Copa do Mundo 2026: Veja como foi a 4ª rodada das Eliminatórias Asiáticas

Pela quarta rodada das Eliminatórias Asiáticas para a Copa de 2026, tivemos goleadas e recuperações de China e Coreia do Sul

Após uma terceira rodada morna, a quarta rodada das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, que também classifica para a Copa da Ásia de 2027, foi cheia de gols e placares elásticos, além da recuperação das seleções da China e Coreia do Sul. 

Passaremos agora por cada um dos grupos e falaremos um pouco de como foi cada partida desta rodada.

GRUPO A – CATAR / ÍNDIA / KUWAIT/ AFEGANISTÃO

Jogadores de Kwait e Catar posam para foto antes de partida válida pelas Eliminatórias para Copa de 2026 |Foto: Divulgação / Instagram @qfa

O Catar, líder do grupo, voltou a vencer o Kuwait, desta vez como visitante, Akram Afif, destaque dos cataris, não marcou, mas deu assistência para o primeiro gol do jogo, marcado por Almoez Ali, aos 32 minutos da segunda etapa.

Aos 34, dois minutos após o primeiro gol do jogo, os donos da casa empataram com gol de Mohammad Daham, mas a esperança de pontuar dos kuwaitianos durou pouco, já que aos 35 Ali voltou a marcar e garantiu a vitória dos cataris por 1×2.

Os cataris agora voltam a campo no início de junho, no Afeganistão, contra os locais.

No outro confronto do grupo, a Índia recebeu o Afeganistão e começou no ataque, chegando a levar perigo ao gol defendido pelo goleiro Ovays Azizi, em lance onde Sunil Chhetri girou dentro da área e finalizou acertando a trave, no rebote, Manvir Singh isolou.

Os afegãos responderam em lance de bola parada, em escanteio, obrigando o goleiro indiano Gurpreet Singh Sandhu a fazer grande defesa, após a bola ser desviada de cabeça para o gol.

Aos 38 minutos do primeiro tempo, em jogada de ataque dos indianos, a bola foi lançada na área, o zagueiro afegão Haroon Fakhrudin mergulhou para desviar e acabou acertando o braço na bola, o que resultou na marcação de pênalti a favor da Índia e um cartão amarelo para o capitão dos “leões”

Na cobrança, Chhetri bateu forte no canto esquerdo de Azizi e abriu o placar para os anfitriões.

O jogo foi equilibrado, e os afegãos só conseguiram chegar ao empate aos 30 minutos do segundo tempo, quando uma jogada em velocidade terminou em bola lançada na área, e após bate e rebate da zaga indiana, Rahmat Akbari finalizou, e um desvio no meio do caminho tirou as chances de defesa do goleiro Sandhu.

Já nos minutos finais, a seleção do Afeganistão conseguiu virar o jogo, após lançamento em profundidade, o goleiro da Índia saiu mal e sem disputar a bola, derrubou Fareed Sadat, e o árbitro da partida marcou pênalti.

Na cobrança, Sharif Mukhammad colocou bola para o lado e goleiro para o outro, definindo o resultado final, 1×2.

Na próxima partida pelas eliminatórias, os “tigres azuis” vão receber o Kuwait, tentando se recuperar no grupo, que agora é liderado pelo Catar e tem o Afeganistão na segunda colocação.

GRUPO B – JAPÃO /SÍRIA /COREIA DO NORTE /BIRMÂNIA

Seleção da Síria posa para foto oficial antes de aplicar goleada sobre a seleção da Birmânia |Foto: Divulgação / Instagram @syria_kooora

Pelo Grupo B  tivemos apenas uma partida, já que o confronto entre Coreia do Norte x Japão foi cancelado, após a Coreia do Norte decidir não receber o Japão em Pyongyang e a FIFA decidir pelo cancelamento ao invés da remarcação da partida, alegando falta de datas no calendário previsto.

Na partida que aconteceu, a Síria recebeu a Birmânia (Myanmar) na Arábia Saudita e aplicou um “sonoro” 7×0 em cima dos birmaneses, se isolando na segunda colocação do grupo, só atrás do Japão.

Apesar do “atropelo” para cima dos visitantes, o primeiro tempo acabou com a vitória da Síria só por 1×0, com o primeiro dos três gols de Omar Kharbin, o camisa 7 das “Águias do Qasioun”, que foi marcado aos 30 minutos.

Os birmaneses perderam ainda no primeiro tempo o lateral Hein Phyo Win, expulso após tomar o segundo cartão amarelo, apenas 11 minutos após receber o primeiro.

Os sírios aproveitaram a superioridade numérica, dominaram a partida e já aos 2 min da segunda etapa ampliou o placar, com  Ibrahim Hesar.

