Copa do Mundo 2026: Veja como foram as duas primeiras rodadas das Eliminatórias Asiáticas

Pelas eliminatórias asiáticas as equipes favoritas não tiveram trabalho, com destaque para o Japão, que segue “empilhando” goleadas

No último dia 16 de novembro se iniciaram as partidas da fase de grupos das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, com as principais seleções dominando em seus grupos e algumas surpresas, com equipes como a Malásia.

Entre os destaques das primeiras rodadas o Japão segue jogando por “música”, já que aplicou mais duas goleadas, com um futebol leve e muito competente, os “samurais azuis” chegaram a 36 gols marcados nos últimos dez jogos.

Pelo GRUPO A, o Catar fez sua estreia em casa, diante do Afeganistão e confirmou seu favoritismo, aplicando uma “sonora” goleada por 8×1 nos afegãos, o atacante catari Almoez Ali, foi o destaque da partida, com 4 gols, pelo lado afegão, Amiruddin Sharifi fez o “gol de honra”.

Já na segunda rodada, os cataris foram até a Índia e seguiram a toada da primeira partida, dominando os indianos e vencendo por 0x3.

Os indianos sofreram o revés em casa, após estrear com vitória por 1×0 sobre o Kuwait, completando o grupo, o Afeganistão recebeu os kuwaitianos, e foi goleado por 0x4

Almoez Ali fez 4 gols diante do Afeganistão |Foto: Divulgação / Instagram @qfa

Após as duas primeiras rodadas, o Catar ficou com a liderança do grupo, seguido pela seleção do Kuwait.

Já pelo GRUPO B, o destaque fica por conta do Japão, com os “samurais azuis” dominando e goleando com facilidade as equipes de Myanmar e Síria, pelo placar de 5×0 em ambos os jogos.

No primeiro jogo, os japoneses seguiram mostrando o futebol veloz e objetivo que vimos nos jogos pós copa e não deram chances para o adversário reagir.

O destaque do jogo ficou por conta de Ayase Ueda, o camisa 9 que defende as cores do Feyenoord, dos Países Baixos, mostrou o oportunismo de um bom finalizador, fazendo 3 gols, aproveitando-se de seu bom posicionamento na área.

Além de fazer seus gols, Ueda participou de vários lances perigosos, que fizeram o goleiro de Myanmar, Zin Phyo Kyaw, ter muito trabalho.

Doan e Kamada completaram o placar para os donos da casa na estreia das eliminatórias.

Melhores Momentos

No segundo jogo, em solo sirío, a equipe japonesa voltou a jogar bem e vencer com ampla vantagem, mas  desta vez, o time comandado por Hajime Moriyasu teve um pouco mais de dificuldade para abrir o placar, com o primeiro gol saindo somente aos 32 minutos, com Takefusa Kubo, que é um dos destaques japoneses no futebol europeu.

Após o primeiro gol, os japoneses conseguiram implementar melhor seu estilo de  jogo e mostrando que era a estrela desta Data FIFA, Ueda fez dois gols em 3 minutos,chegando a 5 em dois jogos.

Com o placar de 3×0 no primeiro tempo, os nipônicos administraram bem o resultado e não deram chances de reação para a Síria, e ainda conseguiram ampliar a vantagem, com Sugawara e Mao Hosoya, que aproveitaram os minutos dados pelo técnico e deixaram seus gols.

Mao Hosoya fez o quinto gol da goleada sobre a Síria |Foto: Divulgação / Instagram @japanfootballassociation

Completando o grupo, vale destacar a reação da seleção norte coreana, que foi derrotada pela Síria, por 1×0 na estreia.

Já na segunda rodada, a Coreia do Norte foi até o estádio Thuwunna, em Myanmar, e não “tomou conhecimento” dos donos da casa e aplicaram uma goleada de 1×6, tomando o segundo lugar do grupo, só atrás do Japão.

O atacante coreano Il Gwan Jong, foi responsável por três dos seis gols do confronto, com os outros três gols sendo marcados por Ju-Song Choe Han, Kwang-song e Hyong-jin Ri, este último entrou no segundo tempo.

Também vindo do banco, Win Naing Tun, descontou para Myanmar.

Myanmar apresenta o uniforme para a disputa das eliminatórias |Foto: Divulgação / Instagram @myanmarff

Em um dos grupos mais equilibrados, o GRUPO C, vimos a seleção da Coreia do Sul brilhar, enquanto a China foi a decepção neste início de competição.

A estreia dos “tigres asiáticos” foi diante de sua torcida, contra Cingapura, e neste primeiro jogo, contaram com ótima partida de Cho e Son, que comandaram a goleada.

