fora.
Aos 7 minutos, no primeiro ataque promissor da Seleção Croata, Kovacic roubou a bola e após invadir a área, bateu forte para defesa do goleiro Shuichi Gonda.
No rebote, Kramaric tentou dividir a bola e na sobra, os defensores japoneses erraram a bola mas contaram com a sorte para não tomar o gol.
Aos 11 minutos, Ito arrancou em contra-ataque e cruzou, mas a bola passou por Maeda e Nagatomo que não conseguiram desviar para o gol.
A Seleção Japonesa, jogava melhor e tocava a bola com qualidade para tentar chegar ao primeiro gol. As respostas do adversário não chegavam a incomodar o arqueiro japonês.
Após vários minutos de jogo morno, o time do Japão contra-atacou em velocidade.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Maeda escorou para Doan que colocou a bola entre a defesa da Croácia, Kamada recebeu, puxou da perna esquerda para direita mas chutou sobre o gol.
Aos 41 minutos, o Japão cruzou na área, o que parecia uma bola fácil para o goleiro foi cortada pelo zagueiro Juranovic, escanteio para seleção asiática.
Na cobrança do escanteio presenteado pela defesa croata, Doan cruza, a bola desvia em Yoshida e sobra para Maeda completar de cabeça. Japão 1×0.
Os japoneses seguraram a vantagem sem maiores problemas até o fim da primeira etapa, sem dar espaços para o rival finalizar a gol.
O Segundo tempo de jogo começou com os nipônicos já no ataque, Kamada recebeu na entrada da área mas isolou a bola. A falta de efetividade para ampliar o placar viria a custar caro depois.
Após mais duas tentativas de chegada do Japão, a resposta veio como um banho de água fria. Aos 9 minutos de jogo, a Seleção da Croácia saiu trocando passes pelo meio, Perisic foi lançado dentro da área e subiu no meio da defesa para empatar a partida. 1×1
Os “Samurais Azuis” voltaram ao ataque e aos 11 minutos mais uma vez obrigaram o goleiro croata a trabalhar, Endo arrisca de fora da área e a bola cheia de efeito dificulta a vida de Livakovic, que consegue espalmar.
Aos 14 minutos os japoneses encaixaram outro ataque perigoso, mas Morita chutou em cima do goleiro.
Depois de bons momentos, os japoneses cederam o espaço e viram a estrela do time, Luka Modrić, chegar com espaço. O meia chutou com categoria para excelente defesa de Gonda.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Aos 23 minutos, os jogadores da seleção “xadrez” começaram a aproveitar as brechas dadas pelos japoneses e em jogada individual de Kramaric, que cruzou na área, o estreante Budimir, cabeceou para o chão e a bola passou próximo ao gol.
O jogo voltou a ficar morno. Os times apresentaram cansaço e os jogadores pareciam satisfeitos com o empate.
Aos 14 minutos da prorrogação, após as equipes tocarem bola sem muita objetividade, Mitoma tomou a bola e saiu em velocidade em contra-ataque, após driblar dois defensores o meio-campista japonês bateu forte para bela defesa do goleiro.
A segunda etapa da prorrogação não apresentou nenhuma emoção e os jogadores em determinado momento, tocaram a bola aguardando a decisão por pênaltis.
Os japoneses tiveram chances de eliminar a atual vice-campeã mundial, em um jogo muito aberto, estando melhor em vários momentos, não souberam aproveitar as superioridade para sair com a bola correndo, vencedores.
Nas cobranças de pênalti, Minamino, Mitoma e Yoshida bateram mal e viram o goleiro Livakovic defender.
Ainda no lado japonês, Asano chegou a converter sua cobrança, mas nem com Livaja perdendo (chute na trave), houve tempo de buscar a classificação. Vlasic, Brozovic e Pasalic marcaram e garantiram a Croácia como adversária do Brasil.
Com uma equipe jovem e talentosa, o Japão sai fortalecido do Catar e após ter derrubado seleções de camisas poderosas, pode sonhar com ir cada vez mais longe em suas próximas aventuras mundialistas.
____________________________________________________________________________________________________________
Escalações:
Japão:
Gonda; Taniguchi, Yoshida e Tomiyasu; Nagatomo (Mitoma), Morita (Tanaka), Endo e Ito; Kamada (Sakai), Doan (Minamino) e Maeda (Asano).
Técnico: Hajime Moriyasu.
Croácia:
Livakovic; Barisic, Gvardiol, Lovren e Juranovic; Brozovic, Kovacic (Vlasic) e Modric (Majer); Perisic (Orsic), Kramaric (Pasalic) e Petkovic (Budimir (Livaja)).
Técnico: Zlatko Dalic
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!