Conheça Oizumi, a cidade Brasileira no Japão

Com mais de 40 mil habitantes, a cidade se tornou um dos principais destinos turísticos no Japão e hoje tem o título de "Cidade Brasileira".

Com mais de 40 mil habitantes, Oizumi se tornou um dos principais destinos turísticos no Japão e hoje tem o título de “Cidade Brasileira”.

Foto: Divulgação/ oizumi-tabunka

 

Apresentação da cidade

A cidade de Oizumi localiza-se ao sudeste da Província de Gunma, em terreno plano e faz divisa ao leste com as cidades de Oura e Chiyoda, a oeste e norte com a cidade de Ota e ao sul, entremeando o rio Tone, faz divisa com a cidade de Kumagaya, Provincia de Saitama.

Em marco de 1957, com a junção das cidades de Koizumi e Ogawa, fundou-se a cidade de Oizumi, com área de 18.03 km².  Apesar de ser a menor cidade da província de Gunma, é considerada como uma das cidades mais desenvolvidas na área industrial da região de Kita Kanto. Além disso, pode-se notar que a infra-estrutura valoriza a  urbanização junto a natureza como no Green Road ,diversos parques e ruas, tornando mais bela a paisagem da cidade.

 

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Oizumi

 

Em 2020, a cidade tinha uma população estimada em 41.198 habitantes em 19.773 domicílios e uma densidade populacional de 2.300 h/km². A área total da cidade é de 18,03 km².

Entre a população, em torno de 20% são estrangeiros e em sua grande maioria brasileiros e peruanos. O município se tornou um dos principais destinos dos brasileiros no início da década de 1990, durante a migração dos decasséguis. Com o passar dos anos outras nacionalidades, como a Peruana e a Chilena, foram aumentando a quantidade de estrangeiros que residiam na região.

 

Foto: Divulgação/ Japãoaqui

 

Economia

Proporcionalmente, a estrutura comercial e de serviços específicos direcionada à essas comunidades foi crescendo. Isso fez com que brasileiros de outras cidades e províncias viessem à Oizumi para fazer compras ou solicitar serviços. A Associação de Turismo da cidade, percebendo o potencial gerado pelos brasileiros, investiu em campanhas e em ações para atrair turistas a cidade, interessados a conhecer a cultura e culinária do Brasil sem precisar sair do Japão.

Oizumi tem sua base econômica baseada na indústria. Fábricas como Ajinomoto, Panasonic, Toppan e Subaru estão localizadas na cidade e empregam milhares de pessoas. Atualmente vivem na cidade cerca de 6.000 brasileiros e por isso, é conhecida em todo o país como “Brazilian Town” ou a “Cidade Brasileira.

Foto: Instagram/ Brasil Oizumi

 

Centro Comunitario Multicultural de Oizumi

Foi fundado na cidade o Centro Comunitário Multicultural de Oizumi, com o objetivo de ajudar os brasileiros dando informações e esclarecimentos sobre a cultura e os costumes do Japão. Como, por exempo: funcionamento da cidade, educação das crianças, consultas sobre impostos, Seguro de Saúde Federal, tarifa de agua encanada, separação de lixo e locais de depósito de lixo, regras de trânsito e prevenção contra poluição sonora, além de oferecer cursos da língua japonesa.

 

Foto: Divulgação/ Centro Comunitário de Oizumi

Conheça a avenida mais popular de Oizumi:

Foto: Divulgação/ Google Street View
Photo: Divulgação/ Google Street View

 

Foto: Divulgação/ Google Street View

 

Foto: Divulgação/ Google Street View

 

 

Fonte (1) (2)

+ posts

Apaixonada pela cultura asiática a mais de 10 anos, sou kpopper, dorameira e apreciadora das comidas com muito orgulho! Tenho 23 anos e sou de São Paulo.
Como porta-voz do Asia ON irei dar o meu melhor para trazer muito conteúdo novo e confiável para vocês, cuidem de mim chingus!!!

Comentários