No primeiro tempo de jogo, o time coreano criou boas chances, mas não conseguiu vencer o goleiro Hassan Sunny, que fez ótimas defesas e complicou a vida dos anfitriões, até que aos 44 minutos, Kang-in Lee viu Cho passando atrás da defesa, em velocidade e o lançou, o camisa 9 pegou de primeira e abriu o marcador, 1×0.

O gol coroou a persistência do selecionado coreano, que já havia acertado bola na trave, tido gol impedido e parado em boas intervenções do goleiro singapuriano.

Gue-sung Cho abriu o placar para a Coreia do Sul |Foto: Divulgação / Instagram @thekfa

No segundo tempo de jogo, os coreanos conseguiram reverter sua dominância em chances mais claras, e ampliou o placar com Hee-Chan Hwang, 2×0

O terceiro gol foi uma “pintura” do craque Heung-min Son, que de fora da área dominou, “limpou” a marcação e acertou o ângulo esquerdo de Sunny, sem a menor chance de defesa, um verdadeiro golaço.

Ainda deu tempo de Ui-Jo Hwang e Lee fecharem a goleada.

No segundo jogo, a Coreia foi até a China, enfrentar a outra grande seleção do grupo, e saiu novamente vencedora, dominando os “dragões vermelhos” que vinham de uma virada por 1×2, sobre a Tailândia, fora.

Aos 11 minutos de jogo, Son abriu o placar da partida, em grande fase, o capitão sul-coreano ainda fez seu segundo gol nos acréscimos da primeira etapa.

Perto do fim do jogo, ainda encontrou um passe para Seung-hyun Jung fechar o placar e a grande vitória da equipe.

Assim como a seleção japonesa, os coreanos também chamam a atenção pelo bom futebol apresentado nos últimos jogos, sob o comando do técnico alemão Jurgen Klinsmann.

Son, grande destaque da partida contra a China, comemora um de seus gols |Foto: Divulgação / Instagram @thekfa

Completando a rodada, os tailandeses foram até Cingapura e conseguiram a recuperação após a derrota para a China, e com dois gols de Mueanta e um de Sarachart venceram os donos da casa por 3×1. Shawal Anuar, que entrou ainda no primeiro tempo, fez o único gol de Cingapura.

Melhores Momentos

Pelo GRUPO D, a Malásia se destacou com duas importantes vitórias, a primeira em “jogão” realizado em sua casa, os malaios tiveram dificuldades para saírem vitoriosos diante do Quirguistão, o jogo terminou em 4×3, com os gols dos anfitriões sendo marcados por Dion-Johan Cools, que fez dois,  Khristiyan Brauzman (contra) e Faisal Halim.

No segundo jogo, os malaios foram até Taiwan, enfrentar Taipei Chinesa e venceram por 1×0, a equipe adversária vinha de uma derrota de 3×0 para Omã e impôs dificuldades aos malaios.

Omã, após vencer Taipei, foi derrotada por Quirguistão, fora de casa, deixando o caminho livre para a Malásia abrir vantagem na liderança do grupo.

Malasia em ação diante de Omã |Foto: Divulgação / Instagram @famalaysia

Pelo GRUPO E, a seleção do Irã entrou em campo diante de Hong Kong, em casa, e conseguiu vencer sem muitas dificuldades por 4×0.

Dominante, a equipe iraniana fez dois gols em três minutos, com Sardar Azmoun, e administrou o jogo sem maiores problemas, fazendo outros dois nos últimos minutos de jogo, com gols do craque do time, Mehdi Taremi, com assistência de Azmoun e de Rezaeian

No segundo jogo, o Irã foi ao Uzbequistão e teve muito trabalho para arrancar um empate como visitante, em um bom jogo dos uzbeques, que já vem chamando atenção desde a Copa do Mundo Sub 20.

Os iranianos chegaram a abrir 2×0 no placar, com gols de Taremi e Rezaeian, mas no segundo tempo de jogo, a reação dos donos da casa veio, e o empate foi sacramentado com gols de Urunov e Igor Sergeev.

Além do empate, os uzbeques venceram seu jogo de estreia, em visita ao Turcomenistão, que chegou a abrir o placar com Durdyyev, mas não conseguiu segurar a vantagem e no segundo tempo acabou levando a virada.

Uzbequistão e Irã se enfrentando pelas eliminatórias |Foto: Divulgação / Instagram @uzbekistanfa

Com dois gols, Shukurov foi o destaque da reação dos uzbeques, que ainda teve um gol de Shomurodov.

O outro jogo da rodada, foi em Hong Kong, com a seleção local precisando buscar o empate contra os turcomanos.

Vale destacar que o gol de empate dos donos da casa foi de Everton Camargo, que é gaúcho de nascimento mas defende Hong Kong desde setembro de 2023, tendo feito três gols em três jogos.