Além dos outros dois gols de Kharbin, a elástica vitória foi completada com dois gols de Moayad Ajan.

Na próxima rodada, a Birmânia vai visitar o Japão,  e se não houver nenhum imprevisto, a Coreia do Norte vai visitar a seleção da Síria.

GRUPO C – COREIA DO SUL / TAILÂNDIA / CHINA / SINGAPURA

Hyeon-woo Jo buscando opções para sair jogando em confronto contra a Tailandia |Foto: Divulgação / Instagram @thekfa

A seleção da China recebeu Singapura após empatar na última rodada e após a inusitada declaração do capitão da equipe, Zhang Linpeng, que disse que iria se aposentar da seleção, já que não conseguiam nem vencer a seleção singapuriana, o zagueiro, inclusive, não saiu do  banco de reservas.

Diferentemente do jogo anterior, que teve poucas chances de ambos os lados, e apesar de equilibrado em relação à posse de bola, a partida terminou em goleada para os donos da casa, que venceram por 4×1.

Wu Lei, que já havia marcado duas vezes no último jogo, desta vez, com a braçadeira de capitão, fez mais dois gols.

O jogo foi para o intervalo empatado, após sair atrás no placar, a seleção de Singapura buscou o empate, que saiu dos pés de Faris Ramli, apenas um minuto após o gol chinês.

Além dos dois gols de Wu Lei, o brasileiro naturalizado chinês Fernandinho e Shihao Wei completaram o placar elástico.

Com a vitória, a China alcançou a segunda colocação do grupo e vai receber na próxima rodada a seleção da Tailândia em seus domínios.

A Coreia do Sul que havia empatado em partida que dominou mas foi muito dependente do craque Heung Min Son, venceu com uma tranquilidade maior a seleção da Tailândia, em confronto realizado em solo tailandês.

Assim como no jogo anterior os tailandeses chegaram ao ataque primeiro, e com pouco mais de um minuto de partida, em boa jogada pela esquerda, Supachok Sarachart foi lançado entre a defesa e finalizou com perigo, por cima do trave defendida por Hyeon-woo Jo

Aos 5 minutos de jogo os “elefantes guerreiros” chegaram outra vez, após lançamento do goleiro Patiwat Khammai, a bola chegou até Supachai Chaided, que chutou ao lado do gol sul-coreano, em lance onde foi flagrado impedimento.

Após os sustos gerados pelos ataques tailandeses, a Coreia do Sul chegou com perigo aos 12, em velocidade, quando a bola foi lançada para Son, que dominou dentro da área, mas escorregou no momento de finalizar.

Aos 18 minutos os “tigres asiáticos” abriram o placar, após Cho ser lançado em velocidade, invadir a área, driblar o goleiro Khammai e finalizar.

A bola não foi com tanta força, o que quase permitiu o capitão tailandês Theerathon Bunmathan evitar o gol, mas Jae-Sung Lee que acompanhava a jogada, desviou para as redes.

Os tailandeses voltaram a insistir no lançamento do goleiro para o ataque, mas sem conseguir levar perigo real ao gol defendido por Jo, terminando o primeiro tempo em 1×0.

No início do segundo tempo, a seleção tailandesa voltou a atacar, novamente sem perigo, e a resposta da Coreia levou ao segundo gol, aos 13 minutos, após lançamento para o ataque, a bola foi tocada para Son que dominou, invadiu a área, driblou, levou pro fundo e bateu cruzado, e contando com falha do goleiro tailandês ampliou o placar.

Já dominantes no jogo, os sul-coreanos tiveram algumas chances claras para aumentar ainda mais o placar, mas só conseguiram colocar números finais no jogo nos últimos dez minutos, após cobrança ensaiada de escanteio, a bola foi lançada na área, o zagueiro Kim Min-jae escorou e Park Jin-seob completou para o gol, 3×0.

Com a vitória os sul-coreanos se isolaram na liderança do grupo e na próxima rodada, vão até Singapura medir forças com a seleção local.

GRUPO D – OMÃ / QUIRGUISTÃO / MALÁSIA / TAIPEI CHINESA

Masasya e Omã em partida válida pelas eliminatórias |Foto: Divulgação / Instagram @famalaysia

Após ser derrotada por 2×0 na última rodada, a seleção malaia foi visitar o Omã, e viu os mandantes saírem novamente vitoriosos, com gols nos últimos minutos do primeiro e do segundo tempo.

Os omanis repetiram o placar do jogo realizado na Malásia, com o primeiro gol sendo marcado por Omar Al-Malki e o segundo saindo dos pés de Mohammed Al Ghafri.

