A seleção da Austrália está na semifinal da Copa do Mundo Feminina, pela primeira vez em sua história, após superar a seleção da França em disputa de pênaltis.
As equipes fizeram um jogo equilibrado, sem conseguir converter as chances em gol, o que levou a prorrogação e pênaltis.
Com a classificação das “matildas”, uma seleção anfitriã volta a ser semifinalista de uma copa do mundo feminina após 20 anos.
Em 2003, a seleção dos Estados Unidos se classificou às semis, sendo derrotada pelo Brasil em sua casa.
O jogo começou com a seleção francesa, que é muito boa tecnicamente, propondo o jogo e tentando sair na frente, já que era uma das favoritas ao título.
Aos 7 minutos de jogo, as francesas chegaram pela direita com Kadidiatou Diani, que bateu cruzado e viu a bola passar bem próxima do canto esquerdo do gol defendido por Mackenzie Arnold.
As francesas chegaram novamente e tiveram uma chance ainda mais clara, quando após cobrança de escanteio, Renard desviou para área e após bate e rebate, a bola sobrou nos pés de Lakrar, que perdeu o gol embaixo da trave.
As australianas, que mostraram bom poder ofensivo no decorrer de partidas anteriores, não conseguiram chegar ao ataque e precisaram se segurar na defesa para não sair atrás no placar.
Em mais uma cobrança de escanteio, tentando explorar o forte jogo aéreo francês, que já havia castigado o Brasil, a bola acabou indo fechada, Arnold socou para longe mas a sobra ainda foi das francesas, que finalizaram com Kenza Dali, a defesa cortou parcialmente e no rebote, Lakrar teve a bola do jogo outra vez, mas Arnold fez grande intervenção.
As “matildas” conseguiram chegar aos 40 minutos, e tiveram a chance de abrir o placar, no último lance mais perigoso da primeira etapa, após jogada veloz pela direita, Raso perdeu o ângulo de chute e rolou a bola sem muita força na área.
A goleira Peyraud Magnin saiu para proteger, mas “vacilou” e Van Egmond se adiantou e roubou a bola, tocando para Fowler, que com o gol aberto bateu colocado mas, deu tempo da zagueira De Almeida chegar para evitar o primeiro gol do jogo.
O segundo tempo de jogo começou com as australianas indo para o ataque e após saída errada da goleira Magnin, a bola sobrou mais uma vez nos pés de Fowler, a camisa 11 cortou, deixando Lakrar no chão mas finalizou para fora.
As poucas chegadas da seleção australiana tinham mostrado que a goleira francesa estava um pouco insegura, cenário que foi se modificando no decorrer do jogo.
Aos 10 minutos, após encaixar contra-ataque, as australianas levaram perigo outra vez, quando a ótima Hayley Raso recebeu e bateu forte de fora da área para excelente defesa de Magnin.
A boa defesa deu confiança para a arqueira da França, que segurou bem o placar em 0x0 quando a produção ofensiva das australianas melhorou.
Após jogada em velocidade pela direita, a bola caiu novamente nos pés de Fowler, que finalizou bem para mais uma grande defesa da goleira francesa.
Dominantes na partida, as australianas não conseguiram vencer a boa defesa francesa, e a partida foi para a prorrogação.
Já no primeiro tempo do período adicional, as francesas voltaram a tentar explorar as jogadas aéreas e após cobrança de escanteio, comemoraram o gol, após a bola desviar na zagueira Hunt e vencer a goleira Arnold.
Apesar do gol ter sido marcado por uma australiana, a árbitra chilena Maria Carvajal, anulou o lance, após identificar que Renard fez falta em Foord, enquanto a bola era lançada na área, mantendo o placar em 0x0.
Em resposta, a seleção da Austrália chegou em velocidade pela esquerda, Foord dominou, driblou De Almeida e cruzou na área, Cortnee Vine se atirou na bola, desviou mas não conseguiu direcionar a bola para o gol.
O último lance ofensivo do jogo foi francês, com Diani, que tentou chutar no gol, a defesa cortou parcialmente e a bola sobrou para Becho, que vinha de trás e bateu forte, mas Mackenzie Arnold fez linda defesa e garantiu o resultado.
No fim da prorrogação, o técnico francês, Hervé Renard, que já havia sido notícia na Copa do Mundo masculina, comandando a seleção saudita, que venceu a campeã argentina, resolveu surpreender e tirou a goleira Magnin, colocando em campo Solène Durand, para a disputa de pênaltis.
A disputa das penalidades começou com a França batendo primeiro, Bacha bateu forte no canto esquerdo, mas Mackenzie Arnold defendeu.
Quem foi para a bola pelo lado australiano, foi a artilheira Caitlin Foord, que bateu com categoria no canto esquerdo e abriu o placar.
Diani empatou o jogo e logo em seguida, a emoção tomou conta da disputa, quando Stephanie Catley, que já havia feito gol de pênalti nesta Copa, bateu de perna esquerda a meia altura, e a goleira Durand, que entrou para pegar pênaltis, defendeu.
A sequência seguiu com as cobranças de Renard e Le Sommer pelo lado francês e a estrela Samantha Kerr e Mary Fowler pelo lado australiano, com todas convertendo e empatando a disputa em 3×3
Com a chance de dar a vantagem a sua seleção, Périsset bateu no canto esquerdo, mas Arnold tocou na bola que ainda bateu na trave e saiu.
Após a excelente defesa, a goleira australiana teve em seus pés a vaga para as semis, ao cobrar o último pênalti da primeira leva de 5 cobranças, mas ao tentar deslocar a goleira francesa, acertou a trave.
Nas alternadas, ambas as equipes acertaram suas cobranças até igualar o placar em 6×6.
Foi então que Kenza Dali foi para a bola e bateu a meia altura na direita, e Mackenzie Arnold pegou, mas o VAR apontou que a goleira estava com os dois pés fora da linha, no momento da cobrança, e após revisão a árbitra mandou o pênalti ser cobrado novamente.
Na segunda cobrança, a francesa bateu no mesmo canto e Arnold foi buscar, desta vez, sem nenhuma irregularidade no lance.
Com a vantagem, coube a Hunt garantir a classificação das Matildas, na cobrança, a zagueira bateu forte, no meio, mas a goleira Durand saltou para fazer uma defesa espetacular e manter viva a disputa.
Na cobrança seguinte, Vicki Becho teve a chance de colocar a França em vantagem e jogar a pressão para a Austrália, mas ao tirar de Arnold, a francesa acertou a trave esquerda.
Em vantagem, Vine pegou a bola e garantiu a histórica passagem de sua seleção para as semifinais, batendo forte na direita, a goleira acertou o lado, mas nada pôde fazer, placar final, 7×6.
A próxima adversária das “matildas” é a seleção inglesa, que eliminou a seleção da Colômbia.
Austrália x Inglaterra entram em campo no dia 16 de agosto, às 07:00 com a transmissão do FIFA + e dos canais da Twitch e YouTube da Cazé TV.
Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro…
A Netflix revelou durante o International Showcase nesta semana em Los Angeles, que 80% de…
A autora sul-coreana Lee Sun-Youngl, estreia no Brasil com o livro Farmácia do amor da…
A Japan House traz para o Brasil a exposição "A vida que se revela", em…
A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…
Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…
View Comments