A terceira rodada das Eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, começou no dia 21 de março, com partidas sem muitas emoções e seleções grandes como Coreia do Sul e Japão tendo dificuldades, e o capitão da seleção chinesa declarando que irá se aposentar após mais um resultado ruim, vamos passar agora por cada um dos grupos e falar um pouco mais sobre o caminho para decidir os representantes da Ásia no próximo Mundial.
Pelo GRUPO A, tivemos o campeão da Copa da Ásia, o Catar em campo, recebendo a seleção do Kuwait, e apesar de os gols só terem saído no fim do segundo tempo, os cataris tiveram ampla dominância sobre os visitantes e persistiram no ataque para garantir a vitória diante de sua torcida.
Com bons toques de bola e valorizando a posse, a seleção dona da casa abriu o placar aos 47 minutos, com bonito gol do craque do time e artilheiro da Copa da Ásia, Akram Afif.
Após o primeiro gol, os cataris aumentaram a intensidade e fecharam o placar com gols de Al-Rawi e Afif novamente.
Na próxima terça-feira, dia 26 de março, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez com o Kuwait como anfitrião.
A outra partida do grupo, foi um empate sem gols entre Afeganistão e Índia, o embate que não teve muitas emoções, foi bom só para os “tigres azuis”, que ficaram na segunda posição do grupo, só atrás do Catar.
Na terça-feira, dia 26, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez com os indianos recebendo os afegãos.
Após excelentes resultados no pós Copa do Mundo, e um desempenho decepcionante na Copa da Ásia, a seleção japonesa entrou em campo diante da Coreia do Norte pela terceira rodada das Eliminatórias, e conseguiu abrir o placar com um golaço de Ao Tanaka, aos 2 minutos, após receber passe de Doan e acertar chute de raríssima felicidade, sem chances de defesa para o goleiro norte coreano.
No restante da partida, os “samurais azuis” sufocaram os visitantes com ataques em velocidade e bons toques de bola, mas sem conseguir passar com efetividade pela defesa e parando em ótima atuação do goleiro Kang Ju-hyok, que joga na liga de seu país.
Se a defesa foi destaque na estratégia de jogo dos norte-coreanos, o ataque deixou a desejar, sem conseguir fazer com que o goleiro japonês Zion Suzuki tivesse trabalho.
Na única chegada perigosa dos visitantes, a bola foi lançada pelo goleiro Ju-hyok, foi escorada, Kwang-Sŏng finalizou, acertou a trave e no rebote, Paek Chung-song acertou o canto esquerdo de Suzuki, mas foi marcado impedimento.
As equipes voltariam à campo no dia 26 de março, com o mando de campo da Coreia do Norte, apesar de mandante, autoridades do país decidiram não receber o jogo em Pyongyang, no que seria a primeira vez desde 2011 que receberiam os japoneses.
Não foram esclarecidos os motivos da desistência, mas a agência de notícias japonesa Kyodo News, acredita que haja ligação com uma epidemia bacteriana que acontece no Japão.
Após dois dias do anúncio da desistência, e o não apontamento por parte dos norte-coreanos de onde deveriam realizar a partida, a FIFA, resolveu cancelar o confronto, e o comitê disciplinar vai analizar o caso, e como não há calendário, o mais provável é que a Federação de Futebol da Coreia do Norte seja punida com pagamento de multa e o Japão seja declarado o vencedor por W.O. e recebendo os 3 pontos, e o placar de 3×0 a favor.
Na outra partida do grupo, a boa seleção da Síria foi até a Birmânia (conhecido também como Myanmar), e em uma partida movimentada acabou empatando com os locais.
Aos 35 minutos de jogo, o zagueiro birmanês, Soe Moe Kyaw desviou cobrança de escanteio para abrir o placar para os donos da casa, 1×0.
Os birmaneses seguraram a vantagem até os 20 minutos da segunda etapa, inclusive com boas defesas do goleiro Kyaw Zin Phyo.
O técnico argentino Héctor Cúper promoveu alterações no time sírio, para buscar o empate, que veio dos pés de Al Dali, que garantiu os “Falcões da Qasioun”, na segunda colocação do grupo.
Também na terça-feira, dia 26 de março, a Birmânia vai até a Arábia Saudita para enfrentar novamente a seleção da Síria.
Singapura e China fizeram uma boa partida, com os “dragões” sendo superiores em boa parte do tempo, com maior posse de bola e buscando o jogo, mesmo sendo os visitantes.
