Estamos em clima de ano novo e viemos dividir um pouquinho das maravilhosas tradições da Ásia nessa época do ano. Anteriormente, no nosso post de Natal mostramos um pouco das atividades e gastronomia nessa época tão festiva para nós. Seguindo ou não o calendário ocidental, o ano novo tem sempre muitos símbolos e rituais para pedir prosperidade, saúde e proteção e não poderia ser diferente na Ásia.
A crença de que comer certos alimentos nessa época trazem boa sorte está por toda parte. Assim, esse simbolismo vai além do ato de ingerir o alimento, como por exemplo, como o nome do alimento soa ou se escreve, a forma que é preparado e a maneira que é servido torna a refeição muito mais especial.
Comidas como peixes, frutas e pasteizinhos se tornam muito mais que comidas de dia-a-dia, mas prenunciam o ano que virá e os desejos dos dias esperados: Sorte, prosperidade, união. Ingeri-los é um convite para que seus dias sejam repletos com esses desejos e realizações. Conheça o que faz parte dessa festividade em alguns lugares.
China
Apesar de celebrar a passagem de ano do dia 1 de janeiro, a China celebra o ano novo pelo calendário Lunar (12 de fevereiro esse ano) e nessa época são consumidos os seguintes alimentos:
-
Jiaozi
Os “pasteizinhos” que estão muito presentes na cultura asiática não podiam faltar na celebração chinesa. Simbolizam a riqueza e possuem uma história de 1800 anos, não é exclusivamente consumido nessa época. Entretanto, na passagem do ano, são servidos cozidos ou no vapor e se esconde moedas nos pastéis para que, quem as encontrar, tenha muita sorte no ano que se inicia. Inclusive os recheios tem fortes significados:
Salsão – Simboliza o trabalho duro que é recompensado com a riqueza;
Alho-poró – simboliza a abundância;
Repolho – refere-se à centenas de maneiras de fazer fortuna.
-
Peixe (Yu)
Primeiramente devemos frisar que este é um prato indispensável nas reuniões. A sua pronúncia chinesa “Yu” significa abundância e fortuna. Nessa data é usada uma benção que menciona o Yu, pedindo que a prosperidade seja recebida durante o ano todo. O peixe também é ligado à ancestralidade chinesa por ter a função de exorcizar os maus espíritos. Além disso, tipos diferentes de peixe tem significados diferentes e até regras para comer são praticadas para trazer sorte. É considerado o prato mais importante para ser consumido nessa data.
-
Bolinhas de arroz glutinoso ou Bolo de ano novo
Chamado de Tangyuan e Yuanxiao, é um prato que trás sorte e é consumido normalmente durante o Festival da Lanterna. Por esta razão, em muitas regiões da China eles são consumidos nas festividades de Ano Novo. Diferente dos pasteizinhos, ele é feito com uma massa de arroz glutinoso e recheado com pasta de feijão, açúcar mascavo, frutas secas e castanhas variadas. É servido cozido e seu formato redondo representa a união familiar e o sentimento de completude.
Macarrão da longevidade
Com uma alimentação baseada em macarrão e arroz, o macarrão da longevidade é um alimento especial para o Ano Novo Chinês. É consumido também em aniversários, principalmente nos dos idosos. Comer o macarrão da longevidade no ano novo simboliza que tudo virá com leveza no ano que se inicia. Anteriormente, costumava ser feito de um único e extenso fio de macarrão, mas hoje em dia é feito de vários fios longos e, segundo a tradição, você deveria comer o fio inteiro ou sua sorte seria quebrada.
Trocar envelopes vermelhos
Envelopes vermelhos com uma quantia em dinheiro são entregue aos mais novos, é um presente dado pelos pais, avós e outros parentes. Costumam ser notas novas e o valor pode variar bastante. Alguns dos presenteados utilizam o dinheiro para comprar material escolar ou livros para o ano que se inicia.
Fogos de Artificio
Por último temos os fogos de artificio, que também são parte da tradição chinesa, para recepcionar o ano que chega e para assustar os maus espíritos. Hoje em dia, por medidas de segurança, em grandes cidades como Beijing e Shangai, é proibido o uso pessoal de fogos de artificio, então o governo promove grandes queimas de fogos e shows variados para entreter a população.
