Um lamentável caso de racismo aconteceu em partida amistosa na terça-feira, dia 16 de julho, entre o Wolverhampton Wanderers da Inglaterra e o recém chegado à elite do futebol europeu, o Calcio Como, da Itália.
O atacante sul-coreano Hwang Hee-chan, alegou ter sofrido uma ofensa racial na metade do segundo tempo da partida, proferida por um jogador da equipe italiana que não foi identificado, o que causou a interrupção do jogo, que estava sendo disputado sem torcida.
Após saber da ofensa sofrida por Hee-chan, o meia português, Daniel Podence, seu companheiro de equipe, deu um soco no jogador que teria proferido o insulto, o que causou sua expulsão direta.
O técnico do time inglês, Gary O’Neal se dispôs a abandonar a partida e tirar seu time de campo, mas o atacante coreano disse que gostaria que o jogo fosse finalizado.
Sobre o ocorrido, o técnico inglês comentou:
“Channy ouviu um comentário racista, o que é realmente decepcionante, falei com Channy sobre isso, verifiquei se ele queria tirar a equipe do campo ou ser substituído, mas ele estava interessado que a equipe continuasse e completasse o trabalho necessário.”
O Wolverhampton, equipe que Hwang defende desde 2022, quando foi contratado junto ao Red Bull Leipzig, da Alemanha, emitiu um firme comunicado sobre o ocorrido:
“O racismo ou discriminação de qualquer forma é completamente inaceitável e nunca deve ser deixado sem resposta, e o Wolves apresentará uma reclamação formal à UEFA em relação ao incidente.”
O clube pretende pedir o auxílio da FA (Football Association), para tomar providências junto às autoridades futebolísticas equivalentes, pedindo punição ao jogador e ao clube italiano.
A partida, que foi a primeira na preparação para a temporada de 2024 / 2025 do futebol inglês, terminou com vitória por 1×0 do time inglês e foi disputada em Marbella, na Espanha, com portões fechados ao público.
Não é a primeira vez que esse tipo de incidente lamentável acontece em partidas de pré temporada dos ingleses, há duas temporadas, em partidas disputadas contra o Farense de Portugal e contra o Levante da Espanha, o atacante sul-coreano já havia sofrido ataques racistas, sendo que na partida contra os espanhois, houve uma grande confusão após os insultos, o que resultou na expulsão de quatro jogadores.
O clube italiano declarou em nota oficial, que seu zagueiro não foi deliberadamente racista, e que tudo foi um mal entendido que alguns dos jogadores dos Wolves levaram de maneira desproporcional, dizendo que ele apenas disse que o jogador coreano “se achava o Jackie Chan” e não o chamado propositalmente pelo nome do famoso ator chinês, veja:
“Conversamos com o zagueiro em questão para saber o que foi dito. Ele nos disse que disse: ‘Ignore-o, ele pensa que é Jackie Chan’.
“Depois de falar detalhadamente com o nosso jogador, estamos confiantes de que isso se deve ao nome do jogador e às constantes referências a ‘Channy’ por parte de seus companheiros de equipe em campo.
“No que diz respeito ao nosso clube, o nosso jogador não disse nada ofensivo.
“Lamentamos que a reação de alguns jogadores do Wolves tenha feito com que este incidente fosse desproporcional.”
A UEFA, orgão máximo do esporte no continente europeu, se manifestou repudiando o ocorrido, mas ressaltou que não pretende interferir, porque não se tratava de uma partida organizada pelo órgão.
Cobiçado por outros clubes ingleses, como o Tottenham e Liverpool, o goleador coreano tem contrato com o time do Wolverhampton até 2028 e segue com sua equipe em preparação para a temporada, o técnico da equipe inglesa, deixou o jogador à vontade para decidir se quer o ou não disputar as próximas partidas amistosas, já que ele ficou bastante abalado com o ocorrido.
Lamentamos profundamente o ocorrido e seguiremos acompanhando os desdobramentos desse caso.
Fontes: (1) (2) (3) (4) |Fotos: Divulgação / Instagram @wolves
Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro…
A Netflix revelou durante o International Showcase nesta semana em Los Angeles, que 80% de…
A autora sul-coreana Lee Sun-Youngl, estreia no Brasil com o livro Farmácia do amor da…
A Japan House traz para o Brasil a exposição "A vida que se revela", em…
A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…
Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…
View Comments
helloI like your writing very so much proportion we keep up a correspondence extra approximately your post on AOL I need an expert in this space to unravel my problem May be that is you Taking a look forward to see you
Attractive section of content I just stumbled upon your blog and in accession capital to assert that I get actually enjoyed account your blog posts Anyway I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently fast
What i do not realize is in fact how you are no longer actually much more wellfavored than you might be right now Youre very intelligent You recognize thus considerably in relation to this topic made me in my view believe it from numerous numerous angles Its like men and women are not fascinated until it is one thing to do with Lady gaga Your own stuffs excellent All the time handle it up