Futebol: Coreia do Sul goleia Vietnã, e as seleções que vão disputar as eliminatórias são definidas

Em jogo amistoso diante do Vietnã, a seleção sul-coreana goleou com Heung-min Son brilhando, pela fase prévia das eliminatórias, os classificados para fase de grupos foram definidos

A Data FIFA, que é a parada para o futebol de seleções, mostrou bons números das equipes asiáticas em amistosos, como a boa vitória da seleção japonesa sobre o Canadá e depois sobre a  Tunísia, além da boa entrega dos sul-coreanos, que fizeram 6×0 no Vietnã.

Além do bom desempenho em partidas amistosas, os fãs de futebol também puderam conferir as últimas seleções classificadas para a disputa das Eliminatórias Asiáticas da Copa, com destaque para a histórica vitória do Paquistão.

Min-jae Kim marcou em partida contra o Vietnã |Foto: Divulgação / Twitter @thekfa

A seleção da Coreia do Sul entrou em campo diante do Vietnã após ter vencido facilmente a seleção da Tunísia, e não teve dificuldades para “imprimir” o seu jogo e dominar os vietnamitas.

O craque e capitão do time, Heung-min Son, com um gol e uma assistência, foi o grande nome do jogo, comandando a goleada.

Logo aos 5 minutos, após pressionar a defesa vietnamita com toques rápidos e bom posicionamento, os coreanos tiveram um escanteio a favor.

Na cobrança, Kang-in Lee cruzou na primeira trave e o zagueiro Min-jae Kim desviou para abrir o placar para os “tigres asiáticos”, 1×0.

Dominantes na partida, os sul-coreanos não levaram sustos no seu campo defensivo e mantiveram o ritmo para tentar aumentar o placar, apesar de se comportar bem, a defesa vietnamita acabou dando espaços para finalizações perigosas de Chan Hwang, que foi desviada e de  Kang-in, que chutou rente à trave.

Em um dos poucos ataques perigosos do Vietnã na partida, Trương Tiến Anh encontrou espaço dentro da área e chutou com curva, para tirar do alcance do goleiro Hyeon-woo Jo, mas a bola passou a centímetros do gol.

Aos 27 minutos, a resposta dos coreanos levou a ampliação do placar, após belíssimo lançamento de Jae-Sung Lee, Hwang entrou em velocidade na área, para dominar e finalizar, 2×0.

Logo após o segundo gol coreano, a defesa se distraiu pela primeira vez e o camisa 15 do Vietnã, Bac Nguyen, bateu para fora, após receber passe gerado depois de uma roubada de bola.

A resposta dos “tigres asiáticos”, foi em uma arrancada pelo meio que terminou na área, com a finalização de Cho, para a ótima defesa do goleiro Đặng Văn Lâm

Os coreanos seguiram pressionando, mas terminaram o primeiro tempo com a vantagem de “apenas” dois gols.

Young-woo Seol durante partida contra o Vietnã |Foto: Divulgação / Twitter @thekfa

O segundo tempo da partida começou com a equipe coreana novamente no ataque e logo aos dois minutos levando perigo, após boa jogada iniciada por Son, a bola foi lançada pela esquerda, para boa jogada de Hwang, que bateu cruzado, viu Đặng Văn Lâm fazer boa defesa e na sobra, Cho não conseguiu desviar para o gol.

Aos 5 minutos, os coreanos voltaram a fazer boa jogada, começada pela esquerda, Son recebeu pelo meio, tocou bola com muita qualidade, ao receber novamente, tocou para Cho.

O camisa 9 não conseguiu alcançar novamente, mas a bola desviou no defensor  vietnamita, Võ Minh Trọng, e entrou, 3×0

Sem perder o ritmo, os donos da casa seguiram no ataque e após outra boa troca de bola, foi a vez de Heung-min Son fazer seu gol, ao bater no canto do goleiro, ao receber passe de Hwang, 4×0.

Mesmo com o amplo placar, os sul-coreanos seguiram tocando bola e forçando o ataque, aproveitando que estavam com um a mais, após a expulsão de Bùi Hoàng Việt Anh, zagueiro do Vietnã.

Em mais uma boa jogada pela esquerda,  Son recebeu a bola e tocou para finalização de Kang-in Lee que finalizou com precisão e fazer um bonito gol, o quinto de sua equipe.

