Ex-presidente Moon Jae-in. / Foto: Yonhap News
Na madrugada desta quarta-feira (4), no horário local, o ex-presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, se manifestou contra a declaração de lei marcial feita pelo presidente Yoon Suk-yeol. Em uma publicação em suas redes sociais, pediu uma resposta imediata da Assembleia Nacional, enfatizando a necessidade de proteger e restaurar os valores democráticos do país e condenou a medida e pediu que o exército se abstenha de ações que possam violar a Constituição ou os direitos democráticos da população sul-coreana.
“Peço que a Assembleia Nacional atue rapidamente para proteger a democracia que está desmoronando. Também peço ao povo que una forças para proteger e salvar a democracia, ajudando a Assembleia a desempenhar seu papel normalmente”, escreveu Moon em sua mensagem.
Moon afirmou que o exército “não deve cometer erros contra o povo novamente” e alertou sobre a gravidade de proclamações inconstitucionais, enfatizando que as Forças Armadas devem respeitar as atividades parlamentares e concentrar-se em suas obrigações legítimas. A mensagem foi publicada pouco após a meia-noite, quando a tensão política no país seguia elevada após a declaração de lei marcial pelo atual presidente.
Confira a declaração traduzida na íntegra:
“Como ex-Comandante Supremo das Forças Armadas, condeno firmemente esta situação.
As Forças Armadas não devem repetir os erros do passado ao se voltar contra o povo.
Elas não devem apoiar declarações inconstitucionais de lei marcial.Sob nenhuma circunstância, as Forças Armadas devem interferir ou obstruir as atividades da Assembleia Nacional e dos parlamentares, que possuem autoridade constitucional para exigir o levantamento da lei marcial.
As Forças Armadas devem cumprir seu dever de forma fiel, permanecendo no lugar que lhes compete.
Espero que se concentrem em sua missão principal: proteger a segurança nacional e responder a ameaças à ordem pública durante esta crise desencadeada pela declaração inconstitucional de lei marcial.”
Moon Jae-in ocupou a presidência da Coreia do Sul entre 2017 e 2022, sendo uma figura influente na política sul-coreana durante e após seu mandato.
Reações políticas à declaração de lei marcial
A declaração de lei marcial provocou uma forte reação em todos os espectros políticos. O líder do principal partido de oposição, Lee Jae-myung, do Partido Democrático, afirmou durante uma transmissão ao vivo: “A Assembleia Nacional precisa votar pela revogação da lei marcial, mas existe uma alta possibilidade de que o Exército seja usado para prender parlamentares. Peço aos cidadãos que venham ao Parlamento agora e protejam este país”.
Lee também acusou o presidente Yoon de “trair o povo” e declarou que a decisão de implementar a lei marcial é inválida. “A partir deste momento, Yoon Suk-yeol não é mais o presidente da República da Coreia”, afirmou.
Por outro lado, Han Dong-hoon, líder do Partido do Poder Popular, também criticou a medida, dizendo que “a declaração de lei marcial pelo presidente está errada” e prometeu trabalhar junto com o povo para impedir sua implementação.
Aspectos constitucionais
De acordo com o Artigo 77, parágrafo 5, da Constituição sul-coreana, se a maioria dos membros da Assembleia Nacional exigir o levantamento da lei marcial, o presidente é obrigado a atender imediatamente à solicitação. Essa regra também está prevista no Artigo 11 da própria Lei Marcial.
Com a maioria dos parlamentares votando pela revogação da medida, a expectativa é de que a lei marcial seja retirada em breve, caso o presidente cumpra suas obrigações constitucionais. No entanto, o país permanece em um estado de tensão política e social, enquanto as forças militares ainda controlam certos pontos estratégicos.
Pela primeira vez no Brasil, os artistas coreanos Gun-e, Gson e Lowell Straight desembarcam em…
Pela primeira vez no Brasil, os artistas HELLO GLOOM e from20 se apresentam no dia…
Formado por BM, J.seph, Somin e Jiwoo, o KARD é um dos grupos mistos mais…
Em 9 de janeiro, a Uncore, agência responsável pelo gerenciamento do grupo Close Your Eyes,…
O ano de 2024 foi marcante para a literatura coreana, Lee Sun-Young, autora de Farmácia…
Nesta terça-feira (7), foi celebrado o Dia do Leitor, uma data especial para refletir sobre…
View Comments
Blue Techker For the reason that the admin of this site is working, no uncertainty very quickly it will be renowned, due to its quality contents.
Blue Techker very informative articles or reviews at this time.
Blue Techker Very well presented. Every quote was awesome and thanks for sharing the content. Keep sharing and keep motivating others.
I loved as much as you will receive carried out right here The sketch is attractive your authored material stylish nonetheless you command get got an impatience over that you wish be delivering the following unwell unquestionably come more formerly again since exactly the same nearly a lot often inside case you shield this hike
Fantastic site Lots of helpful information here I am sending it to some friends ans additionally sharing in delicious And of course thanks for your effort
Thinker Pedia Good post! We will be linking to this particularly great post on our site. Keep up the great writing