Os chineses abriram 2×0 no placar, com ambos os gols sendo marcados por Wu Lei, com o primeiro gol saindo logo aos 10 minutos de partida.
O próprio Wu Lei teve a chance de ampliar o placar em cobrança de pênalti, mas o goleiro Hassan Sunny defendeu.
Ainda no primeiro tempo Wu Lei aproveitou rebote para fazer o segundo gol, seu 34º com a camisa da seleção principal.
Aos 7 minutos do segundo tempo, a seleção singapuriana reagiu quando Faris Ramli, que entrou no segundo tempo, recebeu passe em profundidade de Lionel Tan, venceu a defesa e diminuiu.
Aos 31 minutos, Mahler, que também veio do banco de reservas, recebeu assistência de Shawal Anuar, e empatou a partida para os locais.
O que chamou a atenção não foi exatamente o jogo em si, mas as declarações do capitão da seleção da China, Zhang Linpeng, que se disse envergonhado e que iria se aposentar após o empate contra Singapura
“Refleti sobre isso por muito tempo. Acho que é hora de encerrar minha carreira na seleção nacional”, disse ele após o jogo.
“Não conseguimos vencer a equipe de Singapura. Acho isso inaceitável e humilhante.”
China x Singapura voltam a se enfrentar na terça-feira, dia 26, em Tianjin, na China, em busca de alcançar melhores posições na tabela de classificação.
Son comemora seu gol contra a Tailândia |Foto: Divulgação / Instagram @thekfaA seleção sul-coreana recebeu em Seul a seleção tailandesa e acabou cedendo o empate aos visitantes após ter a vantagem no placar.
Logo aos 8 minutos de partida, após falha defensiva dos “tigres asiáticos”, o camisa 9 da Tailândia, Supachai Chaided, dominou a bola e finalizou com força, obrigando o goleiro Hyeon-woo Jo a praticar bonita defesa, evitando o primeiro gol dos visitantes.
Os sul-coreanos melhoraram na partida, mas tiveram dificuldades para abrir o placar, mesmo pressionando a defesa tailandesa, o ataque mostrou pouca efetividade durante boa parte do primeiro tempo.
A insistência só foi surtir efeito aos 42 minutos, quando o ataque coreano funcionou em jogada pela esquerda, em velocidade, quando Jae-Sung Lee foi lançado, se livrou da defesa, invadiu a área e tocou para trás, para Heung Min Son completar para o gol.1×0.
Dominantes, os coreanos seguiram tentando ampliar o placar, mas voltaram a mostrar uma dependência de bons momentos de Son, já que os demais atacantes não levaram perigo ao gol dos tailandeses, e quando conseguiram vencer a zaga, pararam em boas defesas do goleiro Patiwat Khammai
Aos 17 minutos da segunda etapa, o camisa 10 tailandês, Suphanat Mueanta, que havia entrado há poucos minutos no jogo, criou boa jogada em velocidade, tocou para Mickelson e passou para receber e completar para o gol, sem chances de defesa para Jo, 1×1.
Apesar de terem cedido o empate, os sul-coreanos seguiram no ataque, mas sem conseguir vencer a defesa adversária e mostrando dificuldade para desempenhar um futebol vistoso e efetivo, agora sob o comando do ex jogador da seleção e técnico interino Sun-hong Hwang, que substitui o alemão Jurgen Klinsmann, demitido após a soma de resultados ruins e a falta de liderança para gerir confusões dentro do elenco, como no embate entre o capitão da Heung Min Son e da promessa Kang In Lee, gerada por atos de indisciplina do jovem jogador.
Para seguir na ponta da classificação do grupo, a Coreia do Sul voltará a enfrentar os tailandeses, na Tailândia, na próxima terça-feira, dia 26.
A seleção do Quirguistão foi até Taiwan, para enfrentar os locais, que também são conhecidos como Taipei Chinesa, e pressionando desde os primeiros minutos, ficou a maior parte do tempo mais próxima de abrir o placar, enquanto a defesa taiwanesa se segurava como podia.
Aos 8 minutos de jogo, o técnico de Taipei Chinesa, o britânico Gary White, foi expulso, o que desorganizou a equipe dentro de campo.
Apesar de melhores na partida, os quirguiz não conseguiram abrir o placar na primeira etapa e foram para o intervalo em desvantagem, após ter o defensor Said Datsiev expulso.