Já no fim da partida, a “exibição de gala” dos coreanos terminou com gol de Yeong Jeong, que completou após defesa do goleiro adversário.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS AQUI

Woo-Yeong Jeong comemora o seu gol na partida contra o Vietnã |Foto: Divulgação / instagram @thekfa

Integrante do GRUPO C, a Coreia do Sul irá buscar sua vaga na Copa do Mundo de 2026 enfrentando China, Singapura e Tailândia. O primeiro jogo das eliminatórias para os tigres asiáticos, será em 16 de novembro, contra os cingapurianos.

Por falar em eliminatórias, tivemos a definição das dez equipes que faltavam nos grupos da competição, que dará 8 vagas diretas ao mundial e uma vaga para a repescagem, a ser disputada contra uma seleção de outro continente.

Se forem seguidos os mesmos critérios do último ciclo de Copa, a disputa da 9ª colocada das eliminatórias da Ásia, será contra a 8ª colocada da América do Sul.

Na classificação para a Copa do Catar, por exemplo, a Austrália se saiu melhor ao vencer nos pênaltis a seleção do Peru.

Na disputa prévia, com as piores colocadas no ranking continental,  20 confrontos definiram as classificadas para a fase principal da disputa pelas vagas rumo à América do Norte.

Na primeira partida tivemos Macau x Birmânia, o primeiro jogo terminou empatado em 0x0, já na partida de volta, que foi na Birmânia, os anfitriões não “tomaram conhecimento” dos adversários e garantiram a classificação após vencerem por 5×1.

Com destaque para o meio campista birmanês, Lwin Moe Aung, autor de dois gols no confronto.

Taipei Chinês e Timor Leste se enfrentaram na segunda partida, após os dois confrontos, Taipei seguiu adiante, após vencer os dois jogos com um placar agregado de 7×0.

A terceira partida, marcou a classificação de Bangladesh, que venceu o primeiro jogo contra Maldivas por 2×1 em casa e empatou na casa do adversário por 1×1.

A quarta seleção classificada foi a de Singapura, que venceu nos dois jogos a seleção de Guam, sendo 1×0 na ilha de Guam e 2×1 em casa, a equipe fará parte do Grupo onde se encontra a seleção sul-coreana e terá vida difícil rumo ao mundial.

Singapura venceu Guam e se garantiu na fase de grupos das eliminatórias |Foto: Divulgação / instagram @fasingapore

A seleção nepalesa garantiu seu passe para a próxima fase, após vencer Laos por 1×0 como visitante e empatar o jogo em casa por 1×1.

A seleção do Paquistão, foi a sexta classificada após vencer pela primeira vez em sua história uma partida de eliminatórias asiáticas, diante do Camboja, todos os detalhes desse jogo marcante, contamos aqui.

Com a sétima vaga na fase de grupos, a seleção de Hong Kong garantiu a ida à próxima fase após tomar um susto no jogo de volta, onde perdeu de 0x2 para o Butão, a vaga veio na conta agregada, já que em casa, Hong Kong fez 4×0.

Quem garantiu a vaga com muita autoridade, foi a seleção da Indonésia, que venceu Brunei em ambas partidas por 6×0, dos 12 gols, vale o destaque para Hokky Caraka, de 19 anos, que fez 2 gols na partida de ida, e Muhammad Dimas Drajad que fez um hat-trik (3 gols em um mesmo jogo) em casa.

Seleção da Indonésia perfilada antes de partida contra Brunei |Foto: Divulgação / Instagram @pssi

As duas outras seleções que seguiram para a próxima etapa foram Afeganistão e Iêmen, com os afegãos tendo vencido os dois confrontos por 1×0 contra a Mongólia.

Os iemenitas mediram forças com o Sri Lanka, e garantiram a classificação após vencer em casa por 3×0 e segurar a reação adversária e empatar em 1×1.

As primeiras partidas dessa fase de grupos, serão realizadas a partir de 16 de novembro, com cobertura total do AON.

E aí? Quem vai conseguir chegar à Copa do Mundo? Conta pra gente para quem irá sua torcida.

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no InstagramTwitterTikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

 

Fontes:  (1) (2) |Foto de Capa: Divulgação / Instagram @thekfa

Veja também!