Com mais de 40 mil habitantes, Oizumi se tornou um dos principais destinos turísticos no Japão e hoje tem o título de “Cidade Brasileira”.
A cidade de Oizumi localiza-se ao sudeste da Província de Gunma, em terreno plano e faz divisa ao leste com as cidades de Oura e Chiyoda, a oeste e norte com a cidade de Ota e ao sul, entremeando o rio Tone, faz divisa com a cidade de Kumagaya, Provincia de Saitama.
Em marco de 1957, com a junção das cidades de Koizumi e Ogawa, fundou-se a cidade de Oizumi, com área de 18.03 km². Apesar de ser a menor cidade da província de Gunma, é considerada como uma das cidades mais desenvolvidas na área industrial da região de Kita Kanto. Além disso, pode-se notar que a infra-estrutura valoriza a urbanização junto a natureza como no Green Road ,diversos parques e ruas, tornando mais bela a paisagem da cidade.
Em 2020, a cidade tinha uma população estimada em 41.198 habitantes em 19.773 domicílios e uma densidade populacional de 2.300 h/km². A área total da cidade é de 18,03 km².
Entre a população, em torno de 20% são estrangeiros e em sua grande maioria brasileiros e peruanos. O município se tornou um dos principais destinos dos brasileiros no início da década de 1990, durante a migração dos decasséguis. Com o passar dos anos outras nacionalidades, como a Peruana e a Chilena, foram aumentando a quantidade de estrangeiros que residiam na região.
Proporcionalmente, a estrutura comercial e de serviços específicos direcionada à essas comunidades foi crescendo. Isso fez com que brasileiros de outras cidades e províncias viessem à Oizumi para fazer compras ou solicitar serviços. A Associação de Turismo da cidade, percebendo o potencial gerado pelos brasileiros, investiu em campanhas e em ações para atrair turistas a cidade, interessados a conhecer a cultura e culinária do Brasil sem precisar sair do Japão.
Oizumi tem sua base econômica baseada na indústria. Fábricas como Ajinomoto, Panasonic, Toppan e Subaru estão localizadas na cidade e empregam milhares de pessoas. Atualmente vivem na cidade cerca de 6.000 brasileiros e por isso, é conhecida em todo o país como “Brazilian Town” ou a “Cidade Brasileira“.
Foi fundado na cidade o Centro Comunitário Multicultural de Oizumi, com o objetivo de ajudar os brasileiros dando informações e esclarecimentos sobre a cultura e os costumes do Japão. Como, por exempo: funcionamento da cidade, educação das crianças, consultas sobre impostos, Seguro de Saúde Federal, tarifa de agua encanada, separação de lixo e locais de depósito de lixo, regras de trânsito e prevenção contra poluição sonora, além de oferecer cursos da língua japonesa.
Após a espera de muitos fãs, Park Sungjin, líder da banda DAY6, finalmente lançou seu…
O cantor e rapper sul-coreano Do Hanse, membro do grupo Victon, realizará um show solo…
Jay B, líder do GOT7, anunciou no dia 2 de novembro o lançamento de seu…
As empresas SM Entertainment e HYBE, reportaram quedas significativas nos lucros e nas vendas do…
Além de serviços de prostituição, a casa agora é investigada pela promoção de Ecstasy e…
O ator sul-coreano Hwang In Yeop, conhecido por sucessos como True Beauty e atualmente estrelando…
View Comments