Empresas Exxon dos EUA e SK On da Coreia do Sul assinam acordo para fornecimento de lítio

Dan Holton (à esquerda), vice-presidente sênior da ExxonMobil Low Carbon Solutions, e Jong-jin Park (à direita), vice-presidente executivo de compras estratégicas da SK On, marcam a assinatura de um memorando de entendimento entre as duas empresas em Las Vegas.

A Exxon Mobil, gigante energética dos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira, 25, a assinatura de um memorando de entendimento (MOU) não vinculativo com a SK On, fabricante sul-coreana de baterias para veículos elétricos, para um potencial acordo de fornecimento de lítio nos Estados Unidos. O acordo pode evoluir para um contrato de vários anos, permitindo que a SK On obtenha até 100.000 toneladas métricas de lítio do projeto da Exxon em Arkansas.

A assinatura do MOU ocorreu durante a Conferência de Fornecimento de Lítio e Materiais de Bateria da Fastmarkets, em Las Vegas, no dia 24 de junho. Com este acordo, a SK On busca garantir uma fonte estável de minerais essenciais para baterias nos EUA, onde a empresa está expandindo sua presença. A SK On planeja usar o lítio da ExxonMobil em suas plantas de baterias nos Estados Unidos.

“Estamos fortalecendo as cadeias de suprimentos de baterias nos EUA por meio desta parceria com a ExxonMobil,” afirmou Park Jong-jin, vice-presidente executivo de compras estratégicas da SK On.

A SK On, que faz parte do segundo maior conglomerado da Coreia do Sul, o SK Group, atualmente opera duas plantas de baterias para veículos elétricos em Commerce, Geórgia. Além disso, está construindo três fábricas nos EUA em parceria com a Ford Motor Co. A joint venture BlueOval SK, entre SK On e Ford, planeja operar duas fábricas em Glendale, Kentucky, e uma em Stanton, Tennessee.

A SK On também está construindo uma planta de baterias para veículos elétricos em Bartow County, Geórgia, em parceria com o Hyundai Motor Group. Após 2025, a capacidade de produção anual da SK On nos EUA deverá superar 180 GWh, suficiente para alimentar cerca de 1,7 milhão de veículos elétricos por ano.

Para a ExxonMobil, o MOU de fornecimento pode contribuir para a meta de fornecer lítio para mais de um milhão de baterias de veículos elétricos anualmente até 2030, além de apoiar a iniciativa dos EUA de construir uma cadeia de suprimentos doméstica para veículos elétricos.

A ExxonMobil produziu com sucesso carbonato de lítio a partir da formação Smackover no sul de Arkansas, utilizando a tecnologia de Extração Direta de Lítio (DLE). O projeto visa extrair lítio de depósitos subterrâneos de água salgada e convertê-lo em material de grau de bateria no local em Arkansas, de forma mais eficiente e com menos impacto ambiental do que a mineração tradicional de rochas duras.

“O mundo precisa de mais lítio para apoiar suas metas de redução de emissões, e estamos fazendo nossa parte para impulsionar soluções nos Estados Unidos,” disse Dan Ammann, presidente da ExxonMobil Low Carbon Solutions. “Esta colaboração com a SK On demonstra o papel de liderança que desempenhamos no crescente mercado de lítio de origem doméstica, avançando na segurança energética e nos objetivos climáticos, além de apoiar a manufatura americana.”

Fonte: (1) (2) | Foto: SK On

Veja também!