Neste domingo, 28, mais uma vez o kpop está nos trending topics mundiais e dessa vez juntamente com o Spotify. A plataforma de streaming retirou dezenas de músicas de kpop do seu catálogo.
Artistas como IU, SF9, Monsta X, Hyuna, Mamamoo, Kard e outros que tem como distribuidora a empresa sul-coreana KakaoM foram excluídas da plataforma no mundo todo.
Alguns artistas foram afetados totalmente e outros parcialmente, já que apenas as músicas licenciadas a partir de 2019 foram retiradas.
O KakaoM é uma das maiores distribuidoras de músicas da Coreia do Sul e tem entre as suas plataformas o MelOn, também de streaming musical.
O Spotify entrou no mercado sul-coreano no início de fevereiro, começando assim os conflitos com a Kakao M. Um funcionário da Kakao M informou ao The Korea Herald que a disputa entre as duas empresas segue sem solução.
“No momento, ainda estamos em discussão com o Spotify para oferecer nossa música em sua plataforma”.
Entre os artistas cujas discografias foram pelo menos parcialmente afetadas estão IU, DEZESSETE, NU’EST, MAMAMOO, Epik High, CL, GFRIEND, MONSTA X, Apink, THE BOYZ, Sunmi, (G) I-DLE, LOONA, SF9, HyunA, 4Minute, VIXX, INFINITE, Dreamcatcher, MOMOLAND, ASTRO, Zico, Bloco B, BEAST, Jessi, WJSN, AOA, BTOB, Golden Child, VICTON, Lovelyz, PENTAGON, ONEUS, Hyolyn, KARD, Brave Girls, CNBLUE, DIA , Younha, SECHSKIES e muitos mais.
Fãs do gênero musical em todo o mundo estão realizando protestos contra KakaoM e Spotify. Veja abaixo:
Mano que ódio aaaa, vão tirar todos esses grupos e cantores do spotify aaaaa, kakao devolve nossos grupos, quero meu dreamcatcher, mamamoo, hyuna, stayc aaaaa pic.twitter.com/kwqFnL6Kua
— Moli🍭 (@FAVJlHYO) February 28, 2021
SPOTIFY DEVOLVA AS MINHAS MÚSICAS EU SÓ USO ESSE APP PRA OUVIR KPOP KAKAO ME DEVOLVA ELAS AGORApic.twitter.com/bvN9DWMDvu
— 𝒂𝒏𝒂 MULHER DE +1 MILITAR (@pcymanobann) February 28, 2021
O Spotify é a maior plataforma de música, e além de ser uma forma do kpop ter visibilidade fora da Ásia, KAKAO M e Melon isso foi um golpe baixo não só para os fãs, artistas como Mamamoo, Gfriend, Loona, IU, SEVENTEEN e entre outros, estão sendo prejudicados. pic.twitter.com/4644bBy7q1
— τнє ricк вє§кєy (@vktulip) February 28, 2021
We demand that Spotify and Kakao take care of the current issue surrounding song distribution. Kpop is global, and Spotify is an important mechanism for international fans to show love for their favorite idols. Please, fix that as soon as possible.
KAKAO GIVE OUR SONGS BACK.
— ⊱𝐒𝐧𝐨𝐰𝐥𝐞𝐞⊰ (@jihsunflower) February 28, 2021
]
“Exigimos que o Spotify e Kakao cuidem da questão atual em torno da distribuição de músicas. O Kpop é global e o Spotify é um mecanismo importante para fãs internacionais mostrarem amor por seus ídolos favoritos. Por favor, corrija isso o mais rápido possível.
KAKAO DÊ NOSSAS CANÇÕES DE VOLTA.”
O artista Tablo do grupo Epik High, que foi um dos afetados, também se manifestou nas redes sociais sobre o ocorrido:
Apparently a disagreement between our distributor Kakao M & Spotify has made our new album Epik High Is Here unavailable globally against our will. Regardless of who is at fault, why is it always the artists and the fans that suffer when businesses place greed over art?
— 에픽하이 타블로 | Tablo of Epik High (@blobyblo) February 28, 2021
“Aparentemente, há um desacordo entre nossos distribuidores KakaoM e Spotify, o que fez nosso novo álbum, ‘Epik High Is Here’, não estar disponível globalmente, o que é contra a nossa vontade. Independentemente de quem é o culpado, por que é sempre o artista e seus fãs que sofrem quando os negócios colocam a ganância acima da arte?”
O Spotify relatou em comunicado à Folha de São Paulo que está tentando resolver a situação juntamento com o Kakao M, leia completo abaixo:
“O Spotify confirma que a partir de 1º de março de 2021, o catálogo da KakaoM não estará mais disponível para nossos ouvintes em todo o mundo devido ao vencimento da nossa licença.
Temos trabalhado com a KakaoM ao longo do último ano e meio para renovar o acordo de licenciamento global, para que a música de seus artistas permaneça disponível para os mais de 345 milhões de ouvintes do Spotify em cerca de 170 mercados ao redor do mundo. Apesar de nossos melhores esforços, o acordo de licenciamento existente que tínhamos com a KakaoM (que cobria todos os países, exceto a Coréia do Sul) foi encerrado.
O fato de ainda não termos chegado a um acordo sobre um novo acordo global é lamentável para seus artistas, bem como para fãs e ouvintes em todo o mundo. Esperamos que essa interrupção seja temporária e possamos resolver a situação em breve. Continuamos comprometidos em trabalhar com detentores de direitos locais, incluindo a KakaoM, para ajudar a expandir o mercado musical coreano e o ecossistema de streaming em geral”.
ATUALIZAÇÃO 01/03/2021 – 02H30
A distruibuidora KakaoM dá declaração sobre os acontecimentos recentes:
“Não relacionado ao nosso acordo de licenciamento global preexistente com o Spotify, a KakaoM tem negociado separadamente com o Spotify em relação a um contrato doméstico para o fornecimento de música.
Não relacionado ao contrato doméstico, que ainda estamos negociando, recebemos separadamente aviso da expiração de nossa licença em 28 de fevereiro, e solicitamos a renovação de nosso contrato global existente.
Devido à política do Spotify de que eles devem prosseguir com os contratos domésticos e globais ao mesmo tempo, nosso contrato global já expirou. No momento, estamos continuando nossas negociações sobre o fornecimento de música.”
Outros grupos que não tem o KakaoM como distruibuidora como o BTS, Stray Kids, GOT7, Twice, Enhypen, etc não foram afetados. É importante que os fãs continuam apoiando seus artistas em diversas plataformas, inclusive no spotify, pois isso ajuda os grupos nos charts e premiações.
Esperamos que o Spotify e o KakaoM possam resolver isso o mais rápido possível!