Agência meteorológica sul-coreana, a Administração Meteorológica da Coreia (KMA), relatou que na noite de 29 de outubro às 8h27 (KST) dois terremotos consecutivos, um de magnitude 3,5 e outro de 4,1, atingiram o condado central de Goesan, sendo esse último o mais forte a atingir o país este ano. Os dois terremotos parecem estar inter-relacionados, pois atingiram a mesma região.
A Agência Nacional de Bombeiros disse que não recebeu nenhum relatório de danos ou vítimas desde que o terremoto de magnitude 4,1 atingiu a região, mas recebeu 65 relatórios em todo o país sobre tremores.
O terremoto de magnitude 4,1 foi precedido por três tremores de magnitude 1,6, 1,3 e 3,5, todos minutos antes de o maior ser relatado. Houve 12 tremores secundários relatados até as 10h, de acordo com o KMA. Segundo as autoridades, um tremor de magnitude 5 aparentemente foi notado em todo o país.
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Sul-yeol, instruiu todos os escritórios governamentais relacionados com assuntos de gerenciamento de desastres a ter atenção para possíveis danos causados pelos terremotos, incluindo quaisquer interrupções nas instalações de infraestrutura, como eletricidade e comunicações, disse seu porta-voz em uma coletiva de imprensa por escrito para a agência de notícias do país, Yonhap.
Fonte: (1) (2) | Foto: Imagem capturada da Administração Meteorológica da Coreia mostra o epicentro de um terremoto que atingiu o centro da Coreia do Sul em 29 de outubro de 2022 | Yonhap News