Chegou ao fim a fase de grupos da Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub 20, a maior competição de base da modalidade, com bons jogos e muitos gols, onde conhecemos os classificados à próxima fase.
Dos quatro representantes asiáticos, só a seleção australiana ficou pelo caminho, enquanto das outras três seleções, só a Coreia do Sul teve dificuldades para chegar na fase de “mata-mata”.
AUSTRÁLIA X CAMARÕES
A seleção australiana se despediu da Copa do Mundo após ser derrotada por Camarões, na terceira rodada da competição.
O primeiro tempo foi equilibrado, com a melhor chance para a seleção “asiática” surgindo em jogada aos 45 minutos, quando a bola foi lançada pela goleira Chloe Lincoln, dominada por O’Grady e “virada” para Kahli Johnson, que entrou sem marcação e bateu cruzado para boa defesa da goleira Catherine Biya.
A resposta das “leoas indomáveis” veio na jogada seguinte, após cobrança rápida de escanteio, a bola foi lançada na área, a defesa afastou mal, e a camaronesa Achta Toko dominou, viu a goleira Lincoln adiantada e colocou a bola no ângulo direito, sem chances de defesa, 1×0.
No segundo tempo, a seleção africana mostrou superioridade e se manteve no ataque, levando perigo ao gol defendido pela goleira australiana.
Em saída equivocada da defesa das “matildas”, a camisa 10 camaronesa, Naomi Eto, roubou a bola, arrancou até a intermediária e finalizou com muita categoria para fazer um golaço, 2×0.
Com a derrota, as australianas se despendem da Colombia, já a equipe africana terá pela frente o Brasil.
COREIA DO SUL X ALEMANHA
A seleção da Coreia do Sul conseguiu a classificação para a fase eliminatória em um bom jogo diante da seleção da Alemanha, em que conseguiu dominar as ações e garantir a recuperação após ser derrotada na estreia e empatar na segunda rodada.
As sul-coreanas conseguiram tomar as maiores ações ofensivas, e deram trabalho para a goleira alemã, Rebecca Adamczyk, que fez boas defesas.
O gol que garantiu o “passe” para a próxima fase, veio aos 21 minutos do primeiro tempo, quando a meio campista Jeon Yug-Yeong ganhou disputa de bola pelo alto, após lançamento da goleira Seobin Woo, na sobra, Park Soo-Jeong foi mais veloz que a defesa, e tocou na saída de Adamczyk, 1×0.
Classificada como uma das melhores terceiras colocadas, a seleção da Coreia do Sul vai enfrentar a anfitriã, Colômbia, em partida que ocorrerá no dia 11 de setembro, às 22 horas, com transmissão do FIFA+
COREIA DO NORTE X PAÍSES BAIXOS
Classificada em primeiro lugar de seu grupo, a bicampeã do torneio, Coreia do Norte, encerrou sua participação na primeira fase em mais uma boa partida, vencendo desta vez, a seleção dos Países Baixos, por 2×0.
Melhor e mais perigosa durante todo o jogo, a seleção asiática dominou a equipe europeia e mostrou porque terminou a primeira fase com o melhor ataque, tendo feito 17 gols.
Com boas defesas, a goleira holandesa Liefting estava segurando o placar, até que nos acréscimos da primeira etapa, em boa jogada construída desde a defesa, a bola foi lançada para a craque do time, Choe Il-Son, que dominou e bateu bonito no canto cruzado da goleira, para abrir o marcador, 1×0.
As norte-coreanas mantiveram o ritmo na segunda etapa e garantiram a vitória com gol de Jong Kum, após jogada no lado direito, a camisa 7 dominou, se livrou da defesa e bateu cruzado, sem chances de defesa para Liefting, 2×0.
Na próxima etapa, a embalada equipe asiática enfrentará a seleção da Áustria, no dia 12 de setembro, às 18:30, com transmissão do FIFA +.
JAPÃO X AUSTRIA
Com um futebol vistoso e veloz, a seleção japonesa fechou a primeira fase com mais uma boa vitória, ao derrotar por 2×0 a seleção da Áustria.
Dominante desde o início, as “nadeshiko” colocaram a goleira austríaca, Mariella El Sherif, para trabalhar, o que a obrigou fazer grandes defesas.
Aos 38 minutos da primeira etapa, após “bate e rebate” dentro da área, a bola sobrou para Maya Hijikata, que empurrou para o gol, após mais um “milagre” da goleira El Sherif, 1×0.
Aos 30 do segundo tempo, Hijikata recebeu em profundidade de Amano, entrou em velocidade na área e tirou com categoria do alcance da goleira, que nada pôde fazer para evitar o segundo gol.
Na próxima rodada, o Japão vai pôr a prova o bom momento diante da seleção da Nigéria, em 12 de setembro, às 22 horas, com transmissão ao vivo do FIFA +
Quem também fez uma campanha perfeita na primeira fase, foi o Brasil, que venceu por 2×0 uma boa seleção do Canadá.
Nas oitavas, a equipe “canarinho” terá pela frente a seleção de Camarões, no dia 11 de setembro, às 18:30, com transmissão do SPORTV2, da CAZÉ TV e do FIFA +.
E aí? Quem vai conseguir se manter na briga pelo título?
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram,Threads, Runbler, Bluesky, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fontes: (1) |Fotos: Divulgação / Instagram @fifawomensworldcup
Veja mais: