Últimas Notícias
Brasil

Japan House São Paulo inaugura exposição “Heiwa” pelos 80 anos dos ataques nucleares ao Japão

Mostra fica em cartaz até 31 de agosto com entrada gratuita e ações educativas sobre paz e memória histórica

Japan House São Paulo inaugura exposição “Heiwa” pelos 80 anos dos ataques nucleares ao Japão

Exposição “Heiwa, um apelo de paz” na JHSP Créditos: Thiago Minoru

Em memória aos 80 anos dos bombardeios nucleares em Hiroshima e Nagasaki, a Japan House São Paulo abriu nesta terça-feira, 6 de agosto, a exposição “Heiwa, um apelo de paz”. A mostra fica em cartaz até 31 de agosto, com entrada gratuita.

“Heiwa”, que significa “paz” em japonês, reúne elementos históricos e simbólicos que convidam à reflexão sobre os impactos da guerra e a importância da coexistência pacífica. Um dos destaques é o tsuru original feito por Sadako Sasaki, doado por sua família à Associação Hibakusha Brasil pela Paz. A peça foi emprestada especialmente para esta exposição.

Poema escrito por Ayako Morita

Durante todo o período da mostra, o público poderá doar tsurus de origami, que serão enviados ao Parque Memorial da Paz, em Hiroshima. Oficinas de origami para crianças serão realizadas nos dias 17 e 31 de agosto, às 11h e 14h, com vagas limitadas. Também haverá sessões abertas ao público ao longo das semanas.

Outro núcleo da exposição apresenta 94 desenhos criados por crianças de vários países no concurso Peaceful Towns, promovido pela ONG Mayors for Peace. Também compõe a mostra um poema da hibakusha Ayako Morita, cedido pela Associação Hibakusha Brasil pela Paz.

O público poderá visualizar imagens atuais das cidades de Hiroshima e Nagasaki por meio de monóculos e conteúdos fornecidos por entidades de turismo locais. A exposição também traz uma instalação de origami criada por Mari Kanegae, que representa um jardim de oleandros brancos — flores que floresceram em Hiroshima após o ataque e que simbolizam resiliência.

A Japan House São Paulo está localizada na Avenida Paulista, 52. A entrada é gratuita, com opção de agendamento online. As oficinas infantis exigem inscrição prévia via Hoppin.

Tsuru de Origami dobrado por Sadako Sasaki

Serviço

Exposição: “Heiwa, um apelo de paz”
Período: 6 a 31 de agosto de 2025
Local: Japan House São Paulo – Av. Paulista, 52 – 1º andar
Horário: Terça a sexta, 10h às 18h | Sábados, domingos e feriados, 10h às 19h
Entrada: Gratuita (reservas opcionais pelo site)

Oficinas de Origami – Tsuru pela Paz
Datas: 17 e 31 de agosto, às 11h e 14h
Inscrições: Gratuitas, via plataforma Hoppin (vagas limitadas)

Monóculos com fotografias de Hiroshima e Nagasaki nos dias atuais

Fonte: Japan House | Fotos: Thiago Minoru

Ligue 180