Em 10 de julho, a Netflix decidiu remover a série dramática chinesa “Flight to You” de seu serviço no Vietnã após o governo do país proibir a exibição da produção. A proibição ocorre devido a preocupações semelhantes às levantadas em relação ao próximo filme da Warner Bros., “Barbie“.
Um porta-voz da Netflix confirmou que a série foi removida em cumprimento à decisão do regulador vietnamita, que levantou objeções sobre elementos presentes na trama. No entanto, a série ainda está disponível em outros mercados onde o serviço de streaming opera.
Tanto “Barbie” quanto “Flight to You” foram criticados por incluir cenas com um mapa do Mar da China Meridional que mostra a controversa “linha de nove traços”. Essa linha representa a reivindicação territorial da China para quase toda a área, algo que o governo vietnamita considera uma violação de sua soberania. O Vietnã deixou claro que não tolerará a presença da “linha de nove traços” em filmes e séries de TV.
A Warner Bros., produtora de “Barbie”, negou que o mapa exibido no filme represente a “linha de nove traços”. Segundo a empresa, o mapa é um simples desenho infantil, não tendo a intenção de fazer qualquer declaração política. No entanto, o conselho de censura cinematográfica das Filipinas anunciou que está revisando o filme após pressões do Senado do país.
No caso de “Flight to You”, a situação é mais clara. O Departamento de Cinema do Vietnã revisou minuciosamente os episódios da série e encontrou a presença da “linha de nove traços” em diversos deles. Diante disso, o departamento ordenou que a Netflix e a operadora FPT Telecom JSC retirassem o programa de seus serviços e confirmassem sua conformidade com a decisão.
A série, que conta a história de uma mulher em busca de se tornar uma capitã de uma companhia aérea fictícia, é produzida pela renomada casa de dramas chinesa Huace. Embora tenha sido indicada como melhor série de TV na cerimônia anual de drama da TV chinesa e seja popular em plataformas de streaming chinesas como iQiyi e Tencent Video, sua exibição no Vietnã foi interrompida devido às questões relacionadas ao mapa polêmico.
Essa não é a primeira vez que o Vietnã expressa preocupações sobre a representação da “linha de nove traços”. O país se juntou às Filipinas, Brunei, Malásia e Taiwan nas reivindicações territoriais no Mar da China Meridional, uma área estrategicamente importante e rica em recursos naturais. Em 2016, um tribunal de resolução de disputas da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS) decidiu contra a validade da “linha de nove traços”, embora a China não reconheça essa decisão e continue a defender sua posição.
No Brasil, a série “Flight to You” ainda não está disponível no catálogo da Netflix, porém pode ser encontrada no VIKI.