Ao fim da rodada, Irã e Uzbequistão ficaram com as duas primeiras colocações respectivamente, com Hong Kong e Turcomenistão nas duas últimas, o que não parece que vai mudar com o decorrer do torneio.

No GRUPO F, onde Vietnã e Iraque, são as equipes mais fortes, a primeira rodada marcou a visita da seleção vietnamita as Filipinas, com vitória por 0x2.

Apesar da boa vitória na estreia, os vietnamitas receberam a seleção do Iraque e foram derrotados por 1×0, com o gol iraquiano sendo marcado por Mohanad Ali, que saiu do banco para garantir a segunda vitória de sua seleção.

No primeiro jogo, os Iraquianos “passearam” diante da Indonésia, com o elástico placar de 5×1, chamando a atenção pelo fato de cada gol ter sido marcado por um jogador diferente.

Os indonésios receberam no segundo jogo a equipe de Filipinas, em partida com resultado ruim para os dois, terminada em 1×1.

Patrick Reichelt abriu o placar para os anfitriões e Saddil Ramdani empatou para a Indonésia, já na parte final do jogo.

A Arábia Saudita é a líder do GRUPO G após vencer bem a seleção do Paquistão por 4×0, com dois gols de Al-Shehri, que abriu o placar logo aos 6 minutos.

Vindos do banco, Abdulrahman Ghareeb e Abdullah Radif, completaram a goleada dos sauditas.

Na segunda partida, os sauditas foram até a Jordânia, onde venceram por 0x2, com ambos gols marcados por Al-Shehri.

Apesar de não mostrar um grande futebol, a equipe que foi a única a vencer a Argentina na Copa do Mundo do Catar, está em evidência por conta das grandes contratações para o campeonato do país e também teve alterações em seu comando técnico, indo buscar o técnico italiano Roberto Mancini que trocou a seleção de seu país pela Saudita.

Jogadores sauditas posam para foto após jogo da eliminatória |Foto: Divulgação / Instagram @saudint

Nos outros dois confrontos, o Tajiquistão surpreendeu e terminou a rodada na segunda colocação do grupo, empatando com a Jordânia em casa, por 1×1 e na segunda partida, goleou o Paquistão fora de casa por 1×6.

Amadoni Kamolov comemora um dos gols contra o Paquistão |Foto: Divulgação / Instagram @fft_official

Pelo GRUPO H, a seleção dos Emirados Árabes Unidos mostraram o favoritismo no grupo e venceu o primeiro jogo por 4×1 em casa, diante do Nepal, com os quatro gols sendo marcados no primeiro tempo, com dois gols de Ali Mabkhout.

No segundo jogo, os emiratenses foram até o Bahrein, onde venceram por 2×0, com Mabkhout, que veio do banco, marcando o segundo gol.

Fechando o grupo, o Bahrein foi ao Iêmen e venceu por 0x2, apesar da derrota no segundo jogo, a equipe ficou temporariamente com a segunda colocação.

Derrotado no primeiro jogo, o Iêmen se recuperou diante da fraca seleção nepalesa, vencendo por 0x2, em partida realizada no Nepal.

Fechando os grupos, o GRUPO I, que tem a Austrália como principal equipe, também teve a Palestina em campo, que por conta dos conflitos com Israel, recebeu os australianos no Kuwait.

Em campo, os australianos estrearam em casa diante de Bangladesh, e aplicaram uma “sonora” goleada de 7×0, sem dar chances de reação para os visitantes.

Australianos atendem a torcida após goleada na estreia |Foto: Divulgação / Instagram @socceroos

Dos destaques da partida, vale destacar os dois gols de Mitchell Duke e os três gols de Jamie MacLaren, que entrou no início do segundo tempo de jogo.

Na outra partida da primeira rodada, o Líbano recebeu a Palestina, que segurou um empate em 0x0 como visitante.

Na segunda rodada, os libaneses foram até Bangladesh e só empataram em 1×1, mesmo que a equipe adversária tenha sido goleada na estreia.

Já na outra partida, a Austrália teve mais complicações diante dos palestinos, que estavam com a equipe bastante desfalcada devido aos contextos já conhecidos.

Aos 18 minutos do segundo tempo, Harry Souttar marcou o gol da vitória dos “socceroos”, a vitória deixou os australianos na liderança do grupo.

Melhores Momentos

As eliminatórias asiáticas voltam a serem disputadas em 21 de março de 2024, ainda sem previsão de transmissão total no Brasil.

E aí? Quem vai conseguir o sonho de ir ao Mundial?

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no InstagramTwitterTikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

 

Fontes: (1) (2) |Foto de Capa: Divulgação / X @FAM_Malaysia

 

Veja também!