O Sri Lanka está localizado no Oceano Índico, entre a Índia e a Tailândia.
O pequeno território já foi disputado e colonizado pelo Reino Unido, Holanda e Portugal. Como influência desses colonizadores podemos identificar o gosto pelo chá, oriundo dos britânicos e sobrenomes portugueses, que chegados em 1505, batizaram com Souza, Silva e Carvalho alguns dos habitantes do Reino do Ceilão (como foi conhecido na época).
Em 1883, o Império Britânico passou a exercer controle no Sri Lanka, que obteve a independência em fevereiro de 1948, deixando pelo país traços da arquitetura.
A população é dividida em dois grupos: cingaleses, que correspondem a 74% da população e são seguidores do budismo; e a minoria tâmil, cuja religião predominante é o hinduísmo.
A população estimada é de 20,2 milhões de habitantes
A agricultura emprega metade dos habitantes, e corresponde a 20% do Produto Interno Bruto (PIB), com destaque para a produção de chá já que o país é o maior produtor mundial. No setor industrial encontram-se os segmentos alimentício, têxtil, petroquímico, de cerâmica, cimento e fertilizante.
Apesar de conhecido como alvo de alguns atentados, o Sri Lanka ainda é um destino considerado seguro para turistas.
Praias desertas e paradisíacas, montanhas verdes repletas de plantações de chá ou uma imersão na rica cultura local fazem parte das experiências que podem ser vividas no território. O país é uma ilha relativamente pequena mas repleta de opções culturais e turísticas.
O Triângulo Cultural é uma das regiões mais visitadas do Sri Lanka, que compreende as cidades de Anuradhapura, Polonnaruwa, Sigiriya, Dambulla e Kandy. Onde Sigiriya, antiga capital do país é um sítio arqueológico com uma das atrações mais famosas do país: a Lion Rock, uma fortaleza de pedra de aproximadamente 200 metros, onde o palácio do antigo reino foi construído. Hoje só sobraram as patas do leão aos pés da fortaleza.
Entre cidades a serem visitadas, Negombo é conhecida como a “Pequena Roma”, devido ao grande número de igrejas católicas na vizinhança. Nessa região, boa parte da população local dedica-se às atividades de pesca.
A aldeia de Pinnawala se destaca por ter o maior rebanho de elefantes em cativeiro do mundo, além de ser um orfanato, creche e centro de reprodução de elefantes asiáticos selvagens.
A cidade de Dambulla, que é localizada bem no meio do país, possui um complexo de templos esculpidos em cavernas, com grande importância histórica.
Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1991, é um templo budista construído por um complexo com mais de 80 cavernas, mas as principais atrações estão distribuídas em 5 grutas, onde podem ser encontradas estátuas e pinturas relacionadas com a vida de Sidartha Gautama, o Buda. Possui um total de 153 estátuas de Buda, três estátuas de reis do Sri Lanka e quatro estátuas de deuses e deusas não pertencentes à devoção budista, incluindo Vishnu e Ganesha.
A primeira vista, visitar a cidade não seria tão excitante se a atração principal não fosse a cidade antiga, repleta de ruínas e templos a serem visitados, que por cerca de sete anos foi esquecida e se perdeu em meio a selva.
Polonnaruwa faz parte do Triângulo Cultural e tem como cartão postal as ruínas de um antigo reinado. Era uma potência religiosa e cultural entre os séculos X e XII, iniciada com o ensino do hinduísmo e finalizada com a expansão do budismo.
A cidade é repleta de afrescos, monumentos, esculturas esculpidas em pedra maciça, mosteiros e palácios rodeados por belezas naturais.
Inúmeras estátuas da vida de Buda esculpidas em enormes pedras podem ser encontradas ao longo do sítio, atraindo habitantes devotos e turistas.
Sob influência britânica, o Sri Lanka se adaptou ao consumo de chá e hoje é um dos maiores (e melhores) produtores do mundo, a atividade emprega grande parte da população e suas vastas plantações mesclam-se às belezas naturais, construindo belíssimas paisagens.
Além de destacar a beleza das praia paradisíacas do Sri Lanka, observação de golfinhos e baleias com frequência, pescadores apoiados em palafitas são uma atração característica do território insular e podem ser encontrados ao longo das vastas praias .
Leopardos, ursos, javalis, elefantes, pavões e macacos vivem nas florestas do Sri Lanka e para proteger a vida selvagem do país o governo criou alguns parques nacionais que são referência na preservação e conservação dessas espécies.
Gastronomicamente o prato mais conhecido é o arroz e curry: arroz frito ou cozido acompanhado com legumes ao curry, carne (em sua maioria peixe ou frango), lentilhas picantes e papadums (uma bolacha fina feita de farinha de arroz) compõem o prato.
E aí? Você visitaria o Sri Lanka? Conta pra gente quais lugares você quer conhecer.
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…
View Comments
Genteeeee que lugares lindos... aquela imagem do castelo na montanha é meu papel de parede do computador.. AMO...
Sri Lanka incluso com sucesso na minha lista de lugares p/ turistaaar ♥️
Amei, quero conhecer ja