A Coreia do Norte tentou lançar um míssil balístico em direção ao mar na costa leste da Península Coreana nesta quarta-feira, 26 (horário local), mas o teste falhou, de acordo com o exército sul-coreano. O lançamento ocorreu pouco depois de Pyongyang criticar a presença de um porta-aviões dos EUA na região, que participa de exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul e o Japão.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul relatou que o míssil partiu de uma área próxima a Pyongyang. A guarda costeira do Japão informou que um projétil, supostamente um míssil balístico norte-coreano, caiu no mar logo após o lançamento. O Ministério da Defesa do Japão divulgou que o míssil atingiu uma altitude de aproximadamente 100 km e percorreu mais de 200 km. Fontes militares anônimas citadas pela Agência de Notícias Yonhap sugeriram que o teste poderia ser de um míssil hipersônico.
O teste de míssil coincidiu com o 74º aniversário do início da Guerra da Coreia. A mídia estatal norte-coreana, KCNA, relatou um grande comício em Pyongyang para comemorar a data, designando-a como um dia de “luta contra o imperialismo dos EUA” e reafirmando os Estados Unidos como o principal inimigo do país.
Nos últimos dias, a Coreia do Norte intensificou suas ações provocativas, incluindo o envio de centenas de balões carregados com lixo para o Sul e a mobilização de um grande contingente de soldados para construir novas fortificações ao longo da fortemente armada fronteira entre as duas Coreias. Essas atividades geraram respostas de advertência dos soldados sul-coreanos.
Fonte: (1) | Foto: Divulgação