O Urawa Red Diamonds, equipe de Saitama, é tricampeã da Liga dos Campeões da Ásia de 2022 após vencer o Al-Hilal. A competição precisou ser estendida para atual temporada por conta das restrições da Covid-19.
A partir de agosto de 2023, se inicia a qualificação para a próxima edição que adotará o calendário europeu, sendo disputada de Setembro de 2023 a Maio de 2024. Com o título, o time japonês é o primeiro classificado para o mundial de clubes, que será realizado no fim de 2023, o Urawa Red, será o representante asiático.
A partida
O Al-Hilal, sem seu melhor jogador, expulso na primeira partida, tentou os primeiros movimentos de ataque do jogo, o que fez o goleiro Nishikawa trabalhar. Apesar das boas defesas do goleiro do Urawa, o time japonês pareceu mais próximo de abrir o placar.
Em ataque pela direita de Sakai, a bola foi cruzada para área e Koroki, autor do gol no jogo de ida, saltou para golpear a bola que acertou o travessão do goleiro saudita Abdullah Al-Mayouf.
O gol do título saiu aos 2 minutos do segundo tempo. O norueguês Höibraten desviou lançamento para dentro da área e após a bola passar pelo goleiro, o peruano Carrillo, tentou tirar mas acabou colocando a bola dentro do próprio gol.
O gol foi um alívio para a torcida local, que lotava o Saitama Stadium 2002, uma vez que os árabes levavam perigo e obrigavam mais uma vez o goleiro japonês a realizar boas defesas.
Lançado ao ataque, o Al-Hilal ficou perto de chegar ao empate. Aos 90 minutos de jogo, o atacante nigeriano Ighalo, chutou forte mas parou em um “milagre” de Nishikawa, que saiu como nome da partida.
Melhores Momentos
Além de se garantir na edição de 2023 da Copa do Mundo de clubes, o time japonês também será um dos representantes asiáticos no mundial da FIFA de 2025, que trará um novo formato ao torneio.