Especial Dia Internacional contra a Homofobia: 7 cantores coreanos LGBTQIA+ para conhecer!

Em comemoração ao Dia Internacional contra a Homofobia trouxemos uma lista com 7 cantores ou grupos coreanos que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ para você conhecer e se apaixonar. Confira agora mesmo:

Holland

Go Tae Seob (고태섭), mais conhecido pelo nome artístico Holland (홀랜드) é um cantor sul-coreano que estreou em 22 de janeiro de 2018 como artista solo independente. Ele está atualmente em sua própria empresa, a Holland Entertainment.

Seu nome artístico foi inspirado na Holanda que em 2001 foi o primeiro país a legalizar o casamento homoafetivo.

“Quero inspirar as pessoas fazendo arte com significado”

(Holland em entrevista à Revista Vogue)²

Holland lançou seu primeiro single, “Neverland”, em 22 de janeiro de 2018. Seu videoclipe acumulou mais de 1 milhão de visualizações em 20 horas. No vídeo, ela mostra ele e seu colega masculino se beijando. O vídeo recebeu uma classificação de 19+ na Coréia do Sul.

Ele decidiu fazer sua estreia como cantor para falar com base em suas experiências com agressores violentos e vítimas de minorias sexuais.

Enquanto preparava o álbum, ele tentou assinar com várias agências para sua estreia, mas o acordo sempre era quebrado quando ele falava sobre a comunidade LGBTQIA+ através das suas músicas e expressava seu desejo de desenvolver um discurso sobre discriminação contra pessoas LGBTQIA+ por conta própria.

Holland produziu seu primeiro single com o dinheiro que economizou em seu emprego de meio período por cerca de dois anos em trabalhos de meio período e o fez por conta própria.

Seu primeiro single ‘Neverland’ já foi visto mais de 14 milhões de vezes. Confira abaixo:

“Não importa
quem é você,
quem você ama,
de onde você vem,
os direitos humanos são para todos.”

(Holland na ‘comunidade’ do seu canal do Youtube)

Confira também o MV de “Loved you better”:

Em entrevista à Revista Vogue², Holland diz o que gostaria que seus fãs LGBTQIA+ que querem se assumir, soubessem:

“Qualquer que seja a reação das pessoas ao seu redor, lembre-se sempre de uma coisa – mesmo que haja reações negativas, nunca pense nisso como sua culpa ou coloque culpa em si mesmo; nunca é sua culpa, você nunca fez nada de errado. Você é mais do que digno de amor. A pessoa que você deve amar é você mesmo, mais do que qualquer outra pessoa. Por favor, ame a si mesmo, não importa o quê.”

(Todo amor ao nosso pitiquinho)

Som Hye In

Som Hein (솜해 인) é um ex-participante do programa de sobrevivência IDOL SCHOOL, mas saiu no episódio 2. Ela é atualmente modelo e artista solo que estreou em 23 de maio de 2019.

Ela se declarou bissexual e confirmou que estava namorando uma pessoa não famosa, porém elas se separaram depois.  De acordo com o The Korea Times, isso a tornou a primeira cantora K-Pop a se declarar bissexual.

Confira a música da Som Hein, ‘Mini Radio (Zizizik)’:

 

Harisu

Lee Kyung-eun, mais conhecida como Harisu (하리수), é uma cantora pop, modelo e atriz sul-coreana.  Ela estreou em 1991 como atriz. Ela é a primeira artista transgênero da Coréia.

Sua história de vida é bem singular, pois apesar de ter nascido do sexo masculino, desde de sua infância sempre se afirmou como sendo do gênero feminino, tendo se tornando a primeira artista trangênero de destaque na sociedade sul-coreana.

Em 2002, ela se tornou a segunda pessoa na Coreia a mudar legalmente de gênero. Seu nome artístico é uma adaptação da frase em inglês “hot issue”.

No início de 2001, Harisu ganhou certa atenção da mídia quando protagonizou um comercial de uma empresa de cosméticos. No mesmo ano, sua vida foi objeto de um documentário produzido pela emissora coreana de televisão KBS.

Ainda em 2001, ela lançou seu primeiro álbum “Temptation”. Em 2002, lança seu álbum de maior sucesso “Liar”, seguido por “Foxy Lady” (2004), “Harisu” (2006) e “Summer” (2006).

