Um mês permeado de orações, boas práticas, jejuns e estudos das escrituras
Ramadan é um mês especial para mais de um bilhão de muçulmanos por todo o mundo. É um período para reflexão, devoção a Alá e autocontrole. Assim, do nascer do sol ao ocaso, todos os dias, por 30 dias eles se abstém de comida, bebida, fumo e sexo. A tradição também ordena abstenção de calúnias e fofocas, de usar perfume e até mesmo de ficar irritado ou olhar para alguma coisa que seja ilegal.
O Ramadan é o nono mês do calendário lunar muçulmano. O começo do mês é baseado numa combinação de observações da lua e cálculos astronômicos. A prática varia de local para local, de modo que alguns povos baseiam-se totalmente nas observações e outros nos cálculos. O calendário islâmico, sendo onze ou doze dias a menos que o gregoriano, migra entre as estações. O ciclo completo leva em torno de 35 anos.
O Ramadan é a época do ano em que os muçulmanos não apenas jejuam, mas também intensificam a prática da generosidade e procuram afastar as más ações.
Significado do Ramadan
O “Ramadan” é uma palavra árabe cujo significado é “calor intenso”. Sendo assim, este mês ficou conhecido por causa do clima que predominava na época em que o nome foi escolhido. Naquela estação, os dias eram de sol forte no deserto da Arábia.
Quando se inicia o mês de Ramadan, o muçulmano deve ter, conscientemente, uma boa intenção ao fazer o jejum, para que ele seja válido. Assim, temos como bons exemplos, as intenções de ser mais humilde, aprender os ensinamentos sagrados e dar valor ao que possui. No entanto, motivos como perder peso, ou algo parecido, não são considerados.
Não há nenhum mês no calendário gregoriano (solar) que coincida com o início do Ramadan, pois os muçulmanos seguem o calendário lunar, mas em 2021 o mês sagrado se inicia em 12 de Abril e termina em 12 de Maio.
Quais são os costumes e tradições durante este mês?
As práticas mais comuns durante o Ramadan:
-
Leitura do Alcorão
Neste mês, recomenda-se aos muçulmanos que recitem todo o Alcorão ao longo dos dias de oração e que também intensifiquem os estudos sobre as escrituras.
-
Tarawih
Uma prática deste período é o Tarawih, que são preces voluntárias que devem ser feitas após a oração obrigatória do anoitecer (isha).
-
Noite do Decreto (Laylat Al-Qadr)
A noite do decreto é um dos momentos mais especiais do Ramadan. Acredita-se que uma noite de número ímpar, durante os dez últimos dias do mês, foi o momento em que Deus fez a primeira revelação do Alcorão para o Profeta Muhammad.
-
O final do jejum
A lua nova pode ser vista novamente no céu indicando que o mês seguinte (Shawwal) começou. Isto marca o fim do Ramadan.