Os Jogos Olímpicos de Paris de 2024, que começam no dia 26 de julho, terão uma atleta especial na disputa por medalhas, se trata da mesatenista chinesa Zhiying Zeng, de 58 anos de idade, que conquistou a vaga na maior competição esportiva do mundo após conquistar a medalha de bronze nos Jogos Pan Americanos de Santiago, em 2023.
Tia Tânia, como foi apelidada carinhosamente pela torcida chilena, vai disputar pela primeira vez os Jogos Olímpicos, na modalidade que começou a praticar há quase 50 anos, representando o Chile, ela buscará a primeira medalha do esporte para o país sulamericano.
Prodígio da modalidade, Zeng começou a praticar o tênis de mesa aos nove anos de idade e aos quinze já se tornou profissional, ganhando destaque ao integrar a equipe principal da Escola Militar de Pequim, aos 17, começou a ser convocada para a seleção nacional.
Neste período que integrava a seleção chinesa, uma mudança na regra que obrigava os atletas a usarem raquetes bicolores, o que permitia ao adversário a identificação do tipo de superfície do equipamento, facilitando que a direção e a velocidade da bola fossem previstas, a desanimou, fazendo com que desistisse da prática do esporte.
Aos 23 anos de idade ela resolveu se mudar para o Chile, indo morar próximo à fronteira com o Peru, onde ensinou a modalidade para crianças até se mudar para a cidade de Iquique, onde vive até hoje e começou a trabalhar com a importação e venda de produtos chineses.
Após vários anos afastada, em meio à pandemia de covid-19, Zeng resolveu voltar a praticar atividades físicas, mas ao perceber que levantamento de peso e ciclismo, atividades escolhidas, não davam o prazer que a modalidade que um dia praticou proporciona, ela decidiu voltar a jogar tênis de mesa.
Em 2022, ela voltou a disputar competições locais, vencendo todas, como é naturalizada, ela passou a integrar a seleção chilena de tênis de mesa em 2023, país que defendeu nos Jogos Pan Americanos do mesmo ano, disputados em Santiago, onde chegou até às oitavas de final e conquistou a medalha de bronze, diante de uma torcida que a abraçou e lhe apelidou de “Tia Tânia”
Existe uma regra que permite que um mesatenista possa defender outro país pelo menos uma vez após defender seu país natal, e agora Zeng só poderá representar o Chile até sua aposentadoria.
Ela será a oitava atleta mais velha a disputar os Jogos Olímpicos, na estreia, ela terá 58 anos e dez dias.
E aí? Tia Tânia vai conseguir fazer história em Paris?
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fontes: (1) (2) |Fotos: Divulgação / Instagram @taniazengchile