Japão
-
Ozoni
Conhecido como ozoni ou zoni, é uma sopa normalmente consumida no Ano Novo. A sopa possui variações nos ingredientes, mas consiste em vegetais, frango e algumas vezes tofu numa base de missô e shoyu. Quase sempre se come com mochi e os vegetais podem ser cenouras, cogumelos, e muitos outros. O mochi, assim como o macarrão representa a longevidade e não pode faltar em festividades.
-
Osechi
Tradição que se iniciou no período Heian (794 a 1185), onde se diz que ninguém deveria usar fogo ou cozinhar uma refeição, com exceção da zoni, nos primeiros 3 dias do ano, então se preparam caixas com alimentos que não estragariam, mesmo mantidos em temperatura ambiente. Os ingredientes que compõem o osechi variam de quem o prepara e é comum encontrá-los em caixas de bentô pretas ricamente decoradas e com vários compartimentos.
Feijões pretos: Normalmente são feitos doces e representam o trabalho árduo;
Datemaki: É um tipo de omelete levemente adocicado, misturado com bolo de peixe e representa a educação;
Kobumaki/Konbumaki: Um prato com um tipo de algas enroladas. As algas são muito consumidas no Japão, sendo essa chamada de Kombu e representa a felicidade;
Kazunoko: Ovas de arenque, costumam ser servidas salgadas e crocantes e representam a fertilidade;
Camarões: É muito comum encontrar camarões em muitas variedades de osechi. Algumas vezes são servidos inteiros e em tamanho grande, como tempurá e algumas vezes descascados. Representam a longevidade, como vários outros ingredientes consumidos no Ano novo.
-
Kagami mochi
Significando literalmente bolo de arroz espelhado, é um bolo especial que consiste em dois mochis, um maior e um menor em cima e é dedicado aos deuses durante o Ano Novo. Simbolizam os anos que chegam.
-
Otoshidama
Assim com a tradição chinesa, o Japão também costuma entregar alguma quantia de dinheiro para as crianças no Ano Novo, não costuma ser uma quantia alta, mas todas as crianças esperam por isso.
-
Fukubukuro
Outra tradição japonesa muito comum é sair e comprar o Fukubukuro no Ano Novo. São bolsas ou cestas vendidas com valores diferentes, onde as pessoas compram sem saber o que está em seu interior. Normalmente o conteúdo vale mais do que foi pago, mas o risco está em comprar algo sem saber o que é. As pessoas fazem filas imensas para comprar e são presentes populares nessa festividade.
Coreia do Sul
-
Tteokguk
É a sopa coreana de Ano Novo. O formato da massa de arroz relembra o formato das moedas coreanas antigas, então a sopa simboliza riqueza e prosperidade. É também consumida em outras festividades, mas não pode faltar na passagem de ano.
-
Jeon
É um tipo de panqueca coreana que é servida normalmente em feriados. Podem ser encontradas num formato de coração com carne de caranguejo.
-
Yaksik
Um doce de arroz coreano com frutas secas, nozes e mel, é levemente adocicado e um pouco grudento. É oficialmente uma das comidas que se deve comer no primeiro dia de lua cheia no ano novo lunar, mas pode ser servida em outras festividades.
-
Japchae
Japchae está sempre nas mesas coreanas durante os feriados mais importantes. Ele é preparado com vários vegetais e pode ser feito sem carne, sendo assim uma opção vegetariana para que todos possam aproveitar. É um prato saboroso e livre de glúten, por ser feito 100% de batata doce.
-
Tangerinas e laranjas
As tangerinas e laranjas são bastante consumidas nessa época, como sobremesa ou até presente. Assim como outros dos vários alimentos, simbolizam riqueza e abundância.
Em breve falaremos sobre como a Tailândia, Indonésia e outros países comemoram a passagem de ano (Lunar ou não).
Conta aqui nos comentários que tipo de comida não pode faltar na sua mesa em festividades assim.