Copa do Mundo 2026: Saiba como foi o encerramento da rodada das Eliminatórias Asiáticas

Em mais uma rodada de bons jogos, as seleções da China e Irã se recuperaram, já no grupo “da morte”, Japão e Austrália empataram

Chegou ao fim mais uma rodada das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, com bons jogos, onde vimos Irã e China se recuperando e no grupo mais equilibrado, as seleções do Japão e Austrália empataram, vem descobrir como foi cada um dos nove jogos e como ficou a classificação.

GRUPO A

UZBEQUISTÃO – EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Em jogo realizado em Tashkent, no Uzbequistão, a seleção local recebeu os Emirados Árabes Unidos e se recuperou após empatar com um a mais contra o Irã.

A partida foi equilibrada, com os uzbeques tendo mais chances claras, e dando mais trabalho para a defesa emiratense.

No início do jogo, a seleção dos Emirados Unidos chegou próximo de abrir o placar, em jogada pela esquerda, com Ali Saleh, que bateu cruzado, o goleiro Yusupov fez grande defesa, deu rebote e Caio Canedo bateu para fora.

Após o perigoso ataque, só os uzbeques conseguiram boas chances, com o capitão da equipe, Eldor Shomurodov, cabeceando cruzado, colocando a bola rente a trave de Khalid Eisa, e depois “matando” no peito e de bicicleta, colocando a bola dessa vez próximo ao travessão.

No início do segundo tempo, os emiratenses quase abriram o placar, em boa jogada em velocidade, Harib Suhail ganhou na corrida, tocou por cima de Yusupov, acertando a rede pelo lado de fora.

A resposta veio em uma jogada de bons toques, que envolveu a defesa e deixou Turgunboev livre, para bater colocado e “tirar tinta” da trave defendida por Eisa.

Aos 19 minutos, os donos da casa, que já estavam dominando, ficou com um a mais, quando o meia Abdullah Al Menhali fez falta violenta e foi expulso.

Os uzbeques chegaram algumas vezes tocando bola e cruzando na área, e a defesa emiratense se segurou até que aos 27 minutos, Bobur Abdikholikov dominou dentro da área, e chutou para o gol, mas o zagueiro Khalifa Al-Hammadi colocou a mão na bola, e o árbitro chinês Ning Ma, assinalou pênalti.

Na cobrança, Shukurov bateu no canto direito, a bola bateu na trave e entrou, sem chances para defesa do goleiro Eisa, que caiu para o lado oposto.

Com a vitória, os uzbeques alcançaram o Irã em pontuação e ficam na segunda colocação, já a seleção dos Emirados Árabes, ficam na terceira colocação do grupo.

QUIRGUISTÃO – CORÉIA DO NORTE

A seleção do Quirguistão aproveitou o confronto contra a Coreia do Norte, que é a atual lanterna do grupo A, para tentar se manter viva na competição.

O placar foi aberto logo aos 11 minutos do primeiro tempo, quando Alimardon Shukurov cruzou a bola na área, houve um desvio e a bola sobrou para Christian Brauzman, que chutou e contou com uma falha do goleiro Kang Ju Hyok para fazer o gol, que foi o único da partida.

No segundo tempo da partida, os norte-coreanos melhoraram, mas a defesa quirguiz conseguiu evitar o empate e deixou os visitantes afundados na última posição no grupo.

IRÃ – CATAR

Quem também se recuperou nesta quarta rodada foi a seleção do Irã, que recebeu o Catar, atual campeão da Copa da Ásia, e apesar de sair atrás no placar, conseguiu a virada e goleou os cataris, aumentando sua vantagem na liderança.

O placar foi aberto aos 17 minutos do primeiro tempo, quando o defensor Lucas Mendes percebeu a defesa iraniana mal posicionada, e lançou a bola para Almoez Ali que arrancou em velocidade, saiu frente a frente com o goleiro Beiranvand, e bateu forte, sem chances de defesa.

Poucos minutos depois, os iranianos tiveram a chance de empatar, quando Sardar Azmoun dominou livre, e bateu forte de fora da área, acertando o travessão.

No fim do primeiro tempo, a seleção iraniana chegou ao empate, após jogada pela esquerda, quando a bola foi tocada para Omid Noorafkan, que cruzou na área com perfeição, para Azmoun, que subiu no meio dos defensores, e cabeceou no canto esquerdo do goleiro Aissa Barsham, 1×1.