Seu estilo musical varia entre o R&B, techno e o pop. Sua primeira aparição nos cinemas foi com “Yellow Hair 2”, e sua mais recente aparição foi em “Possessed”.

Veja o MV de ‘Liar’:

 

LADY

Lady (레이디) era um grupo feminino no qual todos os membros passaram por uma cirurgia de redesignação de sexo. Eles foram o primeiro grupo pop transgênero da Coréia.

O grupo consistia em 4 membros: Sinae , Sahara , Yoona e Binu . Eles estrearam em 7 de abril de 2005 pela Logi Entertainment com seu primeiro mini-álbum chamado “Attention”. Lady se desfez no início de 2007.

Sua formação foi inspirada no surgimento de Harisu. Lady lançou seu primeiro álbum autointitulado em 2005, consistindo de oito faixas, muitas delas sendo remixes de seus dois primeiros singles, “Attention” e “Ladies Night”. Houve muita atenção dada a elas pela imprensa, devido ao seu status único como uma banda transgênero em um país conservador.

No entanto, elas foram capazes de se apresentar em shows musicais coreanos apenas algumas vezes, enquanto suas músicas e vídeos não foram bem recebidos. A fim de angariar mais publicidade, elas lançaram um photobook com fotos de todos os membros do Lady mas isso também falhou.

Confira o MV de ‘Ladys Night’:

MRSHLL

Marshall Bang, mais conhecido pelo nome artístico MRSHLL (마샬) é um artista solo coreano que estreou em 5 de junho de 2018 pela Feel Ghood Entertainment.

Ele estreou oficialmente em 5 de junho de 2018 com seu mini-álbum solo “respire”. Em março de 2017, ele lançou sua primeira música co-escrevendo e cantando duas faixas do álbum do DJ Friz “The Record, Vol. R “. Ele lançou seu single solo“ Mirage ”no final de janeiro de 2020.

MRSHLL se tornou o primeiro artista assumidamente gay a aparecer na TV nacional coreana no final de 2017. Sobre se assumir para o público, ele disse:

“A maioria dos meus amigos na Coréia me disse que era suicídio social. Eu sabia que não seria fácil e entendia os riscos envolvidos nisso, mas eu só queria ser autêntico e aberto desde o início.”

(MRSHLL durante uma entrevista para a Billboard)

Escute agora mesmo ‘Never Too Late‘:

MAMAN

Maman, que originalmente estreou em 2007 com o nome artístico de Magoply. 

Ela estreou com Jerry Entertainment , e sua música de estreia contou com Kangin de Super Junior . Pouco depois de estrear, ela se revelou gay em uma entrevista. Sua empresa inicialmente queria fazer isso como uma brincadeira, mas não funcionou e ela foi expulsa da empresa. Ela então encontrou uma nova empresa, e está inativa desde 2015.

Confira o MV de ‘Obvious Story’:

 

Hanbit

Hanbit é uma modelo, atriz e cantora que estreou em 2016 com o grupo feminino Mercury. Com o apoio de seus pais, Hanbit foi submetida a uma cirurgia de redesignação sexual de homem para mulher em 2006. Em uma entrevista, ela afirmou:

“Viver com o próprio corpo feminino me trouxe a maior sensação de euforia.” Mas também que tem “uma boa lembrança do passado antes da operação”.

Hanbit era membro do grupo MERCURY. Mercury é um grupo feminino coreano que consiste em Choi Han-bit , HyeNa , SeHee , SeoA . A banda estreou pela Goan Entertainment em 7 de março de 2016.

O grupo feminino ganhou popularidade por causa da Hanbit. Embora não houvesse nenhuma notícia oficial da separação, há rumores de que o grupo realmente se separou em 2016.

Gostaram? Esperamos que mais idols LGBTQIA+ apareçam e que todos possam ser aceitos pelo que são!! A representatividade importa e mostra para a sociedade que não há nada de errado em sermos quem a gente realmente é.

Veja também as outras matérias do especial: 

Fontes: (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (13) / Fotos: Divulgação

Veja também!

The8 do Seventeen lançará álbum solo

Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro álbum solo, Stardust, no dia 4 de