Notícias

Indonésia: cenário político se define para eleição presidencial de 2024

Na semana de 19 a 25 de outubro, os holofotes políticos estiveram voltados para a Indonésia, a quarta nação mais populosa do mundo, com o início do período de eleição presidencial para 2024. As eleições, agendadas para 14 de fevereiro, não apenas determinarão o próximo presidente, mas também renovarão o parlamento nacional. Cerca de 205 milhões dos mais de 270 milhões de habitantes estão aptos a votar, sendo que um terço desses eleitores tem menos de 30 anos, segundo a comissão eleitoral do país.

Três candidatos presidenciais e seus vices tiveram a oportunidade de apresentar suas credenciais e plataformas políticas à comissão eleitoral. Entre eles, está Prabowo Subianto, ministro da Defesa que já enfrentou o atual presidente Joko Widodo em 2014 e 2019, mas saiu derrotado em ambas as ocasiões. Ganjar Pranowo e Anies Baswedan também estão na disputa, representando o Partido Democrático Indonésio de Luta e uma candidatura independente, respectivamente.

Prabowo Subianto, Anies Baswedan, e Ganjar Pranowo, candidatos à Presidência da Indonésia.

Críticos expressaram preocupações sobre a integridade da eleição de 2024, apontando tentativas do presidente Jokowi de manter influência após deixar o cargo. Eles destacam uma mudança nos critérios de elegibilidade que permitiria o filho de Jokowi a se juntar a Prabowo como seu vice, uma manobra vista por alguns como prejudicial à democracia de 25 anos da Indonésia.

A política indonésia muitas vezes se torna uma batalha de personalidades em vez de políticas, com candidatos promovendo plataformas semelhantes voltadas para crescimento, empregos e pluralismo no país com a maior população muçulmana do mundo.

Para vencer, um candidato precisa de uma maioria simples de votos, ou seja, mais de 50%. Caso nenhum candidato alcance essa margem no primeiro turno, uma segunda rodada de votação será realizada em junho entre os dois candidatos mais votados. O próximo presidente assumirá o cargo em outubro de 2024.

À medida que a data das eleições se aproxima, os candidatos intensificarão suas campanhas, viajando pelo extenso arquipélago para encontrar eleitores e construir apoio.

 

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

 

Fonte: (1)
Daniele Almeida

View Comments

  • Fantastic beat! I'm interested in learning as I explore your website. How can I sign up for your blog? Your account has been a valuable resource for me, and your post has given me a clear understanding of the topic. Keep up the great work! By the way I am a Senior Researcher @ (Clickmen™)

Recent Posts

K-Turnê 2025 com YOUNITE

YOUNITE se apresentará de 16 a 31 de agosto em sete cidades brasileiras; os shows…

2 horas ago

Instituto CPFL lança série documental sobre Brasil e China

Série documental “Brasil e China” estreia no YouTube e na TV Cultura, destacando laços econômicos,…

4 horas ago

Com K-R&B envolvente, Colde estreia no Brasil e conquista São Paulo

O cantor, compositor e produtor sul-coreano Colde encantou o público no Cine Joia, em São…

8 horas ago

Ministro da Cultura planeja a “K-culture” de 300 trilhões de Won

Ministro indicado, Chae Hwi Young, quer transformar a “K-culture” e turismo com inteligência artificial e…

22 horas ago

Kim Nam Gil fala sobre armas em “Trigger” e levanta debate realista

O ator, Kim Nam Gil, acredita que o tema do novo K-drama “Trigger” é plausível…

22 horas ago

1Verse faz sua grande estreia no K-pop

1Verse chama atenção por reunir desertores norte-coreanos, americanos e japoneses com histórias únicas e talento…

22 horas ago