Laos, a tranquilidade de um povo sorridente

Foto: Rio Nam Song Vang Vieng, Laos | Ahmad Syukaery

Conheça um pouco do Laos

 

Localizado no coração do Sudeste Asiático, na região da Indochina, o Laos faz fronteira com a China, Camboja, Vietnã, Myanmar e Tailândia.

Laos
Getty Images/ Peter Adams

 

Território e Economia

O país abrange uma área de 236.800 km², onde vivem 6,3 milhões de habitantes. Sua capital é a cidade de Vientiane, a mais populosa do país, com aproximadamente 460 mil habitantes. Por causa da falta de modernização e da expansão das telecomunicações, o país é bem isolado comparado à seus vizinhos.

A atividade primária é a agricultura, tendo o arroz como o principal produto de comercialização. A cultura local e a economia são basicamente rurais: 45% do PIB do país corresponde à agricultura, o setor emprega 73% de toda a população.

Getty Images/ Gunter Fischer

 

Embora não-envolvido diretamente na Guerra do Vietnã, o país foi fortemente atacado em suas fronteiras e recebeu carregamentos de bombas despejados de aviões que sobrevoavam seu território. O território ficou conhecido como o país mais bombardeado da história das guerras modernas.

 

A combinação Cultural

Antiga colônia francesa, o governo comunista fechou a nação ao mundo e nas últimas duas décadas os turistas começaram a redescobrir seus tesouros. Os visitantes são atraídos pelos bistrôs, construções coloniais de Luang Prabang, os belos templos e as influências soviética e francesa moldadas ao estilo asiático. Alguns elementos ocidentais na paisagem, como uma reprodução do Arco do Triunfo e bulevares típicos da arquitetura francesa, são atrações fáceis de serem identificadas.

Laos
Luang Prabang, Laos | Getty Images/ Holgs

 

Laos
Luang Prabang, Laos | Getty Images/ Aluxum

 

Laos
Vientiane, Laos | Getty Images/ Tumjang

 

Natureza paradisíaca

O pequeno e modesto país do Sudeste Asiático possui muitas riquezas naturais e culturais, inúmeras atrações turísticas, sendo um destino muito procurado para ecoturismo e turismo de aventura. Na capital Vientiane, por conta da baixa quantidade de turistas, é possível ter um contato mais próximo da realidade, da cultura, da rotina e do estilo de vida, do povo laosiano.

Vang Vieng, Laos | Getty Images/ Placebo365

 

Rio Mekong, Luang Prabang, Laos | Getty Images/ Mlenny

 

Laos
Cachoeiras de Kuang Si, Luang Prabang, Laos | Getty Images/ GorazdBertalanic

 

Cachoeiras de Kuang Si, Luang Prabang, Laos | Getty Images/ Khaichuin Sim



Tradição Budista

Com quase 70% da população budista e com uma grande quantidade de templos espalhados por todos os lugares, circulam, misturados a uma sorridente população, monges e noviços budistas ansiosos pelo contato com visitantes vindos do ocidente, seja para treinar o inglês ensinado nos monastérios ou para trocar informações com os visitantes, o que acaba sendo uma porta de entrada para um bom chá da tarde ou outras cerimônias reservadas.

Laos
Luang Prabang, Laos | Getty Images/ PDerrett

 

Luang Prabang, Laos | Getty Images/ Santiago Urquijo Zamora

 

Xieng Khuan, margem do Rio Mekong, Laos | Getty Images/ Ania Blazejewska

 

Getty Images/ Peter Adams

 

Povo sorridente

Apesar de ser um dos países mais pobres do mundo, com pouca ou quase nenhuma influência estrangeira, com exceção à influência arquitetônica, o povo laosiano é considerado muito sorridente, sendo uma forma de cumprimento imprescindível no Laos, e curioso quando se tratam de turistas. Os viajantes repensam seus roteiros badalados em outros países da Ásia para visitar as paisagens paradisíacas laosianas.

O transporte é basicamente feito em motocicletas tuktuk. Estabelecimentos iniciam seu expediente por volta do meio dia e a tranquilidade é a grande aliada nos roteiros turísticos.

Getty Images/ Holgs

 

Fazendo as malas

Se for começar a empacotar suas coisas para visitar o Laos, temos boas notícias.

O pequeno país está listado como um dos lugares ondes mulheres desacompanhadas podem explorar com segurança. Todo cuidado é pouco, mas saber que podemos conhecer paisagens deslumbrantes, templos belíssimos e uma cultura muito rica e com poucas possibilidades para imprevistos, nos deixa aliviadas.

Vistos são necessários e você pode tirá-lo no aeroporto. Existe a modalidade de 15 dias, podendo ser estendido. Como não há embaixada brasileira, nem voos diretos, os acessos para o Laos podem ser feitos de várias maneiras.

 

E aí, o que você achou do Laos? Que tal chamar um amigo para visitar com você? Comenta com a gente!

 

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no InstagramTwitterTikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fontes: (1), (2), (3), (4)

 

Veja também!