Sul-coreanos se despedem de Fu Bao, Panda gigante que retornou à China

Panda nascida na Coreia, foi devolvida para a China e vários fãs se reuniram para despedida emocionante

A Panda gigante Fu Bao, que é a primeira de sua espécie nascida em território sul-coreano, foi enviada para a China, onde seus pais nasceram, o que causou grande comoção e uma despedida emocionada em evento no Parque temático Everland, em Yongin, que fica nas proximidades de Seul.

Milhares de pessoas fizeram filas e esperaram horas para se despedir da Panda, nascida em 2020, filha de um casal de pandas nascidos na China, e enviados pelo Presidente chinês  Xi Jinping em sinal de amizade.

É comum que a chamada “Diplomacia  do Panda”, permite que pandas sejam alugados ou emprestados para diversos países ao redor do mundo, como embaixadores da boa vontade, desde a década de 50.

Existe um acordo internacional que prevê que Pandas emprestados ou nascidos fora do território chinês sejam devolvidos após um período, por isso Fu Bao precisou ser eenviada para China.

No evento de despedida, muitas pessoas expressaram o quanto vão sentir falta da Panda, o tratador Kang Cher-won, que esteve com a filhote desde seu nascimento, disse que Fu Bao lhe deu amor e o ensinou muitas coisas.

“Ela foi minha primeira filhote de panda, e meu coração está repleto de memórias dela que nunca esquecerei por toda a minha vida.”, declarou.

Fu Bao, que significa “tesouro da sorte” , atraiu diversos fãs desde seu nascimento, em julho de 2020, filha de Ai Bao, fêmea de 10 anos de idade e Le Bao, de 11 anos, enviados da província de Sichuan.

A Panda, que já está em território chinês. cumpre quarentena antes de se juntar a outros animais de sua espécie e ser apresentada a um novo público.

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no InstagramTwitterTikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

 

Fontes: (1) (2) Fotos: Divulgação / Chung Sung-Jun / AP Photo /picture alliance by DW

Veja também!