Nos acréscimos, o Catar ainda teve a chance de empatar, quando Ahmed Fathy cabeceou na trave, desviando bola cruzada por Akram Afif

A resposta veio no contra-ataque desta mesma jogada, quando os iranianos conduziram desde a defesa trocando bons passes, e lançando Mohammad Mohebi, que dominou, invadiu a área e bateu forte na saída do goleiro, acertando novamente o travessão.

O segundo tempo começou com o Irã no ataque, e abriu vantagem após “trapalhada” da defesa catari.

A bola foi lançada na área por Mehdi Ghayedi, que fez boa jogada pela esquerda, o defensor catari tentou afastar, caiu, o goleiro Barsham tropeçou nele e a bola sobrou livre para Azmoun fazer seu segundo gol no jogo.

Alguns minutos depois, os iranianos ampliaram seu domínio na partida, após jogada iniciada na defesa, a bola foi lançada para novo ataque veloz, com Azmoun dominando, driblando a defesa e tocando para Mohebi, que escorou para o gol vazio, 3×1

A seleção do Catar tentou “voltar ao jogo”, em jogada de bons toques, que acabou nos pés de Al-Hassan, que finalizou e o goleiro Beiranvand fez belíssima defesa para evitar a reação

Quem colocou números finais no jogo foi Mohebi, que desviou cobrança de escanteio, de Noorafkan, 4×1.

A vitória deu folga na liderança para os iranianos, enquanto os cataris se complicaram na briga pela ida à próxima fase.

GRUPO B

CORÉIA DO SUL – IRAQUE

Um dos jogos mais esperados da rodada foi marcado por equilíbrio, golaços e uma grande vitória da Coreia do Sul, que conseguiu se isolar na liderança do Grupo B.

Ambas equipes tiveram boas chances antes de abrir o placar, em jogadas que terminaram com cortes da defesa ou passaram próximo das traves, frutos de boas jogadas usando a velocidade e de saídas ruins dos defensores.

Se-hun Oh abriu o placar do jogo no fim da primeira etapa, completando para o gol entre os zagueiros, aproveitando passe de Jun-Ho Bae, que insistiu em uma jogada que parecia perdida, já que a bola “virada” da direita para esquerda, já tinha passado do seu alcance.

O gol de empate saiu aos 4 minutos do segundo tempo, em jogada pela direita, feita por Amjed Attwan, que cruzou na área, e Aymen Hussein, de “bicicleta” fez um bonito gol

Os “tigres asiáticos” responderam em ataque veloz pela esquerda, com Seon-min Moon, que recebeu, arrancou em velocidade, driblou e tocou para área, a defesa afastou mal, Jae-sung Lee ficou com a sobra, tocou para o meio da área, a bola desviou na defesa e Hyun-gyu Oh bateu forte para fazer o segundo gol.

Animados depois de ampliar o placar, os sul-coreanos voltaram a fazer boa jogada pela esquerda, Myeong-jae Lee recebeu, levou em velocidade, fez belíssimo drible e cruzou para área, Jae-sung Lee “mergulhou” entre os defensores e desviou sem chances de defesa para o goleiro iraquiano, Jalal Hassan, 3×1

Já nos acréscimos, Ali Jasim cobrou escanteio, Ibrahim Bayesh ganhou pelo alto da defesa e desviou para fazer um bonito gol e colocar números finais ao jogo. 3×2.

Se a vitória deu aos sul-coreanos uma boa vantagem na liderança do grupo, tirou a segunda colocação do Iraque, que foi ultrapassado pela Jordânia.

JORDÂNIA – OMÃ

A Jordânia, grande surpresa dessa temporada do futebol asiátco, se recuperou após perder na última rodada para a forte seleção sul-coreana e diante de sua torcida, recebeu e goleou a seleção do Omã, por 4×0.

Os jordanianos impuseram o ritmo de jogo e não fizeram um placar mais elástico pela boa atuação do goleiro Omanita, Ibrahim Al-Mukhaini

Aos 26 minutos do primeiro tempo, Yazan Al-Naimat abriu o placar com uma bonita cabeçada, desviando cruzamento de Mahmoud Al-Mardi

Já no segundo tempo, após boa jogada, a bola foi lançada para Al-Naimat, que saiu cara a cara com o goleiro, e foi derrubado na área por Amjad Al Harthi, e o árbitro da partida assinalou o pênalti. 

Na cobrança, Ali Olwan colocou a bola no canto alto direito do goleiro omanita, que caiu para o lado oposto, 2×0

Al-Naimat, chutando com desvio na defesa, e Olwan, que chutou forte no canto esquerdo de Al-Mukhaini, colocaram números finais ao jogo.

