Três anos se passaram desde o BTS Festa de 2022. Cerca de 1.100 dias desde o fatídico dia que os integrantes anunciaram uma pausa nas atividades coletivas para focar em projetos solo e no crescimento individual. Na época, a decisão foi comunicada como um novo capítulo na trajetória do grupo, e não um encerramento. Ainda assim, o anúncio gerou especulações sobre um possível disband, rapidamente negadas pela Big Hit Music e pelos próprios membros, que reafirmaram o compromisso com o futuro do BTS, reforçado pela mensagem central de Yet to Come.
Em outubro daquele ano, veio a confirmação de um passo esperado, embora temido por muitos fãs: o início do alistamento militar obrigatório. Jin seria o primeiro a se alistar, em dezembro. A notícia trouxe incertezas e preocupação com um possível hiato prolongado, mas o que se seguiu foi um período de transformação.
Longe de significar uma pausa na presença artística dos integrantes, os anos seguintes foram marcados por lançamentos individuais que revelaram ainda mais da identidade de cada um. Começando e encerrando com Jin, os trabalhos solo de Jungkook, RM, Jimin, J-Hope, SUGA e V evidenciaram não só a versatilidade musical do grupo, mas também sua conexão inabalável com o público. Os lançamentos não preencheram um vazio: reforçaram o vínculo.
Agora, o retorno se aproxima. O dia 21 de junho marca a dispensa de Yoongi. Em breve, Namjoon deixa o serviço militar. Jungkook, já em casa, volta a fazer lives; V deve surgir em mais um projeto de entretenimento; Jimin traz sua leveza de volta ao fandom; e Hobi se prepara para entregar um show solo muito aguardado.
Se algo ficou claro nesses três anos, é que o BTS não apenas resistiu à pausa, como evoluiu. Individualmente, os integrantes reafirmaram sua força artística. Coletivamente, mantiveram vivo o sentimento de pertencimento que construiu o ARMY ao longo de mais de uma década.
O Capítulo 2 está prestes a começar. E, com ele, milhões de fãs ao redor do mundo se preparam para escrever novas páginas ao lado do BTS. Porque, no fim, o grupo nunca terminou. E a conexão entre eles e seus fãs tampouco.
Foto: BangtanTV
Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.
- Talita Francahttps://asiaon.com.br/author/talita-franca/
- Talita Francahttps://asiaon.com.br/author/talita-franca/
- Talita Francahttps://asiaon.com.br/author/talita-franca/
- Talita Francahttps://asiaon.com.br/author/talita-franca/