Nos Jogos Asiáticos de 2023, realizados em Hangzhou, na China, podemos acompanhar grandes esportistas em ação e ter um gostinho do que serão os Jogos de Paris, em 2024.
A China, país anfitrião, vem liderando o quadro geral de medalhas e aqui a gente faz um apanhado das duas primeiras semanas, passando pelos eventos de 19 de Setembro até 06 de outubro.
Entre os esportes com bola, vale destacar alguns esportes populares, como o Handebol, que teve sua disputa iniciada em 26 de setembro, a modalidade, conta com equipes Femininas e Masculinas.
Separado em dois grupos, a disputa se inicia com 9 países, sendo quatro no grupo A e 5 no grupo B, com as duas melhores equipes de cada grupo se classificando à semifinal.
Liderado até o momento pela Coreia do Sul, o GRUPO A é composto também por Cazaquistão, Uzbequistão e Tailândia.
O GRUPO B, é liderado até o momento pelo Japão e também conta com China, Índia, Nepal, e Hong Kong.
Em uma disputa onde os integrantes de cada grupo se enfrentam entre si, a partida de estreia foi entre Hong Kong e Japão , pelo Grupo B, com vitória contundente das japonesas por 10 – 38. com o placar de 5 – 18 no primeiro tempo e 5 – 20 no segundo.
Na segunda partida, agora pelo Grupo A, Tailândia e Cazaquistão mediram forças com as cazaquis, que abriram o placar marcando o primeiro gol logo aos 26 segundos de partida, foram superiores e fecharam o placar da partida com um ótimo placar de 20 – 44.
Fechando o primeiro dia, tivemos o encontro entre China e Nepal, com a seleção dona da casa vencendo de forma avassaladora as nepalesas, por 57 – 10.
No segundo dia, Índia e Japão entraram em quadra pelo Grupo B e as japonesas foram novamente dominantes, vencendo por 13 – 41, Kana Ozaki foi o destaque das nipônicas, marcando 11 gols na partida.
A segunda partida do dia, marcou a derrota do Uzbequistão, que não conseguiu fazer um jogo parelho contra a Coreia do Sul, por 16 – 42.
No início da partida, Madina abriu o placar para a seleção uzbeque, e apesar de se segurar por um tempo a frente do placar, não conseguiu segurar o ímpeto ofensivo das sul-coreanas, que viraram a partida, abriram 4 gols de vantagem e dominaram as ações para construir o elástico placar.
China e Hong Kong fecham o segundo dia de jogos com mais uma vitória chinesa, que saiu com o placar de 35 – 15.
No primeiro tempo, as jogadoras de Hong Kong fizeram um jogo relativamente equilibrado, fazendo 11 gols, mesmo tendo sofrido 17, chegou na segunda etapa, com chances de buscar o placar.
As chinesas se preocuparam em segurar o ataque adversário, e ampliaram sua vantagem, marcando 18 – 4.
No dia 27 de setembro, o terceiro dia de jogos, quatro jogos foram disputados, com o Japão entrando em quadra diante do Nepal, as japonesas dominaram e de forma avassaladora, fizeram 62 – 10 nas nepalesas.
No segundo jogo do dia, Uzbequistão e Cazaquistão abriram o Grupo A, em um jogo equilibrado e muito disputado, que terminou em 33 – 37 para as cazaques, com o segundo tempo sendo vencido por 21 – 22.
Ainda pelo Grupo A, a seleção da Tailândia foi a quadra diante da Coreia do Sul, e foram derrotadas pelo elástico placar de 14 – 45
Encerrando as disputas, Índia e Hong Kong se enfrentaram e terminaram a partida empatadas em 26 – 26, com direito a recuperação das indianas, que no segundo tempo, venceram por 16 – 14, após o primeiro tempo terminar em 10 – 12, para a seleção de Hong Kong
Após o bom empate, a seleção de Hong Kong conseguiu sua primeira vitória na competição, após medir forças com a seleção de Nepal, após um início de jogo equilibrado, com os doze primeiros minutos empatados, mas com Hong Kong conseguindo virar e se colocar à frente do marcador.
O placar final foi de 18 – 27.
Tailândia e Uzbequistão fizeram um jogo movimentado, onde a seleção uzbeque saiu com a vitória por 28 – 40, com o segundo tempo controlando bem e sendo vencido por 4 gols de diferença em relação às tailandesas.
Encerrando o dia com “chave de ouro”, Índia e China fizeram uma partida equilibrada, com o placar final de 30 – 37 para as anfitriãs.
Destaque para Xiuxiu Tian, da China, que fez 6 gols em 9 arremessos durante o jogo.
No dia 30 de setembro tivemos, entre outras partidas, um destaque especial para a disputa entre China x Japão, que após um jogo eletrizante, vitória japonesa por 26 – 25.
As japonesas buscaram o placar após sair perdendo por 11 – 8 no primeiro tempo, já no segundo, em uma disputa muito acirrada, com o Japão empatando após os 50 minutos e conseguindo no detalhe chegar ao gol da vitória, faltando 10 segundo para o final do jogo.
Ao fim da primeira fase, no GRUPO A, Coreia do Sul e Cazaquistão se classificaram para as semifinais e no GRUPO B as favoritas Japão e China seguiram na disputa das medalhas.
A disputa masculina no handebol, é realizada com mais países, que disputaram uma pré-fase para determinar os dois grupos finais, que vão brigar por duas vagas.
Os grupos finais, ficaram com Bahrain, Kuwait, Coreia do Sul e Irã no Grupo I e Catar, Japão, Cazaquistão e China no Grupo II
Ao fim das disputas de grupo, Bahrain e Japão, Catar e Kuwait que chegaram à disputa por medalhas.
