Últimas Notícias
Política

China manifesta apoio ao Brasil contra tarifa de Trump e propõe ação conjunta via Brics

Ministro chinês Wang Yi afirma compromisso com soberania brasileira e defende cooperação entre países do Sul Global

China manifesta apoio ao Brasil contra tarifa de Trump e propõe ação conjunta via Brics

O governo da China manifestou apoio ao Brasil em meio à nova tarifa imposta pelos Estados Unidos. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (6), o ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou que o país “apoia resolutamente o Brasil na defesa de sua soberania estatal e dignidade nacional”, além de se posicionar contra práticas comerciais consideradas intimidatórias.

A nota foi publicada após telefonema entre Wang Yi e o assessor especial da Presidência brasileira, Celso Amorim. O comunicado reforça o compromisso da China com o Brasil em temas multilaterais e destaca o papel do Brics como espaço estratégico de solidariedade entre países do Sul Global.

Segundo Wang Yi, “o uso de tarifas como arma para reprimir outros países contraria os propósitos da Carta das Nações Unidas e mina as regras da OMC”. A fala ocorreu no mesmo dia em que o presidente Lula afirmou, em entrevista à Reuters, que pretende discutir uma ação coordenada com o Brics para enfrentar o tarifaço anunciado por Donald Trump.

O Brics é composto atualmente por Brasil, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Irã. Um dos principais pontos de atrito com os Estados Unidos tem sido o projeto do grupo de criar uma moeda alternativa ao dólar nas trocas comerciais.

O chanceler chinês também mencionou a cooperação estratégica entre os dois países e afirmou que, sob a liderança de Xi Jinping e Luiz Inácio Lula da Silva, China e Brasil seguem empenhados em construir uma comunidade com futuro compartilhado e defender um sistema internacional mais equilibrado.

Fonte: Agência Gov | Foto: Stefani Reynolds/Reuters

Ligue 180