Apesar da derrota, o Omã ainda está na zona de classificação à próxima fase, já a Jordânia, ultrapassou o Iraque e está em segundo lugar.

PALESTINA – KUWAIT

No outro jogo do grupo, a seleção da Palestina recebeu em  Doha, no Catar, a seleção do Kuwait, e fizeram partida equilibrada, onde ambas tiveram boas chances e acabou em 2×2.

O placar foi aberto aos 31 minutos do primeiro tempo, quando Moath Al-Enezi dominou no peito e quando tentou completar a jogada e foi acertado pelo zagueiro palestino Mahajna e o árbitro da partida, o catari Ibrahim Al-Jassim Abdulrahman, assinalou penalti.

Na cobrança, Yousef Nasser tirou do alcance do goleiro Rami Hamada, 1×0

O empate veio ainda no primeiro tempo, quando Mahmoud Abu Warda tentou jogada de calcanhar dentro da área, e foi derrubado pelo kuwaitiano Ahmad Aldhefiri, que chegou atrasado e fez pênalti.

Wessam Abou Ali bateu com categoria, no meio, sem chances de defesa para o goleiro Sulaiman Abdulg­hafoor

Os palestinos estavam criando mais jogadas de perigo, quando o lateral Camilo Saldaña fez falta forte e foi expulso.

Com um a mais, o Kuwait cresceu no jogo e tomou à frente do placar com Yousef Nasser, que se atirou na área para desviar cruzamento no meio da defesa.

Já nos acréscimos, a seleção palestina chegou ao empate, após Oday Kharoub lançar na área, e Zaid Qunbar saltar mais alto que a defesa e desviar para o gol.

O empate não foi bom para nenhuma das duas equipes, que continuam fora da zona de classificação.

GRUPO C

JAPÃO – AUSTRÁLIA

Japão x Austrália fizeram o embate dos dois primeiros colocados do Grupo C, o chamado “grupo da morte”, que tem além deles, Arabia Saudita, China, Indonésia e Bahrein.

A partida não reservou muitas emoções, os destaques foram os japoneses Kubo e Mitoma, que construíram as poucas jogadas de ataque, que vieram na maioria dos “samurais azuis”.

O jogo terminou empatado, com dois gols contras, o primeiro, saiu em ataque pela esquerda, um dos poucos que os australianos conseguiram encaixar, Jason Geria cruzou na área, Taniguchi tentou cortar e tirou o goleiro Suzuki da jogada, 1×0.

Os japoneses, que eram melhores no jogo, chegaram ao empate na sequência, quando Keito Nakamura fez boa jogada individual pela esquerda, cruzou na área e o zagueiro dos “socceroos”, Cameron Burgess tentou cortar por baixo e empurrou para o próprio gol.

O empate deixa tudo igual na classificação do grupo.

CHINA – INDONÉSIA

A seleção da China conseguiu vencer sua primeira partida nesta segunda fase das Eliminatórias, após ter sido derrotada nos três primeiros jogos, incluindo um 7×0 para o Japão, os chineses conseguiram dar um primeiro passo para uma possível recuperação na competição.

O primeiro dos dois gols chineses na partida saiu aos 20 minutos, quando em jogada na linha de fundo, Shenglong Jiang dominou depois da defesa se atrapalhar na tentativa de afastar a bola, e tocou para Baihelamu Abuduwaili, que finalizou sem chances para o goleiro indonésio.

A seleção da Indonésia até teve chances, mas quem ampliou o placar foram os “dragões vermelhos”, com Yuning Zhang, que recebeu lindo passe de Zhunyi Gao, e tocou na saída do goleiro Maarten Paes, 2×0.Melhor no segundo tempo, os indonésios não estavam conseguindo passar pelo goleiro chinês Dalei Wang, até que nos minutos finais, a defesa chinesa cortou mal uma cobrança de lateral e a bola sobrou para Thom Haye que bateu com desvio para diminuir, 2×1.

Completando o grupo, Arábia Saudita x Bahrein fizeram uma partida sem muitas emoções e empataram sem gols, o resultado não influenciou na classificação geral do grupo.

As partidas válidas pela quinta rodada desta fase dois do torneio classificatório, começa no dia 14 de novembro, o jogo de abertura da rodada será entre Catar x Uzbequistão, no Catar.

 Vale ressaltar, que a transmissão das eliminatórias, é realizada pelos canais Disney.

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no InstagramThreadsRunblerBlueskyTikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

Fontes: (1) |Fotos: Instagram @afcasiancup

Veja mais:

Veja também!