O governo federal estabeleceu uma nova regra que exige a distribuição gratuita de água em eventos de grande porte até 25 de dezembro de 2024. A medida, publicada no Diário Oficial da União hoje, 27 de agosto, é válida para festivais, shows e competições esportivas. Essa determinação foi motivada pela preocupação com a saúde dos participantes, especialmente devido às altas temperaturas registradas nos últimos anos.
Os organizadores dos eventos devem garantir o acesso gratuito à água por meio de bebedouros ou distribuindo embalagens prontas para consumo em pontos estratégicos, chamados de “ilhas de hidratação”. Esses pontos devem ser facilmente acessíveis para todos os presentes.
Embora a norma exija a oferta gratuita de água, a venda do produto continua permitida, desde que não haja preços abusivos, cuja fiscalização será realizada por órgãos estaduais e municipais. Além disso, cabe aos organizadores decidir sobre o tipo de garrafas que podem ser utilizadas nos eventos para garantir a segurança do público.
Essa nova portaria não é a primeira do tipo. Em 2023, durante a turnê da cantora Taylor Swift no Brasil, uma medida semelhante foi adotada após a morte de uma fã por exaustão térmica em um dos shows. A nova regra pretende prevenir incidentes similares e assegurar o bem-estar dos participantes em eventos de grande porte.
Fonte: (1) | Foto: Divulgação