Aos 9 minutos do segundo tempo, o Quirguistão chegou ao primeiro gol, apesar da desvantagem numérica, com Valeriy Kichin, que cobrando pênalti venceu o goleiro Pan Wen-Chieh, 1×0
Os taiwaneses tentaram responder na sequência, mas a finalização de Liang Meng-hsin foi defendida pelo goleiro Tokotayev.
Aos 35 minutos, Kai Merk, que entrou na segunda etapa, pegou a bola da defesa e conduziu até o ataque, driblou o goleiro Pan, e colocou números finais à partida, 2×0
Com a vitória, o Quirguistão alcança a segunda colocação no grupo e vai receber na terça-feira, Taipei Chinesa em seu território, para repetir o confronto.
Na outra partida, o líder do Grupo, o Omã, recebeu a Malásia, e assegurou a liderança vencendo por 2×0.
Precisando vencer para se recuperar da derrota para o selecionado quirguiz, na última rodada, os omanis foram ao ataque e pararam duas vezes no goleiro malaio Syihan Hazmi, nos primeiros minutos de jogo, que fez boas defesas para evitar que os donos da casa abrissem o placar.
Os malaios tentaram ficar com a bola, mas não conseguiram levar perigo ao gol defendido pelo goleiro do Omã, e terminaram o primeiro tempo sendo dominados pelos locais.
Logo no início do segundo tempo, a insistência dos omanis gerou frutos, quando Al Busaidi cruzou na área, a bola passou pelo goleiro Hazmi, e sobrou nos pés de Issam Al-Subhi, que desmarcado completou para o gol vazio, 1×0.
Na sequência, a seleção malaia respondeu com Corbin Ong, que recebeu lançamento e cabeceou na trave do goleiro Ibrahim Al-Mukhaini.
A seleção da Malásia chegou a empatar com o brasileiro naturalizado malaio, Paulo Josué, mas o veterano atacante estava impedido, e o gol foi anulado.
Nos últimos minutos, a seleção omani garantiu a vitória após boa jogada, quando Mohsen Al Ghassan foi lançado, driblou a defesa e finalizou no canto do goleiro, 2×0.
As duas equipes voltam a se encontrar na próxima terça-feira, dia 26, com o mando da seleção da Malásia.
Os iranianos receberam em Teerã a seleção do Turcomenistão, e “atropelaram” os visitantes, para segurar a liderança do grupo, vencendo por 5×0.
Abrindo o placar aos 10 minutos de jogo, os donos da casa dominaram e não deram espaço para reação dos turcomenos.
O destaque do confronto foi o zagueiro Hossein Kanaani, que marcou dois gols, Sardar Azmoun, Mohammad Mohebi e Omid Noorafkan, sendo esse último já nos acréscimos finais, completando a goleada.
As equipes entram em campo novamente no dia 26 de março, no Turcomenistão, onde vão repetir o confronto.
Fechando a rodada do grupo, a surpreendente seleção uzbeque foi até Hong Kong, e tiveram uma vitória segura contra a seleção local.
Shomurodov e Ashurmatov marcaram na segunda etapa, aos 4 e aos 21 minutos, após amplo domínio na partida e 21 finalizações contra o gol do goleiro Hung Fai Yapp
Com a vitória, a seleção do Uzbequistão garantiu a segunda posição do grupo, atrás dos iranianos.
Na terça-feira, dia 26, as seleções voltam a medir forças em território uzbeque
A Indonésia recebeu o Vietnã em um jogo sem muitas emoções, onde fez prevalecer o mando de campo e venceu a seleção visitante pelo placar mínimo, o que deixou a equipe na segunda colocação, apesar de ainda estar distante da primeira colocada, a seleção do Iraque, que tem 9 pontos, enquantos os indonésios terminaram a rodada com 4 pontos.
Nenhuma das duas equipes mostraram inspiração no ataque, com o gol da vitória saindo só aos 7 minutos da segunda etapa, o autor foi o camisa 10 indonésio, que entrou na segunda etapa, Egy Maulana Vikri.
Na próxima rodada, na terça-feira, as equipes invertem o local da partida e voltam a medir forças.
Os líderes do grupo, os iraquianos venceram também por 1×0 a seleção das Filipinas, em partida disputada no Iraque, com gol de Mohanad Ali, já no fim da partida.
A vitória que foi o suficiente para manter a liderança do grupo, se deu após os iraquianos pressionarem durante todo o jogo, e a equipe filipina praticamente só se defender.
