Copa do Mundo 2026: Saiba como foi a rodada das Eliminatórias Asiáticas

Com dezoito seleções restantes, a rodada da eliminatória foi equilibrada, com as equipes favoritas mostrando força

As Eliminatórias Asiáticas para Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos EUA, México e Canadá, seguem a todo vapor, com as dezoito seleções restantes fazendo jogos equilibrados e entregando um bom futebol, na busca pelas 8 vagas diretas para o Mundial em terras norte-americanas.

Nesta segunda fase do torneio classificatório, as seleções foram separadas em três grupos de seis, onde as quatro primeiras de cada grupo vão para próxima fase, com as duas primeiras se classificando de maneira direta.

Entre os destaques, temos o Japão, que segue invicto nesta edição das eliminatórias, e mostra um futebol efetivo e veloz.

Já a China, potência do continente, continua jogando aquém do que pode e mais uma vez foi derrotada com facilidade.

Veja abaixo o desempenho de cada seleção e os resultados destes primeiros jogos nesta data FIFA.

GRUPO A

A rodada começou com o embate entre Uzbequistão x Irã, que empataram em 0x0, ambas seleções fizeram uma boa primeira fase, e chegaram nesta segunda fase em bom ritmo, tendo vencido os dois primeiros jogos.

A partida não entregou muitas emoções, nenhum dos dois ataques levou real perigo aos goleiros.

No início da segunda etapa, o lateral iraniano Saleh Hardani, foi expulso após fazer falta dura, o que permitiu um amplo domínio da seleção uzbeque, que teve mais espaço.

Apesar de ditar o ritmo do jogo, a seleção da casa não conseguiu converter a superioridade em gols, e nos últimos minutos quase “cedeu a vitória” para os iranianos, em lance de bola parada, a bola foi lançada na área e Ezatolahi subiu sozinho, cabeceou e obrigou um milagre do goleiro Utkir Yusupov, para manter o placar zerado.

O Catar recebeu o Quirguistão e se recuperou após um início ruim nesta segunda fase, onde empatou com a Coreia do Norte e foi derrotado pelos Emirados Árabes Unidos.

Na partida, os cataris foram para cima desde os primeiros minutos e logo aos 2, aproveitando saída errada, o craque dos “marrons”, o artilheiro Akram Afif, dominou, chutou cruzado, a bola desviou e foi para fora.

Com o amplo domínio, os atuais campeões da Copa da Ásia, conseguiram chegar mais algumas vezes com perigo, mas pararam em boa atuação do jovem  goleiro quirguiz, Erzhan Tokotaev

Aos 29 minutos, em um dos raros momentos de ataque bem sucedido do Quirguistão, Joel Kojo conseguiu invadir a área em velocidade e finalizar cruzado, mas o goleiro Meshaal Aissa Barsham foi buscar e evitou o gol.

Ainda na primeira etapa, Almoez Ali abriu o placar para o Catar, em jogada de cobrança de escanteio, a bola foi lançada na área, Moustafa desviou  no travessão e na sobra, o camisa 10 se atirou para de peito, escorar a bola para o fundo das redes.

O segundo tempo começou com os cataris criando boas chances de ataque, parando hora na trave, hora no goleiro quirguiz, até que aos 18 minutos ampliaram o placar em jogada pela direita, iniciada por Moustafa, que lançou Afif em velocidade, mas antes dele, o zagueiro Kozubaev chegou e tentou desviar, mas acabou empurrando a bola  para o próprio gol.

Alimardon Shukurov recebeu lançamento após cobrança de falta, dominou e bateu forte no canto oposto de Barsham para fazer um golaço e diminuir para os visitantes, mas poucos minutos depois, Al-Hassan pois números finais ao jogo, depois de receber passe de Ali, que aproveitou vacilo da defesa, 3×1.

A vitória colocou o Catar na quarta colocação, já o Quirguistão é o último colocado do grupo e tem poucas chances de ir à próxima fase.

Completando os jogos do Grupo, a forte seleção do Irã foi até o Uzbequistão, enfrentar a surpreendente seleção do centro asiático e com um a menos desde o início do segundo tempo, não saiu do 0x0.

Já no outro jogo, a seleção dos Emirados Árabes Unidos recebeu em seus domínios a Coreia do Norte.

O jogo foi equilibrado, e o placar foi aberto só no segundo tempo, quando em jogada de velocidade pela direita, a bola foi lançada por Al Menhali, para a velocidade de Yahya Alghassani, que dominou, se livrou da defesa e finalizou sem chances para o goleiro Kang Ju Hyok, 1×0 para os emiratenses.

A Coreia do Norte teve chance de empatar,  quando após revisão do VAR, o árbitro jordaniano, Adham Mohammad, marcou pênalti em cima de Il-song Ri, na cobrança, Han Kwang-Sŏng bateu fraco no canto esquerdo, e o goleiro Khalid Eisa, defendeu.Faltando três minutos para o fim da partida,a zaga emiratense saiu jogando errado, a bola foi retomada pelo ataque norte-coreano, e foi tocada para Choe Ok Chol, que fez bela jogada individual e cruzou para o lado oposto da área, para cabeçada de Il Gwan Jong, o goleiro Eisa fez bonita defesa, mas após revisão do VAR, foi verificado que ele tirou a bola já dentro do gol, 1×1.

