A Copa Mundial de Clubes da FIFA começou no último dia 12 de dezembro, com a estreia do Al-Ittihad, atual campeão saudita, e representante do país sede.
O adversário foi o representante da Oceania, o Auckland City, o time neozelandês não foi um adversário a altura e foi dominado pelos anfitriões, que não fizeram um placar mais elástico devido a boa atuação do goleiro Conor Tracey.
Apesar de já ter um time mais técnico e com mais tradição que o adversário vindo da Oceania, a equipe saudita entra como uma das favoritas a chegar à final, no primeiro grande teste para o elenco recheado de estrelas, como por exemplo os franceses Ngolo Kanté e Karim Benzema.
Campeão Mundial com o Corinthians, Romarinho é um dos destaques da equipe saudita |Foto: Divulgação / Instagram @ittihadclub.sa
Logo no primeiro minuto da partida, a equipe saudita chegou ao ataque com bons toques, até que Romarinho, o brasileiro que há anos brilha no futebol árabe, recebeu e finalizou de fora da área, levando perigo ao gol dos neozelandeses.
Construindo as jogadas sem sofrer na defesa, logo pareceu que o gol dos donos da casa seria uma questão de tempo.
Aos 12 minutos de jogo, o time asiático voltou a levar perigo, em outra boa jogada em toques rápidos, que se infiltraram na defesa com certa facilidade, Kanté recebeu a bola, cruzou, a zaga afastou e Igor Coronado que ficou com a sobra, finalizou por cima da trave.
Dois minutos depois uma nova chegada ao ataque, desta vez pela esquerda, quase tirou o 0x0 do placar, quando a bola foi cruzada na área, a defesa falhou e Benzema dominou a bola, girou e finalizou também por cima do gol.
A dominância do Al Ittihad só veio a se transformar em gol aos 28 minutos, quando a jogada criada desde o meio de campo, levou Al Hawsawi a ser lançado em velocidade, elee cruzou para Romarinho, que dominou na entrada da área, chutou com desvio e abriu o placar, 1×0.
O gol animou o atacante brasileiro, que novamente voltou ao ataque aos 30 minutos, e ao receber a bola, após erro da zaga, finalizou de três dedos e só não ampliou o placar porque o goleiro Tracey fez uma linda defesa.
Poucos minutos depois, se o brasileiro não teve sucesso, o francês Ngolo Kanté, campeão do mundo em 2018, teve melhor sorte, ao finalizar de primeira, após a zaga afastar mal um cruzamento, e acertou o ângulo do goleiro neozelandês, abrindo 2×0.
O bem treinado time da casa, sacramentou sua vitória ainda no primeiro tempo de jogo, quando em novo ataque em velocidade, a bola chegou em Kanté, que tocou de letra para Muhannad Shanqeeti, que cruzou para Benzema, completar para o gol.
O Francês que foi eleito o Melhor do Mundo em 2022 e é uma das maiores estrelas do campeonato local, “carimbou” a passagem de sua equipe para a próxima fase.
O segundo tempo de jogo foi marcado por outras boas jogadas criadas pelo bom ataque do time arábe e pela brilhante atuação do goleiro do Auckland, que fez pelo menos três grandes defesas, que evitaram que sua equipe levasse uma goleada maior.
Os neozelandeses se despediram da disputa do Mundial, enquanto os sauditas seguem “vivos”, e vão enfrentar um dos mais tradicionais times da competição, o Al Ahly, time egípcio que venceu a Liga dos Campeões da África.
A partida entre Al Ittihad x Al Ahly será disputada na sexta-feira às 15:00, no horário de Brasília, com a transmissão do FIFA+, da CazéTV e pelo grupo GLOBO, no Globo Play e no GE.com
O vencedor do embate será o adversário do Fluminense, time brasileiro e atual campeão da Libertadores da América.
Veja os Melhores Momentos AQUI
Campeão da Liga dos Campeões da Ásia, o Urawa Red Diamonds do Japão fará a sua estreia também na sexta-feira, às 11:30 da manhã, com as transmissões também da CazéTV, FIFA+, e do grupo Globo no GE.com e na GloboPlay.