Devido ao declínio na taxa de natalidade (nascidos vivos), o governo da china anunciou que irá permitir que os casais tenham até 3 filhos.
Assim, a China elimina sua política anterior, onde até 2016 o casal só poderia ter 1 filho, que foi substituída pela liberação de dois filhos. Entretanto, a medida ainda demonstrou-se ineficiente, devido a redução de crescimento populacional.
Acredita-se que o fator para essa baixa taxa de natalidade, seja devido ao alto custo de criar os filhos nas cidades.
Confira os dados do Censo (1970-2020):
Segundo os dados do Censo, divulgados em maio de 2021 e realizado no final de 2020, foi apontado que cerca de 12 milhões de bebês nasceram no ano passado. Mostrando uma redução dos 18 milhões que nasceram em 2016.
Além disso, a China registra o menor número de nascimentos desde 1960.
De acordo com a agência de notícias Xinhua, a nova decisão “terá medidas de apoio, que contribuirão para melhorar a estrutura populacional do nosso país, cumprindo a estratégia do país de lidar ativamente com o envelhecimento da população e manter a vantagem, dotação de recursos humanos”
Contudo, alguns especialistas acham que esse impacto de novas políticas não será suficiente para combater o real problema.
Hao Zhou, economista sênior do Commerzbank à uma agência de notícias, disse:
“Se relaxar a política de nascimento foi eficaz, a atual política de dois filhos deveria ter se mostrado eficaz também”
“Mas quem quer ter três filhos? Os jovens podem ter dois filhos no máximo. A questão fundamental é que o custo de vida é muito alto e as pressões da vida são muito grandes.”
Por outro lado, algumas pessoas acreditam que a liberação política do controle de nascimentos de filhos pode ser uma influência para as pessoas do campo terem mais filhos. O que pode levar a diversos outros problemas, como a pobreza.
Uma fonte da política à Reuters, disse:
“Se liberarmos a política, as pessoas no campo poderão estar mais dispostas a dar à luz do que as das cidades, e poderá haver outros problemas”.
Em conclusão à nova liberação, é notável as estratégias do governo chinês para evitar que a população da china se torne “super idosa”. Fortalecendo a ideia de que os jovens é quem irão garantir a economia futura do país.
Fonte: (1)
Olá, me chamo Marcela, tenho 24 anos, moro em Recife e atualmente faço faculdade de Enfermagem. Sou extremamente extrovertida e gosto muito de interagir, sou fã de carteirinha dos doramas. 🙂
- Sorriam, sejam bem vindos (as) ao Asia ON! 🙂
- Marcela Saleshttps://asiaon.com.br/author/marcela-sales/
- Marcela Saleshttps://asiaon.com.br/author/marcela-sales/
- Marcela Saleshttps://asiaon.com.br/author/marcela-sales/
- Marcela Saleshttps://asiaon.com.br/author/marcela-sales/