Guo Pei (chinês: 郭培) nasceu em 1967 e é uma estilista chinesa. Ela é mais conhecida por desenhar vestidos para celebridades chinesas e nos Estados Unidos pelo vestido amarelo de Rihanna no Met Ball de 2015.
Guo é a primeira estilista asiático nascida e criada a ser convidada a se tornar membro convidada da Chambre Syndicale de la Haute Couture. Em 2016, a Time a listou como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Há mais de 20 anos, ela veste celebridades, senhoras ilustres, realeza e elite política que recorrem a ela para criações magníficas e espetaculares quando querem ficar bonitas e se destacar da multidão.
Mensageira moderna de sua herança cultural, Guo Pei deu nova vida às tradições de bordado e pintura que datam de milhares de anos. Apresentando o melhor do artesanato tradicional chinês, incorporando inovação contemporânea e estilo ocidental, Guo Pei é uma artesã apaixonada que quer evocar as emoções das pessoas e inspirar as pessoas através de sua arte.
No mundo de Guo Pei, tecido, forma e textura ressoam com significado. Inspirada em contos de fadas, lendas e até mesmo na história militar, cada criação conta uma história e é uma tela para expressão artística, dando vida à beleza, ao romance e à imaginação do designer. Contam as histórias que a pintura e o bordado transmitiram ao longo dos séculos.
Have you seen Guo Pei’s ‘Magnificent Gold’ in person? The rare iconic piece is now on exhibit at the Legion of Honor museum in San Francisco. pic.twitter.com/QqbyHlUdNt
— Guo Pei (@guopeiofficial) April 29, 2022
ORIGENS DE UMA COSTUREIRA
A paixão de toda a vida de Guo Pei pela alta costura está profundamente enraizada em seu sonho de infância: uma aspiração à perfeição, nascida da contemplação da beleza. Nascida em 1967, começou a costurar aos dois anos de idade e rapidamente desenvolveu a paixão pela costura.
Em 1986, ela se formou como a melhor de sua turma na Escola de Design de Moda Industrial de Pequim e passou os 10 anos seguintes projetando para grandes fabricantes.
Em 1997 lançou a sua própria marca e atelier, Rose Studio, onde tem vindo a transmitir as suas habilidades a uma nova geração de bordadeiras.
Hoje, ela emprega cerca de 500 artesãos qualificados dedicados a produzir suas criações impressionantes, algumas das quais podem levar milhares de horas e até dois anos para serem concluídas.
À medida que a reputação de Guo Pei por designs personalizados de alta qualidade cresceu, sua influência também cresceu. De roupas diurnas para empresárias de sucesso, vestidos elegantes para o tapete vermelho, vestidos de noiva elaborados ou figurinos para filmes, as Olimpíadas de Pequim 2008 e a gala anual de Ano Novo da CCTV, Guo Pei é uma dos designers mais habilidosas da China.
DE PEQUIM A PARIS
O ano de 2015 marcou uma grande virada para Guo Pei, quando a cantora pop Rihanna escolheu usar um de seus desenhos no Met Gala, inaugurando a exposição “China: Através do Espelho” do museu, na qual os trabalhos de Guo foram exibidos.
Em julho de 2015 , ela realizou sua primeira exposição individual no Musée des Arts Décoratifs em Paris; ela seguiu com uma coleção de maquiagem colaborativa esgotada com a MAC. Mais tarde naquele ano, Guo teve a honra de se tornar um membro convidado da Chambre Syndicale de la Haute Couture , o principal órgão dirigente da indústria de alta moda, permitindo que ela apareça no calendário da Semana de Alta Costura de Paris.
Guo fez sua estreia na Alta Costura de Paris em janeiro de 2016, revelando sua coleção “Courtyard” com ampla aclamação da crítica. No mesmo ano, ela também foi nomeada uma das 100 pessoas mais influentes da revista TIME e uma das 500 pessoas mais influentes do Business of Fashion que moldam a indústria global da moda.
Com um novo estúdio na prestigiada Rue Saint Honoré, em Paris, e o lançamento de uma marca homônima, Guo Pei, o futuro reserva possibilidades emocionantes.
https://www.instagram.com/p/CauKtWbrdVB/