GRUPO B

A Jordânia entrou em campo diante de sua torcida para enfrentar a seleção da Coreia do Sul, surpresa das eliminatórias e da Copa da Ásia, os jordanianos eliminaram no torneio continental a própria Coreia para ir à final, na qual foram  vice-campeões.

Na “revanche”, os sul-coreanos dominaram as ações, mas tiveram dificuldades de converter o volume de jogo em gols, estando sem o craque e capitão do time  Heung-min Son, que se recupera de uma lesão.

Os jordanianos pouco fizeram para levar perigo ao gol defendido por Hyeon-woo Jo, e acabaram derrotados com um gol em cada tempo, marcados por Jae-sung Lee e Hyun-gyu Oh, respectivamente.

A vitória garantiu a liderança do grupo aos “tigres asiáticos”, que fizeram mais gols que o Iraque, que tem o mesmo número de pontos, já a Jordânia, segue fazendo bonito e é a terceira colocada do grupo.

Logo atrás da Jordânia, temos a seleção de Omã. que recebeu o Kuwait e  goleou por 4×0, com gols de Al-Mushaifri, que marcou duas vezes, Al Ghassani e Abdullah Fawaz 

Completando a rodada do Grupo, a seleção do Iraque recebeu a Palestina e venceu a partida por 1×0.

Apesar do bom desempenho nestas  eliminatórias e das boas chances de garantir uma vaga na Copa do Mundo, os iraquianos tiveram dificuldades para passar pelo sistema defensivo da seleção palestina, que se segurou bem, até sofrer o gol aos 30 do primeiro tempo, em chute cruzado de Aymen Hussein.

Com a vitória, o Iraque briga pela liderança do grupo com a Coreia do Sul, que tem um saldo de gols melhor, já a Palestina, que disputa a fase de grupos das Eliminatórias pela primeira vez em sua história, é a última colocada do grupo.

GRUPO C

No grupo mais forte desta segunda fase, que tem Japão, Arábia Saudita e Austrália, os “samurais azuis” continuam dominando e fazendo bons jogos, e seguem sem sofrer gols, após nove jogos nesta edição do torneio classificatório.

Nesta rodada, os japoneses visitaram a forte seleção da Arabia Saudita, em Jidá, e abriram o placar aos 13 minutos, em jogada que começou pelo meio, a bola foi tocada na esquerda para Kaoru Mitoma, que cruzou na área, Hidemasa Morita escorou e Kamada desviou para abrir o placar.

Os sauditas até tiveram chances de empatar o jogo, mas o goleiro japonês Zion Suzuki impediu que o marcador fosse igualado, com grandes defesas.

Suzuki, se consolida como goleiro titular da seleção após fazer jogos inseguros na Copa da Ásia e enfrentar ofensas racistas durante a disputa do torneio continental, o jovem goleiro de ascendência ganesa é um dos pilares da ótima campanha de sua equipe, que está cada vez mais próxima do Mundial de 2026.

O segundo gol japonês saiu já no segundo tempo, com Koki Ogawa, que subiu mais alto que a defesa saudita e desviou cobrança de escanteio de Ito.

Com a vitória, os japoneses se isolaram na liderança do grupo, nove pontos, cinco a mais que a Austrália, segunda colocada.

A Austrália recebeu e venceu por 3×1 a seleção da China, que faz uma campanha decepcionante nas eliminatórias e que também não mostrou grande futebol na Copa da Ásia.

Apesar da vitória, os “socceroos” tomaram um susto, quando o goleiro chinês, Dalei Wang cobrou tiro de meta, o atacante Yuning Zhang subiu mais que a defesa, escorou e a bola sobrou para Wenneng Xie, tirar do alcance do goleiro Joe Gauci e abrir o placar, aos 20 do primeiro tempo, 0x1.

O ímpeto ofensivo da seleção chinesa acabou por aí, sem mais chances de gol, acabaram cedendo o empate nos acréscimos do primeiro tempo.

Craig Goodwin cobrou falta na área, Lewis Miller subiu mais que a defesa e cabeceou para o gol, sem chances para Wang 

Já no segundo tempo, a seleção australiana construiu bela jogada de toques de bola desde a defesa, até que o capitão Jackson Irvine recebeu e lançou em velocidade  Goodwin, que dominou, e de fora da área bateu forte no canto esquerdo do goleiro chinês, marcando um dos gols mais bonitos da rodada.

Já nos acréscimos do segundo tempo, Nishan Velupillay completou após a defesa chinesa afastar mal, e deu números finais ao jogo

No outro jogo do grupo, Bahrein x Indonésia se enfrentaram em partida que terminou empatada em 2×2.

Com o empate, a seleção barenita fica apenas um ponto à frente dos próprios indonésios, que buscam a quarta vaga do grupo.

A quarta rodada desta segunda fase das Eliminatórias começa no dia 15 de outubro, com Emirados Árabes Unidos x Uzbequistão, os jogos são transmitidos para o Brasil no Disney Plus.

E aí? Quem vai conseguir uma vaga na Copa do Mundo?

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no InstagramThreadsRunblerBlueskyTikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

Fontes: (1) |Fotos: Instagram @afcasiancup

Veja mais:

Veja também!