Federação coreana é investigada por desvio de premiação de atletas olímpicos

Os valores não pagos pela federação coreana aos medalhistas somariam 378,7 milhões de won, aproximadamente R$ 1,5 milhão
federação coreana desvio premiação

O Centro Nacional de Denúncias sobre Corrupção no Mundo dos Esportes, criado pelo governo coreano, anunciou nesta segunda-feira (9) que recebeu diversas denúncias envolvendo suborno, desvio de fundos públicos, assédio e violência sexual, corrupção em contratações e manipulação de resultados. Entre as que foram discutidas, destacou-se a alegação de que a Federação de Tiro Coreana não pagou o prêmio em dinheiro destinado aos medalhistas olímpicos de Paris, desviando esses recursos para o pagamento de bônus de desempenho a funcionários administrativos.

Segundo o porta-voz do comitê, Jin Jong-oh, ex-atleta e deputado do Partido do Poder Popular, “não foi realizada uma verificação adequada no processo de seleção da nova presidência [da federação], e, como consequência, surgiram problemas como o não pagamento de recompensas aos jogadores”. O valor total do prêmio em dinheiro não pago aos atletas, revelado pelo comissário, é de 378,7 milhões de won, aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Em resposta, a Federação de Tiro negou que os bônus de desempenho dos funcionários tenham sido pagos com recursos destinados aos atletas, alegando que o pagamento aos funcionários foi realizado em janeiro deste ano, antes da realização das Olimpíadas de Paris. “O prêmio em dinheiro para os medalhistas olímpicos geralmente é pago dentro de um mês após o término da competição, mas é verdade que o prêmio ainda não foi pago aos medalhistas de Paris”.

As denúncias recebidas pelo centro abarcam diversos esportes, como tiro, badminton, taekwondo, patinação no gelo, futebol, natação, judô, luta livre, levantamento de peso, tênis e golfe. Além disso, o Ministério da Cultura, Esportes e Turismo está investigando a má gestão da Associação de Badminton, que teria forçado atletas a competir, além de irregularidades nos contratos de patrocínio, sistema de pagamento dos jogadores e uso indevido de subsídios.

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Threads, RunblerBlueskyTikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

Fonte (1) (2)/ Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.

Veja também!