Localizado no coração do Sudeste Asiático, na região da Indochina, o Laos faz fronteira com a China, Camboja, Vietnã, Myanmar e Tailândia.
O país abrange uma área de 236.800 km², onde vivem 6,3 milhões de habitantes. Sua capital é a cidade de Vientiane, a mais populosa do país, com aproximadamente 460 mil habitantes. Por causa da falta de modernização e da expansão das telecomunicações, o país é bem isolado comparado à seus vizinhos.
A atividade primária é a agricultura, tendo o arroz como o principal produto de comercialização. A cultura local e a economia são basicamente rurais: 45% do PIB do país corresponde à agricultura, o setor emprega 73% de toda a população.
Embora não-envolvido diretamente na Guerra do Vietnã, o país foi fortemente atacado em suas fronteiras e recebeu carregamentos de bombas despejados de aviões que sobrevoavam seu território. O território ficou conhecido como o país mais bombardeado da história das guerras modernas.
Antiga colônia francesa, o governo comunista fechou a nação ao mundo e nas últimas duas décadas os turistas começaram a redescobrir seus tesouros. Os visitantes são atraídos pelos bistrôs, construções coloniais de Luang Prabang, os belos templos e as influências soviética e francesa moldadas ao estilo asiático. Alguns elementos ocidentais na paisagem, como uma reprodução do Arco do Triunfo e bulevares típicos da arquitetura francesa, são atrações fáceis de serem identificadas.
O pequeno e modesto país do Sudeste Asiático possui muitas riquezas naturais e culturais, inúmeras atrações turísticas, sendo um destino muito procurado para ecoturismo e turismo de aventura. Na capital Vientiane, por conta da baixa quantidade de turistas, é possível ter um contato mais próximo da realidade, da cultura, da rotina e do estilo de vida, do povo laosiano.
Com quase 70% da população budista e com uma grande quantidade de templos espalhados por todos os lugares, circulam, misturados a uma sorridente população, monges e noviços budistas ansiosos pelo contato com visitantes vindos do ocidente, seja para treinar o inglês ensinado nos monastérios ou para trocar informações com os visitantes, o que acaba sendo uma porta de entrada para um bom chá da tarde ou outras cerimônias reservadas.
Apesar de ser um dos países mais pobres do mundo, com pouca ou quase nenhuma influência estrangeira, com exceção à influência arquitetônica, o povo laosiano é considerado muito sorridente, sendo uma forma de cumprimento imprescindível no Laos, e curioso quando se tratam de turistas. Os viajantes repensam seus roteiros badalados em outros países da Ásia para visitar as paisagens paradisíacas laosianas.
O transporte é basicamente feito em motocicletas tuktuk. Estabelecimentos iniciam seu expediente por volta do meio dia e a tranquilidade é a grande aliada nos roteiros turísticos.
Se for começar a empacotar suas coisas para visitar o Laos, temos boas notícias.
O pequeno país está listado como um dos lugares ondes mulheres desacompanhadas podem explorar com segurança. Todo cuidado é pouco, mas saber que podemos conhecer paisagens deslumbrantes, templos belíssimos e uma cultura muito rica e com poucas possibilidades para imprevistos, nos deixa aliviadas.
Vistos são necessários e você pode tirá-lo no aeroporto. Existe a modalidade de 15 dias, podendo ser estendido. Como não há embaixada brasileira, nem voos diretos, os acessos para o Laos podem ser feitos de várias maneiras.
E aí, o que você achou do Laos? Que tal chamar um amigo para visitar com você? Comenta com a gente!
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…
View Comments
Que lugar maravilhoso. Me apaixonei