Mesmo com a vitória, a seleção do Omã está na segunda colocação do grupo, atrás do selecionado quirguiz, que tem a mesma pontuação, mas tem um saldo de gols maior.

O Omã terá a chance de aumentar seu saldo de gols na próxima rodada, já que vai até Taiwan, enfrentar a fraca seleção de Taipei Chinesa.

O bom saldo de gols do Quirguistão se deu muito pelos confrontos contra a seleção taiwanesa, onde venceu em Taiwan por 2×0 e em seus domínios, venceu por 5×1.

A seleção quirguiz não teve dificuldades de dominar a equipe visitante e terminou o primeiro tempo com 3×0 no placar, com os três gols sendo marcados pelo destaque da partida, o atacante Joel Kojo.

Já aos 34 minutos da segunda etapa, o zagueiro Christian Brauzman marcou o quarto gol da partida.

Os taiwaneses diminuíram de pênalti, aos 43 minutos com Wu Yen-shu, mas já nos acréscimos, a  seleção quirguiz fechou o placar com Kimi Merk

Líder do grupo, a seleção do Quirguistão vai receber a Malásia.

GRUPO E –  IRÃ/UZBEQUISTÃO /HONG KONG /TURCOMENISTÃO

Shomurodov, o capitão do Uzbequistão comemora seu gol diante de Hong Kong |Foto: Divulgação / Instagram @uzbekistanfa

A boa seleção do Uzbequistão recebeu a seleção de Hong Kong e fez um placar tranquilo de 3×0, seguindo empatado com o Irã em pontos, mas ainda atrás no saldo de gols.

O capitão Shomurodov abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo, já na segunda etapa, aos 18 minutos, Khozhimat Erkinov fez o segundo gol, com assistência do craque do time, Fayzullaev.

O jovem Urunov fez o terceiro e último gol da partida. 

Na próxima rodada, os uzbeques vão receber o Turcomenistão.

O Irã foi até o Turcomenistão e em partida cheia de faltas e onde o árbitro tailandês Sivakorn Pu-Udom distribuiu mais de um cartão para os dois lados, a vitória saiu dos pés do camisa 10 iraniano, Mehdi Ghayedi, nos últimos minutos do primeiro tempo.

O gol solitário Ghayedi deu os 3 pontos e  permitiu que os iranianos mantivessem a liderança do grupo, agora vão a Hong Kong enfrentar a seleção local e tentar encaminhar a classificação à próxima fase.

GRUPO F – IRAQUE / INDONÉSIA / VIETNÃ / FILIPINAS

Vietnã e Indonesia se enfrentaram pelas eliminatórias |Foto: Divulgação / Federação Vietnamita de Futebol

No Grupo F, os visitantes tiveram mais sorte e garantiram boas vitórias para sequência das eliminatórias, começando com o Iraque, que foi até as Filipinas onde fez 0x5 na seleção local.

O primeiro tempo de jogo acabou em 3×0, com dois gols de Aymen Hussein, tendo sido o primeiro em cobrança de pênalti, o outro gol desta primeira etapa foi de Amir Al Ammari.

Zaid Tahseen e Zidane Iqbal completaram o “atropelo” para cima dos filipinos.

Na próxima rodada, os iraquianos vão visitar os indonésios, na Indonésia, que é a segunda colocada do grupo, mas que não é uma ameaça à primeira colocação, já que o Iraque tem 5 pontos de vantagem.

A Indonésia foi até o Vietnã e saíram com boa vitória, em jogo “pegado”, onde deixaram o campo com seis cartões amarelos.

Apesar de faltosos, os indonésios conseguiram dominar os donos da casa e garantir a vitória por 0x3.

Jay Idzes aos 9 do primeiro tempo, Ragnar Oratmangoen e Ramadhan Sananta fizeram os gols do confronto.

Na próxima rodada, vietnamitas e filipinos medem forças, no Vietnã.

GRUPO G – ARÁBIA SAUDITA/TAJIQUISTÃO /PAQUISTÃO / JORDÂNIA

Jordânia goleia o Paquistão pelas Eliminatórias |Foto: Divulgação / Jordan Fottball Association

A Árabia Saudita, líder do Grupo, foi visitar o Tajiquistão e encontrou dificuldades para pontuar.

Em jogo extremamente equilibrado, as “águias” até saíram na frente, com gol marcado já na segunda etapa, por Al-Buraikan, mas não resistiram a insistência da valente seleção local, que foi ao ataque e empatou o jogo, com gol de Soirov, que entrou aos 7 minutos da etapa final.

