Ator Ha Jung Woo teve seu primeiro julgamento pelo uso ilegal de Propofol

Ha Jung Woo propofol

Em 10 de agosto, o primeiro julgamento do ator Ha Jung-woo (nome verdadeiro Kim Sung-hoon), acusado de administrar Propofol ilegalmente, foi realizado.

O Propofol é um indutor do sono e anestésico e é ilegal na Coreia do Sul usá-lo fora de procedimentos cirúrgicos.

Em fevereiro de 2020, foi relatado que os promotores estavam investigando Ha Jung Woo por adquirir Propofol várias vezes em uma clínica de cirurgia plástica sob o nome de seu irmão. Sua agência divulgou um comunicado negando que o ator tenha intencionalmente escondido sua identidade ou ido à clínica para qualquer coisa que não seja o tratamento de uma cicatriz facial. O ator também compartilhou mensagens de texto que havia trocado com a clínica em questão.

Em 28 de maio, o Tribunal Distrital Central de Seul indiciou sumariamente Ha Jung Woo pela acusação de injetar Propofol ilegalmente em uma clínica de cirurgia plástica em Gangnam, Seul. Uma acusação sumária ocorre quando a acusação solicita que o tribunal realize uma audiência por escrito por meio de procedimento sumário, após julgar que o réu deveria receber uma multa em vez de uma pena de prisão.

Embora Ha Jung Woo tenha negado as acusações, a acusação julgou que o fato dele ter tomado Propofol várias vezes com seu irmão ou sob o nome dele constituía uso ilegal da droga.

Pedido de desculpas

Em 3 de junho, Ha Jung Woo divulgou uma declaração de desculpas por meio de sua agência.

Leia a seguir:

“Olá, aqui é o ator Ha Jung Woo.

Em 28 de maio, recebi multa por uso de Propofol. Ao longo de toda a investigação policial, falei a verdade e aceito a punição imposta com o coração humilde.

Recebi tratamento em uma clínica de dermatologia por causa de uma cicatriz de acne no rosto. Quando fui submetido a um tratamento particularmente doloroso, como cirurgia a laser, recebi o tratamento sob anestesia.

Entendo que a promotoria julgou que a anestesia usada entre janeiro e setembro de 2019 foi superior ao necessário para os procedimentos cirúrgicos descritos acima.

Eu deveria ter sido mais rígido na autogestão como um ator que recebe muito amor do público. Eu tinha sido complacente em pensar que não estava fazendo nada de errado desde que estava realmente passando pelo tratamento, e estou me auto refletindo sobre essa complacência agora.

Gostaria de pedir sinceras desculpas a todos aqueles que me enviaram seu amor e apoio, todos aqueles que estão ligados a projetos que eu apareço no passado ou que aparecerão no futuro, todos os funcionários da minha agência e todos na minha família.

Vou praticar mais autorregulação para poder agir com mais cuidado no futuro.

Obrigado.”

Ha Jung Woo propofol
Complexo do Tribunal de Seul em Seocho-gu, Seul. | Foto: Herald Korea



Julgamento

A juíza criminal do Tribunal Distrital Central de Seul, Park Seol-ah, está programada para realizar seu primeiro julgamento sob a acusação de violar a lei sobre gerenciamento de drogas no dia 10. O réu deve comparecer ao tribunal porque é um julgamento formal, não uma data de preparação para o julgamento.

O ator foi multado em 10 milhões de won (~ R$46 mil reais) sob a acusação de administrar ilegalmente Propofol de janeiro a setembro de 2019. A substância é classificada como uma droga psicotrópica, e o ator foi formalmente julgado pelo tribunal.

A acusação é um procedimento no qual pede-se ao tribunal para emitir uma ordem sumária apenas com uma audiência por escrito, sem a realização de um julgamento formal, uma vez que as acusações são relativamente leves. No entanto, se o tribunal considerar razoável realizar um julgamento formal em vez de uma ordem informal, um julgamento pode ser realizado.

O ator Ha Jung-woo admitiu todas as acusações no tribunal. Os promotores exigiram uma multa de 10 milhões de won (~ R$46 mil reais) para ele.

Seu advogado disse em sua primeira audiência no Tribunal Distrital Central de Seul no dia 10 que “o réu reconhece todas as acusações no caso”.

O advogado disse:

“Por favor, considere que a maioria dos crimes foi cometida com o procedimento e administrada por pessoal médico”.

“Por favor, refira-se ao fato de que a dose atual de propofol é muito menor do que a dose no prontuário médico no prontuário do hospital.”

O julgamento foi concluído porque Ha admitiu todas as acusações, e a promotoria o sentenciou com uma multa, considerando que ele não tinha histórico do mesmo tipo e admitiu todos os medicamentos.

Em sua declaração final, Ha disse com a voz trêmula:

“Lamento profundamente e reflito profundamente em como fui descuidado e precipitado”.

Ele disse:

“Peço desculpas profundas pelo fato de que o ator popular, que recebe muita atenção, deveria ter vivido com mais cuidado e dado o exemplo, mas eu me desculpo profundamente por causar preocupação e danos aos meus colegas e família.”

“Estou muito envergonhado, mas serei um ator saudável, que contribui com a sociedade e terei mais cuidado para não ficar aqui”, disse.

“Peço ao juiz que cuide bem de mim para que eu possa compensar todos os meus erros e pagar minhas dívidas.”

Polêmicas em família

Ha Jung-woo é filho do ator veterano sul-coreano Kim Yong-gun, 75, que foi processado por sua namorada, 36, após ele ter tentado forçá-la a fazer um aborto.

Em março deste ano, a namorada disse a ele que estava grávida. Ele esperava que ela fizesse um aborto, alegando que não teria condições de cuidar da criança devido à sua idade avançada.

A mulher ficou com raiva por ter que interromper a gravidez após o relacionamento secreto por 13 anos e o chamou de “egoísta e irresponsável”. Ela o processou no tribunal em 24 de julho por supostamente coagi-la a fazer um aborto.

 



 

Fonte: (1) (2) (3) | Fotos: Divulgação

Veja também!