Durante a fase de classificação, vale destacar algumas partidas, como Cazaquistão e Bahrain, com a vitória de 22 – 45 para os barenitas, que fecharam os dois tempos da partida com 11 e 12 gols de vantagem, respectivamente.
Os cataris começaram sua jornada vencendo Hong Kong por 36 – 18, os japoneses fizeram sua estreia contra a Arábia Saudita, vencendo por 38 – 29.
Ainda entre os classificados, o Kuwait fez um avassalador placar de 49 – 19 sobre a seleção da Tailândia, com destaque para Mohammed Alhendal, do Kuwait, que em 12 arremessos, fez 8 gols.
O Japão teve outra partida de destaque, vencendo 16 – 53 o selecionado mongol, com um impressionante 5 – 25 no segundo tempo de jogo.
Pelo lado japonês, Yuto e Izumoto fizeram 11 gols cada, com impressionantes 13 arremessos.
Nas semifinais, foram definidos os confrontos entre Bahrain e Japão / Catar e Kuwait na disputa por 3 medalhas na competição.
Separados em seis grupos, onde os dois melhores de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados se classificam para as oitavas de final, o torneio de futebol teve em sua fase de grupos uma disputa muito interessante, com as equipes favoritas impondo suas forças para chegar nas próximas fases.
No Grupo A, vale destacar o desempenho da China, que venceu por 5 x 1 a Índia e fez 4 x 0 sobre Myanmar, mas teve dificuldades contra Bangladesh, em um jogo que terminou empatado em 0 x 0.
No Grupo B, as duas primeiras colocações ficaram com Irã e Arábia Saudita, os favoritos do grupo, que venceram bem suas partidas contra Mongólia e Vietnã, e empataram entre si.
Já a disputa do Grupo C entre Hong Kong x Uzbequistão, que eram as únicas equipes no grupo e disputaram duas partidas, ambas com vitórias dos uzbeques, com o placar de 0 x 1 e 2 x 1, respectivamente.
O Grupo D tinha três seleções, com Japão, Palestina e Catar, com os japoneses “sobrando” no grupo como esperado, vencendo todos seus jogos, de 3 x 1 sobre os cataris e de 1 x 0 sobre os palestinos.
Com mais países, o Grupo E foi construído com Coreia do Sul, Bahrein, Tailândia e Kuwait, os “tigres asiáticos”, como são conhecidos os sul-coreanos, conseguiu lidar tranquilamente do grupo e terminar em primeiro colocado, vencendo os seus três jogos, com direito a um “sonoro” 9 x 0 sobre o Kuwait.
O meio campista coreano Wooyeong, fez 3 gols em três finalizações e Youngwook-Cho, que fez 2 gols em dois chutes, foram os destaques da partida.
No Grupo F, o último da disputa, foi disputado entre Coreia do Norte, Taipei Chinesa, Quirguistão, e Indonésia, que foi dominado e liderado pelos norte-coreanos, que venceram todos seus jogos, já em último lugar, ficou a equipe de Taipei Chinesa, que chegou a ser goleada pelo Quirguistão.
Após a fase de grupos, as oitavas de final ficaram definidas com jogos entre: Irã x Tailândia, Coreia do Norte x Bahrein, China x Catar, Hong Kong x Palestina, Coreia do Sul x Quirguistão, Uzbequistão x Indonésia, Índia x Arábia Saudita e Japão x Myanmar.
A disputa do futebol feminino acontece com 5 grupos, onde as duas melhores equipes vão para as quartas de final, com as duas melhores terceiras colocadas também sendo classificadas para a disputa eliminatória.
Dominante desde as categorias de base, o Japão voltou a se destacar e dominou a disputa de seu grupo, assim como a China, que apesar da Copa do Mundo abaixo, tem muita qualidade e dominância no cenário continental.
Composto por China, Mongólia e Uzbequistão, o Grupo A foi dominado pelas chinesas, que além de vencer todos seus jogos fez um avassalador 16 x 0 sobre as mongóis, com direito a 5 gols da atacante Wang Shaung.
No Grupo B, Taipei Chinesa, Tailândia e Índia se enfrentaram com destaque para as taiwanesas, que levaram sua seleção para a fase seguinte após vencer a Índia por 2 x 1 e a Tailândia por 1 x 0.
Pelo Grupo C, Coreia do Norte e Singapura mediram forças, com a classificação norte-coreanas garantindo a vaga após dominar e vencer as duas partidas, sendo a primeira por 7 x 0 e a segunda por 10 x 0
A atacante coreana, Kyongyong que já havia marcado na primeira partida, fez 5 gols na segunda partida do confronto.
No Grupo D Japão e Vietnã ficaram com a vaga, as japonesas, não “tomaram conhecimento” das adversárias, vencendo pelo placar de 8 x 0 Bangladesh e Nepal e fechando a fase classificatória com a vitória de 7 x 0 diante do Vietnã.
No Grupo E, Coréia do Sul, Myanmar, Hong Kong e Filipinas mediram forças pela vaga nas quartas de final, com as coreanas e as filipinas alcançando a classificação.
Primeira colocada do grupo, a Coréia do Sul chegou a fazer 5 x 0 nas Filipinas, que foram as segundas colocadas.
Outra seleção do grupo que conseguiu vencer uma partida além das classificadas, foi Myanmar, que fez 1 x 0 em Hong Kong, com gol de Yin Loon.
A cobertura das duas primeiras semanas dos Jogos Asiáticos vão seguir em uma segunda parte, com destaques de outras modalidades.
E aí? Quem vai conseguir chegar o tão sonhado pódio?
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…