Na próxima rodada, os sauditas vão medir forças com o Paquistão, enquanto os tadjiques vão até a Jordânia, enfrentar a atual vice -campeã do continente.

A seleção paquistanesa, que estreia na fase de grupos das Eliminatórias, não tem vida fácil, se já tinha pela frente a seleção saudita, que mostra um bom desempenho, também tem que lidar com a Jordânia, embalada após o vice-campeonato continental.

Na visita aos jordanianos, o Paquistão foi dominado e sofreu uma acachapante derrota por 7×0 dos anfitriões.

O craque jordaniano Mousa Al-Taamari, abriu o placar do jogo, além de fazer outros dois gols durante a partida, o quarto e o sexto, os outros três gols foram marcados por Ali Olwan, Al Rosan e Abu Zrayq

Com a vitória, a Jordânia alcançou a segunda colocação do grupo.

GRUPO H – EMIRADOS ÁRABES UNIDOS / BAHREIN / IEMÊN / NEPAL

Os Emirados Árabes em vitória diante do Iêmen |Foto: Divulgação / Instagram @uaefa

A seleção dos Emirados Árabes Unidos foi até a Arábia Saudita enfrentar o Iêmen, e garantiu sua classificação antecipada para a próxima fase das Eliminatórias.

Dominando os iemenitas durante a partida, os emiratenses construiram o placar no primeiro tempo, com dois gols do brasileiro naturalizado emiratense Fábio Lima, e de Sultan Adil 

O mesmo placar se repetiu no outro jogo do grupo, mas desta vez o Bahrein, recebeu o Nepal.

Os barenitas só precisaram de quarenta e cinco minutos para construir o placar do jogo, com Sayed Baqer abrindo placar aos 7 minutos, o capitão  Abdullah Yusuf Helal marcando de pênalti, e Kamil Al-Aswad fechando o marcador aos 36 minutos de jogo.

Na próxima rodada, o Nepal vai receber o selecionado emiratense e o Bahrein vai receber o Iêmen.

GRUPO I – AUSTRÁLIA / PALESTINA/ LÍBANO/ BANGLADESH

Ajdin Hrustić durante confronto diante do Líbano |Foto: Divulgação / Instagram @socceroos

A seleção australiana foi até o Líbano e goleou com facilidade a seleção local, mostrando bom futebol com toques de bola precisos e ataques em velocidade.

Os socceroos abriram o placar logo aos 2 minutos, em ataque veloz pela esquerda, Craig Goodwin, o destaque dessa partida, lançou a bola na área, a defesa não conseguiu cortar, Kusini Yengi tomou a bola, mostrando ótimo domínio com a perna direita, e tirando do goleiro empurrou para o gol.

O segundo gol foi marcado também aos 2 minutos dessa vez do segundo tempo, quando Goodwin cruzou na área, o zagueiro  Khamis desviou, Mostafa Matar defendeu, e no rebote a bola resvalou no lateral Bassel Jradi, tirando as chances de defesa do goleiro libanes.

A seleção libanesa tentou se encontrar no jogo, e armou uma jogada de ataque, mas o goleiro australiano Matthew Ryan interceptou o cruzamento, lançou a bola armando o contra ataque ao tocar para Hrustić, que arrancou em velocidade e inverteu para Goodwin, que passava pela esquerda, o camisa 23 deixou a bola quicar, “matou” no peito e finalizou no canto oposto do goleiro, fazendo um golaço.

O quarto gol saiu após novo lançamento da defesa e nova arrancada pela esquerda, a bola foi cruzada novamente e John Iredale só teve o trabalho de completar para o gol.

Aos 36 minutos, em jogada pela direita, Iredale cruzou, a defesa tentou cortar mas o desvio alterou a trajetória da bola e acabou facilitando a vida de Goodwin, que acompanhava a jogada e tocou para fechar o placar.

Na próxima rodada os australianos vão até Bangladesh enfrentar a seleção do país, enquanto a seleção do Líbano, enfrentará a Palestina, segunda colocada do grupo.

Confirmando o bom momento nas Eliminatórias, a seleção da Palestina foi visitar a seleção de Bangladesh e mesmo com um jogador a menos, após a expulsão do zagueiro Amid Mahajna venceu o jogo.

O gol saiu já nos acréscimos da partida, com o outro zagueiro da equipe, Michel Termanini, garantindo os 3 pontos.

Todos os jogos da quinta rodada das Eliminatórias Asiáticas serão realizados no dia 06 de junho, às 10:00 da manhã no horário de Brasília, sem previsão de transmissão para o Brasil.

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no InstagramTwitterTikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

 

Fontes: (1) (2) |Foto de Capa: Divulgação / X @Socceroos

Veja também!