Também na terça-feira, as equipes voltam a se enfrentar, só que desta vez, nas Filipinas.
No grupo da atual vice-campeã da Copa da Ásia, a Jordânia, também não tivemos surpresas, os jordanianos venceram na rodada, mas ainda estão na terceira colocação, enquanto a seleção saudita, que é a líder do grupo, manteve seu posto ao vencer o Tajiquistão, que teve boas apresentações na competição continental.
No primeiro jogo, entre Paquistão x Jordânia, os jordanianos abriram 2×0, com gols de Al Taamari e Ali Olwan
Dominando o jogo, com uma posse de bola de 68%, a seleção jordaniana esteve próxima de abrir uma vantagem ainda maior, mas o goleiro paquistanês, Yousuf Butt defendeu o pênalti cobrado pelo craque do time, Al Taamari.
No fim do jogo, o camisa 10 jordaniano se redimiu do pênalti perdido e fez o terceiro gol, fechando o placar por 3×0.
Terça-feira, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez na Jordânia.
Na outra partida do grupo, a seleção da Arabia Saudita recebeu em Riyadh a seleção do Tajiquistão, e abriu o placar no primeiro tempo, com o destaque do time, Al Dawsari e apesar da equipe adversária ter equilibrado as ações, não foi possível furar a defesa das “águias”, o que garantiu o placar de 1×0.
Terça-feira as equipes vão se enfrentar no Tajiquistão.
Em partida realizada em Abu Dhabi, a seleção dos Emirados Árabes Unidos recebeu o Iêmen e desde os primeiros minutos tomou as ações do jogo e mostrando sua superioridade técnica.
Al Ghassani cruzou e o defensor Al Zubaidi conseguiu desviar antes de a bola sobrar para Sultan Adil, que tinha o gol vazio à sua frente.
Aos 24 minutos do primeiro tempo, o lateral Zayed Sultan, que havia acabado de entrar, foi derrubado na área, e o árbitro assinalou pênalti a favor do selecionado emiratense.
Na cobrança, Ali Saleh deslocou o goleiro iemenita Abdullah Al-Sadi, e abriu o placar, 1×0.
Após sofrer o gol, a seleção do Iêmen melhorou e foi ao ataque, mas primeiro a trave e depois uma defesa espetacular do goleiro emiratense Khaled Eisa manteve a vantagem.
A seleção dos Emirados Árabes voltou a equilibrar as ações do jogo, e teve chances claras para ampliar o placar, mas parou na trave.
O empate veio aos 23 minutos da segunda etapa, quando Omar Al Dahi cobrou falta na intermediária direita e um desvio no meio do caminho, “matou” as chances de defesa do goleiro emiratense. 1×1
Os donos da casa logo voltaram à frente do placar, e garantiram a vitória, após Al Zaabi cruzar e Adil desviar para o gol, 2×1.
No outro confronto, Nepaleses e Barenitas se enfrentaram no Nepal, e a seleção local não conseguiu conter o ímpeto ofensivo do Bahrein, que venceu por 0x5.
Al-Humaidan, Sayed Baqer, Ali Madan, Ibrahim Al-Khatal e Ismaeel Abdullatif marcaram os gols da partida.
No último grupo, os “socceroos” mantiveram a liderança do grupo, em partida realizada na Austrália, onde os anfitriões dominaram e venceram o Líbano por 2×0, logo aos 5 minutos de jogo Keanu Baccus abriu o placar, após roubar a bola em falha da defesa libanesa, e encobrir o goleiro Mostafa Matar, acertando o ângulo oposto.
O segundo gol saiu no início do segundo tempo, aos 9 minutos, quando após cobrança de escanteio, a defesa não conseguiu afastar e Kye Rowles chutou de primeira, acertando o ângulo esquerdo do goleiro Matar e fechou o marcador.
Na outra partida do grupo, realizada no Kuwait, com mando da Palestina, que recebeu o Bangladesh, e não “tomou conhecimento” da equipe adversária, vencendo por 5×0.
Dominante, a equipe palestina abriu 2×0 no primeiro tempo e aos 32 minutos do segundo tempo, já havia fechado o placar.
Destaque para Shehab Qumbor e Oday Dabbagh, sendo o primeiro autor de 2 gols e o segundo marcando os outros três.
As equipes voltam a se enfrentar na terça, agora no Bangladesh
Sem transmissão oficial para o Brasil, a quarta rodada será realizada neste 26 de Março, com os mandos de campo invertidos.
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…