Popularidade global dos webtoons coreanos está em crescente

Yumi's cells, webtoon adaptado para k-drama e filme

Os webtoons coreanos estão em alta no cenário global. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia e pelo Instituto de Promoção do Intercâmbio Cultural da Coreia, os webtoons lideram o consumo de conteúdo coreano no exterior.

O estudo, realizada entre novembro e dezembro de 2023, entrevistou 25 mil pessoas de 26 países, entre eles o Brasil, além de dados de mercado. Os resultados apontaram que os webtoons e a indústria de beleza coreana representaram 28,65% do consumo total de produtos culturais da Coreia. O número supera outras categorias populares, como dramas e programas de variedades.

Mesmo com esse crescimento, enfrentam desafios no índice de poder de marca. Entre os 11 gêneros de pesquisados, webtoons ficaram em 10º lugar, com uma pontuação de 53,3, caindo ligeiramente em relação aos 55,7 de 2021.

Influência dos k-dramas

No entanto, a popularidade global dos webtoonss aumentou com produções baseadas em webtoons. Entre elas, A Good Day to Be a Dog, Taxi Driver, Moving, Daily Dose of Sunshine e Sweet Home, atraíram os leitores internacionais.

Um exemplo é Mask Girl, que teve adaptação para a Netflix. O drama liderou o ranking global de séries não faladas em inglês e, com isso, o webtoon original teve uma crescente. Comparando os 10 dias anteriores e posteriores ao lançamento da série, o volume de transações do webtoon aumentou 166 vezes, e enquanto o número de visualizações subiu 121 vezes.

No Brasil, a popularidade dos webtoons também está em ascensão. Cerca de 31,3% dos consumidores de K-content afirmaram consumir webtoons regularmente. As principais plataformas de acesso incluem a Naver Webtoon, que domina com 53,5% de participação, enquanto outras plataformas apresentam 48,2%. O gasto médio mensal com webtoons por usuários brasileiros foi de 14,0%, consolidando o crescimento desse formato no país.

Fonte: (1)(2)/ Foto:

Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.

Veja também!