Nesta terça-feira (7), foi celebrado o Dia do Leitor, uma data especial para refletir sobre o poder transformador da leitura. Para marcar a ocasião, o Asia On explorou os livros asiáticos mais vendidos no Brasil em 2024 e conversou com nosso time de colunistas para trazer recomendações imperdíveis de autores que merecem estar na sua lista de leitura.
Os mais vendidos de 2024
De acordo com dados da Publinews, o título asiático mais vendido no Brasil no último ano foi o mangá Jujutsu Kaisen – Batalha de Feiticeiros Vol. 01, de Gege Akutami. A obra, que narra a história do estudante Yuuji Itadori e seu envolvimento com o Clube de Ocultismo, conquistou mais de 20 mil cópias vendidas. O enredo ganha força quando Yuuji e seus amigos descobrem um “objeto amaldiçoado”, desencadeando a aparição de criaturas chamadas “maldições”. O sucesso também levou a edição zero do mangá à 4ª posição no ranking, com 10 mil cópias comercializadas.
O segundo lugar ficou com o clássico One Piece Vol. 1, seguido pelo fenômeno Demon Slayer Vol. 1 na terceira posição. Em quinto lugar, o romance Antes que o café esfrie, de Toshikazu Kawaguchi, encantou leitores com sua premissa única: uma cafeteria em Tóquio, localizada em um subsolo, oferece aos frequentadores a possibilidade de viajar no tempo enquanto saboreiam um café cuidadosamente preparado.
Recomendações do time Asia On
Para quem busca novas leituras, a equipe do Asia ON dividiu seus livros queridinhos e apostas de autores que devem ganhar o público:
- O Gato que Amava Livros, de Sosuke Natsukawa, e A Inconveniente Loja de Conveniência, de Kim Ho-yeon. Ambas as obras oferecem narrativas sensíveis e envolventes, que exploram temas como autodescoberta e conexão humana. Ainda na categoria literatura de cura, temos Bem-vindos à livraria Hyunam-dong, Farmácia do amor da família Botero, Meus dias na Livraria Morisaki e A biblioteca dos sonhos secretos e o recém lançado A Lenda da Serpente Branca”, de Sher Lee.
- Obras de Kim Young-ha, autor sul-coreano conhecido por títulos como Diário de um Assassino e Eu Tenho o Direito de Me Destruir, que abordam dilemas éticos e emocionais em contextos contemporâneos. Outro nome para conferir é da autora Han Kang, ganhadora do Nobel de Literatura.
- Mo Dao Zu Shi: O Fundador da Cultivação Demoníaco, Yona – A Princesa do Alvorecer, Heaven Official’s Blessing: Tian Guan Ci Fu são boas pedidas para quem gosta de mangá.
- Para quem prefere o celular ou computador é possível encontrar histórias como Daily Jojo, On or Off, Light Mother, Like Daughter, além das diversos histórias originais adaptadas para dramas como Yumi’s Cells, True Beauty, Moving, entre outros. Para os fãs de K-pop, também há uma vasta opção de histórias criadas a partir de grupos como BTS, Enhypen e TXT, por exemplo Save Me.
- Além de todas essas recomendações nossa equipe também tem uma aposta: o lançamento de Alchemised, da autora Sen Lin Yu. O livro, originalmente publicado online com o título Manacled como uma fanfic de Harry Potter, foi adaptado para o mercado editorial devido ao enorme sucesso – já ultrapassando 16 milhões de leitores individuais. Com tradução garantida para diversas línguas, a obra tem tudo para se tornar a nova queridinha dos fãs de ficção e trilogias épicas.
Fonte: Publish News/Foto: divulgação
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Threads, Runbler, Bluesky, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.